Reunião trata sobre retirada de fiação em desuso na cidade

Rosi Masiero


Secretaria de Manutenção da Cidade

A Prefeitura de São José dos Campos e a EDP se reuniram, pela primeira vez neste ano, com empresas de Telecom que atuam na cidade, para reforçar a importância de retirada de cabos inutilizados e fora do alinhamento. As ações visam garantir a segurança da população e manter a estética da cidade.

Durante a reunião na tarde desta sexta-feira (31), a EDP apresentou uma plataforma que será lançada em fevereiro, onde as empresas poderão conhecer a rota de postes nas ruas e verificar os locais que ainda poderão ser instaladas novas fiações.

“O projeto será um ordenamento necessário, que atenderá mais rapidamente as empresas que atuam de forma regulares”, contou a gestora operacional da EDP, Ana Paula Ferreira.

Participaram do evento 18 empresas de Telecom, tirando dúvidas e dando sugestões. Para o coordenador técnico de uma empresa de telefonia Rodrigo Sales, a reunião foi importante, pois proporciona a integração entre todos envolvidos nessa área, em “prol da população, já que a nova plataforma vai agilizar o tempo de serviço”.

Só em janeiro deste ano, a EDP retirou cerca de 1.250 quilos de fiação em desuso na cidade. Estima-se que esteja inativa aproximadamente 40% dos cabos aéreos. Isso causa poluição visual, gerando um emaranhado de cabos em postes, e pode provocar a queda dos fios.

Fiação
Em casos de fiação caída o munícipe não deve tocar e nem tentar tirar com objetos. A população deve avisar a Prefeitura pela central 156 ou avisar diretamente a EDP pelo 0800.721.0123


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Manutenção da Cidade

Setur coordena Operação Verão e intensifica fiscalização no combate ao transporte turístico irregular

A Secretaria de Turismo de João Pessoa (Setur) realizou, nesta sexta-feira (31), mais uma etapa da Operação Verão 2024/25, que visa garantir a regularidade dos serviços de transporte turístico na Capital paraibana. A ação de fiscalização ocorreu no posto da 1ª Companhia de Polícia Rodoviária, na PB-008, e contou com apoio do Batalhão de Trânsito da Policia Militar (BPTran) e do Batalhão Especializado em Policiamento Turístico (BEPtur), Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) e Guarda Civil Metropolitana.

Durante as blitzen, foram realizadas 79 abordagens, com 38 testes de alcoolemia, resultando em um teste positivo em um guia de turismo que conduzia um buggy. Além disso, foram identificadas seis infrações de trânsito.

Segundo o secretário de Turismo da Capital, Vitor Hugo, a fiscalização busca garantir que todos os transportes turísticos – vans, ônibus e buggies – tenham a presença de um guia cadastrado e homologado. “Temos visto muita gente cumprir a regra, mas a determinação aqui é que todos cumpram. E quem sai fortalecido com esse trabalho é o turista”, destacou.

Centro – No Centro da cidade, a fiscalização focou no uso correto das vagas destinadas a veículos de turismo e na regularização dos guias de turismo. Foram seis abordagens a profissionais, todos devidamente cadastrados como Guia Regional Paraíba. Durante a ação, um veículo foi autuado por estacionamento irregular em vaga de embarque e desembarque de turistas.

Operação Verão – Coordenada pela Secretaria de Turismo, a operação segue até março e tem como principal objetivo proteger o turista e valorizar a atividade de guias e transportes turísticos regulamentados. As ações seguem as normas do Decreto nº 6.795/10, que regula os serviços de transporte turístico na Capital, e da Lei Municipal nº 8.688, que define a atuação dos guias de turismo.

Outro foco da operação é combater a clandestinidade, especialmente a atuação de motoristas de aplicativos que oferecem serviços turísticos sem regulamentação, cobrando preços abusivos e colocando a segurança dos visitantes em risco. “Aos turistas que visitam nossa cidade, recomendamos que sempre busquem informações sobre os profissionais e as empresas que contratam. Sob nenhuma circunstância aceitem abordagens. O transporte irregular de turistas é perigoso”, alertou Vitor Hugo.

