Alunos da Educação Infantil desenvolvem a imaginação e criatividade com peças de LEGO

A interação com o campo da criatividade começa desde cedo nas unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa. A Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), por meio da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTic) e do Departamento de Educação Infantil (DEI), está realizando, durante a Colônia de Férias, nos 98 Ninhos do Saber, a ‘FIRST®️ LEGO®️ League Discover’ (FLL Discover).

O FLL Discover é a etapa inicial da ‘FIRST®️ LEGO®️ League (FLL)’, um programa global que introduz crianças de 4 a 6 anos no campo da ciência e tecnologia, à resolução de problemas e ao trabalho em equipe por meio de atividades lúdicas´, que nesta temporada tem como tema o MasterPiece.

De acordo com o tema da temporada, os alunos são desafiados a utilizar a a criatividade e a reconhecerem o valor cultural e emocional das produções artísticas.

“Nesta fase, as crianças exploram desafios do mundo real enquanto desenvolvem a criatividade, habilidades motoras e noções básicas de engenharia e design. Trabalhando em equipes, constroem soluções baseadas no tema da temporada, aprendendo a importância da colaboração, do respeito e da cooperação”, explicou a assessora pedagógica da Divisão de Robótica da Secretaria de Educação, Raquel Dantas.

A ação faz parte da programação da Colônia de Férias das unidades de Educação Infantil da rede realizada durante todo o mês de janeiro. E as famílias também participam deste momento junto com os filhos nas atividades.

Mércia Pereira Soares, mãe de Theo Lucas Pereira Silva, ficou admirada com a criatividade das crianças no Ninho do Saber Vicente Chaves Araújo, no bairro dos Ipês.

“Eu fiquei impressionada porque eles tiveram muita criatividade para fazer muitas coisas com os Legos. Eu acho que quanto mais a Prefeitura de João Pessoa investir na imaginação da criança, é muito bom e gratificante. Eu fiquei muito grata mesmo, tanto é que eu não sei nem o que explicar. Meus parabéns para todos da Educação pelo bom trabalho que estão fazendo com essas crianças”, disse com alegria Mércia Pereira.

Ieda Mikaele Jacinto Fernandes, mãe de Ágatha Fernandes de Oliveira, também aprovou a iniciativa. “É muito importante para o desenvolvimento da criança porque ela usou bastante a imaginação. Eu fiquei ali perdida, eu não sabia para onde ir. Eu achei muito interessante essa iniciativa. Me senti uma criança brincando”, parabenizou a mãe.

Ao final da jornada, as crianças participam de um ‘Festival de Celebração’ que é realizado em cada unidade escolar, onde compartilham suas criações e descobertas em um ambiente festivo, sem caráter competitivo.

A FLL Discover é uma porta de entrada inspiradora para a ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática (STEAM), estimulando o aprendizado desde a primeira infância.