ENTRETENIMENTO

Confira detalhes de trânsito, estacionamentos, segurança e transporte público da 44ª Festa Julina Beneficente de Sorocaba

Por MRNews

Fotos: Secom

 

A 44ª Festa Julina Beneficente de Sorocaba – Arraiá da Família começa nesta terça-feira (8), no Paço Municipal, e prossegue até o dia 3 de agosto, com um esquema sistema especial para estacionamento de veículos, trânsito, segurança e transporte público. O objetivo é melhor atender o público que prestigiar o evento, realizado pela Associação das Entidades Participantes da Festa Julina Beneficente de Sorocaba (Afejubes), com o apoio da Prefeitura de Sorocaba.

 

Deputado nega envolvimento com suposto desvio de recursos de município

Governo quer CNU como política permanente e provas a cada dois anos

Trânsito e estacionamentos

A Secretaria de Mobilidade (Semob) informa que não haverá interrupção de tráfego na Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes. “Mas para dar o suporte necessário aos motoristas e pedestres que irão se deslocar até o Paço Municipal, além de assegurar fluidez ao tráfego, agentes vão atuar nas proximidades operando o trânsito e em postos fixos estratégicos, para orientar o público e priorizar a agilidade viária”, aponta o secretário da Semob, Carlos Eduardo Paschoini.

A Afejubes será responsável pelo estacionamento oficial da Festa Julina Beneficente de Sorocaba, que terá o valor de R$ 20 (valor fixo), o mesmo cobrado nas últimas edições do evento. Serão sete bolsões: três pontos no canteiro central da Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, junto à rotatória com a Av. Três de Março; área de estacionamento do Barracão Solidário do Fundo Social de Solidariedade (Avenida Rudolf Dafferner, 65 – Alto da Boa Vista); estacionamento e arredores da Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”; área ao lado da Droga Raia, na altura do nº 2.611 da Av. Eng. Carlos Reinaldo Mendes, e outra nessa mesma via, vizinha ao Colégio Politécnico/Jornal Cruzeiro do Sul.

O estacionamento em frente ao Paço Municipal permanecerá temporariamente fechado até o dia 10 de agosto. Por isso, o munícipe que precisar acessar o prédio da Prefeitura, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pode utilizar o estacionamento aos fundos (atrás do prédio do Paço), ou mesmo aquele junto à Biblioteca Municipal.

CNU 2: ministra diz manter diálogo e presta esclarecimentos ao MPF

Cessar-fogo em Gaza pode ser alcançado, mas deve levar tempo

A Afejubes e a Semob cogitam a possibilidade, em caso de grande demanda nos dias dos principais shows, interditar o tráfego nas avenidas Raquel Jacob e José Humberto Urban, somente durante o evento, para servir como locais extras de estacionamento de veículo. Neste caso, os arredores também estarão devidamente sinalizados.

 

Segurança

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba estará presente de forma reforçada na tradicional Festa Julina da cidade, garantindo a segurança e a tranquilidade de todos os participantes. Em 2025, as ações desse tipo serão intensificadas com um planejamento estratégico que visa proteger as famílias e visitantes que prestigiam esse evento cultural. “Tanto é que a GCM atuará com um efetivo três vezes maior do que o empregado em edições anteriores”, destaca o secretário de Segurança Urbana (Sesu), João Alberto Corrêa Maia.

Os novos guardas civis municipais, que estão em fase final do curso de formação em Sorocaba, também participarão das atividades, por meio de estágio supervisionado, contribuindo com a operação e colocando em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, sob a orientação de agentes experientes.

A Corporação vai empregar dez viaturas durante o evento, com equipes posicionadas dentro do recinto da festa e outras fazendo o patrulhamento preventivo nas imediações, abrangendo também o complexo de próprios públicos municipais próximos, como a Biblioteca Municipal, o Teatro Municipal, a Câmara Municipal, entre outros. No perímetro externo ainda haverá equipes da Polícia Militar em rondas periódicas.

O evento contará com monitoramento por câmeras e drones, proporcionando uma visão aérea estratégica e acompanhamento em tempo real de toda a movimentação no local. Além disso, será utilizada tecnologia de reconhecimento facial na entrada do evento, ampliando a capacidade de identificação e prevenção de situações de risco, com foco especial na proteção de crianças, pessoas desaparecidas ou procuradas pela Justiça.

“A presença ostensiva e preventiva da Guarda visa coibir ações delituosas, proporcionar um ambiente seguro e acolhedor, e assegurar o sucesso de mais uma edição desta festa tradicional e cultural de Sorocaba”, complementa o comandante-geral da GCM, Davi Dutra.

 

Transporte público

A Urbes – Trânsito e Transportes destaca que os ônibus do transporte coletivo vão circular normalmente pela Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, sem previsão de desvio nas linhas, durante a Festa Julina Beneficente de Sorocaba. “Aos domingos e feriados, a tarifa permanece gratuitamente para todos aqueles que possuem o cartão Social, como parte do programa Vou de Busão”, lembra o diretor-presidente da Urbes, Adriano Brasil.

Para as pessoas que forem prestigiar o evento utilizando o transporte coletivo, a Urbes criou uma linha especial, partindo do Terminal Santo Antônio, Plataforma P5, ponto Q. O itinerário será direto para o evento, com parada no ponto de ônibus em frente ao Paço Municipal. A linha terá em seu letreiro o nome Festa Julina Sorocaba e irá operar todos os dias da festa.

Após o encerramento dos shows a cada dia de festa, haverá reforço de ônibus extras para atender ao público no retorno para casa. Além da linha especial, os usuários também poderão utilizar as linhas 14 – Santa Rosália, T31 – Cajuru/Éden, 303 – Interbairros 3 e 307 – Interbairros 7.

Como o estacionamento em frente ao prédio da Prefeitura permanecerá fechado até 10 de agosto, as linhas com ponto final no Paço Municipal têm embarques e desembarques no abrigo Bairro/Centro, que fica na Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes. A linha 64/1 – Paço Municipal via Av. Washington Luiz, no período da tarde, funcionam a partir do Centro de Referência em Educação (CRE), seguindo para a Av. Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes. Por sua vez, a linha 14 – Santa Rosália tem ponto final provisório na Av. Rudolf Daffner, 280, em frente à antiga empresa Arthur Klink.

 

Contatos

Para garantir suporte adicional à população, o telefone 118 está disponível a fim de atender às demandas relacionadas a trânsito e transportes. Outros canais de contato com a Urbes, para informações em geral, solicitação de serviços ou denúncias, são: (15) 3519-3101/3100 e o WhatsApp: (15) 99760-9621. Por sua vez, Quanto à segurança pública, a GCM atende pelo fone 153 e a Polícia Militar pelo 190.

Mais informações sobre a 44ª Festa Julina Beneficente de Sorocaba – Arraiá da Família podem ser obtidas pelo site http://julinadesorocaba.com.br/  ou pela rede social oficial: @festajulinasorocaba.