Números da Operação Verão até o momento:

• Ações de fiscalização: 12 (estão previstas mais 8 até março);

• Número de abordagens: 673;

• Autos de infração registrados: 40;

•Principais irregularidades: descumprimento do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e transporte turístico sem guia autorizado.

Prefeitura de Nova Iguaçu e Light estão em tratativas para construção de piscinões para conter enchentes

Prefeitura de Nova Iguaçu e Light estão em tratativas para construção de piscinões para conter enchentes




Nova Iguaçu deu mais um passo na busca por medidas que possam amenizar os danos causados por consequência de chuvas fortes, como as que atingiram a cidade na última quarta-feira (29). Na manhã desta sexta (31), o prefeito Dudu Reina recebeu o secretário estadual de Planejamento e Gestão, Adilson Faria, e representantes da Light para debater a construção de caixas de retardo, conhecidos como piscinões, capazes de reter grande volume de água.

O encontro aconteceu no local onde a Prefeitura deseja construir o reservatório, um terreno de propriedade da Light, localizado na Rua Coronel Bernardino de Melo, ao lado do Viaduto Dom Adriano Hipólito, conhecido como viaduto do antigo Extra, no bairro da Luz. Também estiveram presentes a assessora de Projetos Especiais, Cleide Moreira, e os secretários municipais de Infraestrutura, Paulo César de Souza, e de Agricultura e Meio Ambiente, Edgar Martins.

“Precisamos que a Light autorize a construção dos piscinões. Por isso, fizemos uma reunião com o corpo técnico da concessionária para dar continuidade ao estudo de viabilidade feito pela PUC-RJ. Estas caixas de retardo serão fundamentais para que possamos amenizar os problemas causados pela chuva enquanto seguimos cobrando dos governos Estadual e Federal a execução do Projeto Iguaçu”, disse Dudu Reina.

A Prefeitura de Nova Iguaçu trabalha há três anos no plano de construção dos piscinões, mas não pode avançar no projeto enquanto não tiver autorização da Light, dona do terreno. Durante o encontro, o município apresentou uma proposta ao corpo técnico da concessionária com o objetivo das duas partes alinharem as ideias e chegarem a um denominador comum.

“Nosso projeto prevê a construção de seis caixas de retardo, todas ao longo da Via Light, sendo a primeira delas aqui ao lado do viaduto Dom Adriano Hipólito. São áreas que vão receber uma grande quantidade de água, reduzindo o volume que chega ao Rio Botas. Com os piscinões, elas ficariam retidas para que pudessem escoar pelo rio de forma gradativa, diminuindo sua elevação e, consequentemente, a possibilidade de transbordamento”, explica a assessora de Projetos Especiais, Cleide Moreira.

Eficiência da canalização do Botas depende do Projeto Iguaçu

Enquanto aguarda autorização da Light e também a execução do Projeto Iguaçu, a Prefeitura vem buscando soluções capazes de amenizar o problema das enchentes. Uma delas foi a obra de canalização do Rio Botas, incluindo o alargamento da calha de sete para 14 metros em um trecho de 1,2 km entre Ouro Preto e Comendador Soares, aumentando a profundidade de 1,5m para 3m.

Para que o serviço fosse executado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, a prefeitura demoliu quase 400 construções irregulares às margens do rio, entregou moradias novas a 335 famílias e ressarciu outras 61. Além disso, a limpeza dos rios, canais e desobstrução de bueiros é feita regularmente. 

No entanto, para que a canalização do Botas tenha a eficiência desejada, é fundamental que saia do papel o Projeto Iguaçu, orçado inicialmente em R$ 1 bilhão e que necessita do apoio do Estado e da União para sua execução. O projeto consiste na construção de barragens e criação de reservatórios, entre outras medidas que poderão evitar o transbordamento do rio. A obra deve ser executada desde o deságue na baía de Guanabara, em Duque de Caxias, passando por Belford Roxo até chegar a Nova Iguaçu. Desta forma, três milhões de pessoas em seis municípios da Baixada seriam beneficiadas.

Bonito recebe 50 mil mudas de árvores nativas para projeto de reflorestamento – Prefeitura Municipal de Bonito

Prefeito de Bonito agradeceu os integrantes da Itaipu Binacional na Posse da Assomasul.

O município de Bonito foi contemplado com a doação de 50 mil mudas de árvores nativas, cedidas pela Itaipu Binacional. A ação faz parte de um esforço conjunto para fortalecer as iniciativas de reflorestamento e preservação ambiental na região.

A doação foi viabilizada por meio da articulação do deputado federal Dagoberto Nogueira e do prefeito Josmail Rodrigues. A Prefeitura de Bonito, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, agradece ao diretor-geral da Itaipu Binacional, Enio Verri, e ao diretor de Operação, Carlos Carboni, por atenderem a solicitação e contribuírem com o desenvolvimento sustentável do município.

As mudas nativas deverão ser retiradas no início do mês de fevereiro, dando início à implementação do projeto de reflorestamento que beneficiará diversas áreas do município, reforçando o compromisso de Bonito com a preservação ambiental e a sustentabilidade.

Prefeitura convoca monitores classificados para atribuição de funções no Qualifica Guará – Prefeitura Estância Turística Guaratinguetá

A Prefeitura de Guaratinguetá, por meio da Secretaria de Assistência Social, convoca os monitores classificados no Processo Seletivo Nº 01/24 – SMAS para a atribuição das monitorias do Qualifica Guará. A sessão de atribuição acontecerá no dia 06 de fevereiro de 2025 (quinta-feira), às 14h30, na E.M.E.F. “Profª Luzia de Castro Mittidieri” / Escola Pirâmide, localizada na Rua Santa Clara, 301, no bairro Campinho.

 

Ao todo, serão atribuídas monitorias em 15 áreas:

 

➡️ Monitoria em Administração

➡️ Monitoria em Atendimento ao Cliente e Operações de Caixa

➡️ Monitoria em Contabilidade

➡️ Monitoria em Eletricidade

➡️ Monitoria em Estética & Beleza

➡️ Monitoria em Garçom

➡️ Monitoria em Informática com ênfase em manutenção de computadores

➡️ Monitoria em Inglês

➡️ Monitoria em Inspeção da Qualidade

➡️ Monitoria em Libras

➡️ Monitoria em Logística e Almoxarifado

➡️ Monitoria em Marketing, Vendas e Vitrinismo para Vestuário

➡️ Monitoria em Planejamento e Controle da Produção (PCP)

➡️ Monitoria em Recursos Humanos e Departamento Pessoal

➡️ Monitoria em Saúde

 

📍 Endereço: Rua Santa Clara, 301 – Campinho, Guaratinguetá/SP

🕒 Horário: 14h30

Secretaria de Saúde terá postos médicos no circuito de blocos do Carnaval – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

São quatro postos médicos que darão suporte a um total de 44 blocos, incluindo os oito megablocos – Edu Kapps/SMS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) preparou um esquema especial de atendimento pré-hospitalar nas áreas de maior concentração de público durante a programação do Carnaval de rua na cidade, nos bairros do Centro, Copacabana e Ipanema. São quatro postos médicos que darão suporte a um total de 44 blocos, incluindo os oito megablocos do Centro e Zona Sul. Os postos do Centro começam a funcionar já neste fim de semana para os desfiles dos megablocos Carrossel de Emoções e Chá da Alice.

Os postos atenderão o público nos blocos de maior impacto no calendário de Carnaval de rua na cidade. A estrutura da SMS conta, ao todo, com 19 leitos, sendo um de suporte avançado em cada posto; além de 24 poltronas de hidratação e 157 ambulâncias avançadas para transferência dos casos mais graves para UPAs ou hospitais da rede. As remoções serão coordenadas pela Central Municipal de Regulação. No total serão 580 plantões médicos-profissionais de saúde.

No Centro serão dois postos – na Praça Ana Amélia e no Largo da Carioca – funcionando nos dias 1º,  2 ,  9,  15,  22  e  23 de fevereiro e 1º,  2,  3,  4  e  8 de março. Em Ipanema, o posto médico ficará na Praça Nossa Senhora da Paz e funcionará nos dias 16, 22, 26 e 28 de fevereiro e 1º, 2, 3 e 4 de março. Já em Copacabana, estará na Praça do Lido com operação nos dias 23 de fevereiro e nos dias 1º, 2, 3, 4 e 8 de março.

Categoria:

  • 31 de janeiro de 2025
  • Marcações: atendimento blocos Carnaval de rua megablocos postos médicos saúde

    Edital com distribuição de vagas ampliadas em concurso para professores já está disponível

    O Governo de Mato Grosso do Sul, por intermédio da SED (Secretaria de Estado de Educação), divulgou a distribuição das 142 vagas ampliadas no Concurso Público de Provas e Títulos – SAD/SED/2022, destinado à seleção de candidatos para o cargo de professor na Carreira Profissional da Educação Básica. A publicação foi feita no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira, 31 de janeiro de 2025, páginas 108 e 109.

    No dia 28 de janeiro, o Governo do Estado divulgou a ampliação de 142 vagas no concurso que na publicação contava com 722 vagas. Uma primeira ampliação já havia sido realizada anteriormente, quando mais 202 candidatos aprovados foram chamados. Ao todo, 1.936 professores foram aprovados e classificados no concurso.

    Vale lembrar que, a validade do concurso realizado em 2022, que originalmente se encerraria em 30 de junho de 2024, foi prorrogada até 30 de junho de 2026. Essa prorrogação garante mais tempo para que os candidatos possam ser convocados e efetivamente integrados ao quadro das escolas da REE (Rede Estadual de Ensino).

    Os candidatos devem ficar atentos às próximas publicações e atualizações sobre o concurso, que serão divulgadas no Diário Oficial do Estado e também no site da SED. Essa medida visa garantir transparência e clareza aos candidatos interessados em ingressar na carreira docente.

    Jackeline Oliveira, Comunicação SED
    Foto: Bruno Rezende/Secom

    Sine Municipal de Sorocaba oferece 143 vagas de emprego na segunda-feira (3) – Agência de Notícias



    31 de janeiro de 2025

    15:22

    Por: Luís Gustavo Adabro

    O Sine Municipal de Sorocaba, antigo Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Sorocaba, ligado à Secretaria de Relações do Trabalho e Qualificação Profissional (Sert), da Prefeitura de Sorocaba, oferecerá, na segunda-feira (3), 143 vagas de trabalho na cidade.

    Os munícipes podem se candidatar comparecendo ao Sine Municipal de Sorocaba no Centro e a sua unidade móvel, sem a necessidade de agendamento prévio, ou ainda na Casa do Cidadão mais próxima de sua residência.

    Para tanto, é necessário que os interessados estejam munidos de carteira de trabalho, CPF e RG. No Sine, o munícipe também tem a oportunidade de enviar currículo pelos computadores disponíveis para uso da população.

    O Poder Público Municipal também disponibiliza os serviços do Sine para todo cidadão que deseja realizar a consulta sobre vagas de emprego. Ela pode ser feita pelo site: empregabrasil.mte.gov.br e pelo aplicativo para celular Sinefacil. O Sine Municipal de Sorocaba está localizado na Rua Cel. Cavalheiros, 353, no Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, assim como as Casas do Cidadão. O munícipe que desejar, ainda pode contatar o Sine Municipal Sorocaba pelo WhatsApp: (15) 99149-2474.

    Segue, em anexo, todas as vagas de empregos disponíveis no Sine Municipal na segunda-feira (3).

    VAGAS 03-02

    Chapecó: Casan inicia vistorias de esgoto no Bairro Santa Maria

    Fotos: Trato pelo São José /Casan

    A Companhia Catarinense de Água e Esgoto (Casan) está iniciando uma nova etapa de vistorias na rede de coleta de esgoto do Bairro Santa Maria, em Chapecó. O trabalho será executado por equipes do Trato pelo São José, programa ambiental da Companhia direcionado a vistorias, orientação técnica e educação ambiental para uso adequado do sistema de esgotamento sanitário.

    O Bairro Santa Maria é o nono de Chapecó a ser atendido pelo Trato pelo São José. As equipes  já atuaram nos bairros Engenho Braun, Jardins, Bela Vista, São Cristóvão, Cristo Rei, Alvorada, Parque das Palmeiras e Jardim América.

    De acordo com Josieli Mendes, engenheira ambiental e sanitarista responsável pelo projeto no município, as ações têm trazido resultados positivos. “Cada vez mais moradores estão fazendo as ligações corretas à rede coletora de esgoto e compreendendo a importância desse cuidado. Isso reflete não apenas na qualidade de vida da população, mas também na preservação ambiental e no desenvolvimento sustentável da cidade.”

    O programa Trato pelo São José começou em Chapecó em agosto de 2022 e, desde então, já realizou mais de 12 mil vistorias em imóveis da cidade, consolidando-se como uma importante iniciativa para a melhoria do saneamento básico na região.

    Saiba mais

    – Bairros que estão recebendo visitas: Alvorada, Cristo Rei, Bela Vista, Engenho Braun, Jardins, São Cristóvão, Jardim América e Parque das Palmeiras.

    – Inspeções realizadas desde início do programa: 12581

    – ⁠Imóveis vistoriados: 7053

    – Imóveis que já estavam regulares desde a primeira inspeção: 1227

    – Imóveis regularizados após orientação do programa: 3244

    – Imóveis ainda irregulares: 2582

    São José oferece serviço de coleta de eletroeletrônicos

    Rosi Masiero


    Secretaria de Manutenção da Cidade

    Sabe aquele monitor de computador que não liga mais? E a máquina de lavar que não tem conserto? O morador de São José dos Campos tem opções para fazer o descarte responsável gratuitamente. Um delas é a coleta especial que a Prefeitura oferece somente para os resíduos eletroeletrônicos.

    A coleta é feita gratuitamente, porém somente para pequenas quantidades. Para fazer a solicitação, o munícipe precisa agendar a retirada, que é realizada no domicílio de segunda a sexta-feira, entre7h e 16h, exceto nos feriados).

    O objetivo é  facilitar a vida do joseense e garantir o descarte ambientalmente correto, já que equipamentos velhos podem conter substâncias tóxicas, que precisam de tratamento especial.

    Aprovação popular

    A servidora pública Rosimar Gomes queria descartar uma geladeira e uma máquina de lavar. Ela solicitou o serviço, que foi agendado, e uma equipe da Urbam (Urbanizadora Municipal) foi até sua residência retirar os eletroeletrônicos.

    “Fiquei muito feliz. O atendimento foi rápido e a retirada foi realizada com muito zelo”.

    Serviço

    O que é coletado nos domicílios: Computadores, teclados, impressoras, aparelhos eletrônicos em geral, fogões, monitores, mouses, televisores, geladeiras e máquinas de lavar

    Como agendar: Pela Central 156 (telefone, site e aplicativo),  de segunda-feira a sábado, das 6h às 22h e, aos domingos, das 8h às 20h. O pedido também pode ser feito telefone 3944-1000, de segunda a sexta-feira, das(8h às 12h e das 13H às 17h

    PEVs: A Prefeitura ainda oferece, gratuitamente, 16 PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) em todas as regiões da cidade para a população descartar seus resíduos de forma responsável. É aceito até um metro cúbico. É só levar o material e deixar nas caçambas

    • Os PEVs ficam abertos de segunda a sábado, das 8h às 17h e, aos domingos e feriados, das 8h às 12 h.

    Confira no site da Prefeitura os materiais que devem ser descartados e os endereços.


    MAIS NOTÍCIAS

    Secretaria de Manutenção da Cidade