ENTRETENIMENTO

Oficina sobre o Contrata+Brasil aproxima governo federal de gestores locais no Transformar Juntos 2025 — Contrata mais Brasil

Por MRNews

O coordenador-geral de Gestão Estratégica do MGI, Marcelo Pontes, detalhou o processo de adesão à plataforma Contrata+Brasil aos gestores presentes no evento

Nesta quarta e quinta-feira (23 e 24/7), o evento Transformar Juntos 2025, realizado em Brasília (DF), recebeu equipes da Secretaria de Gestão e Inovação do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (Seges/MGI) para conversar com gestores públicos e representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) das diversas regiões do País.

Na quarta-feira (23/7), o diretor de Normas e Sistemas de Logística (Delog/Seges), Everton Santos, apresentou o Contrata+Brasil. Ele destacou as vantagens do uso da plataforma por entes estaduais e municipais para a distribuição de renda e o desenvolvimento econômico e social locais, bem como a facilidade para realizar contratações públicas por meio dela.

Outro assunto abordado foi a segurança jurídica — uma questão levantada por gestores para garantir que as contratações feitas pelo Contrata+Brasil são válidas, embora simplificadas em comparação com uma licitação pública.

Nº 01/25 – Acesso ao Portal de Serviços da Central de Atendimento passa a ser realizado com a conta gov.br — Contrata mais Brasil

Rio Grande do Norte adere ao Contrata+Brasil e abre oportunidades para microempreendedores — Contrata mais Brasil

Santos também destacou a relevância da presença do Contrata+Brasil na programação do evento. “O Transformar Juntos é um espaço estratégico para aproximarmos o governo federal dos gestores locais. Levar o Contrata+Brasil para esse encontro significa ampliar o alcance da plataforma, ouvir as demandas de quem está na ponta e apoiar a transformação digital das contratações públicas nos municípios”.

Aprendendo na prática

Nesta quinta-feira (24/7), o MGI, em parceria com o Sebrae Nacional, realizou uma oficina com o objetivo de superar as principais barreiras à adesão de órgãos públicos à plataforma. O momento foi marcado pela interação com o público e focado em esclarecer e destravar os principais entraves na adesão ao Contrata+Brasil. Além disso, foi feito, ao vivo, o cadastro de responsáveis por contratações públicas do Município de Jordão, no Acre, uma das localidades de mais difícil acesso no estado.

Ao longo da oficina, os participantes foram convidados a compartilhar dúvidas e dificuldades reais relacionadas ao uso do sistema — como o cadastro no Sistema de Administração de Serviços Gerais (Siasg), a atribuição de perfis e a adesão à plataforma.

Agricultores familiares contribuem para nova fase do Contrata+Brasil durante oficina realizada em Belém (PA) — Contrata mais Brasil

1. Quero aderir ao Contrata+Brasil, como faço?

O coordenador-geral de Gestão Estratégica da Delog/Seges/MGI, Marcelo Pontes, destacou a proposta de detalhar o processo de adesão à plataforma, tanto para órgãos públicos quanto para microempreendedores individuais (MEIs). “Mostramos os detalhes da adesão ao Contrata+Brasil. Apresentamos telas, conduzimos a navegação junto com os participantes e tiramos dúvidas ao vivo. Esperamos que os gestores regionais do Sebrae também presentes se tornem multiplicadores quando retornarem às suas localidades”, disse. Pontes ressaltou ainda que a escuta ativa durante a oficina permitiu identificar oportunidades de aprimoramento da plataforma com base nos relatos e sugestões dos participantes.

Maurício Zanin, representante do Sebrae Nacional que conduziu a oficina, ressaltou a metodologia prática adotada. “Trabalhamos diretamente com os gestores presentes, mostrando passo a passo como fazer cada etapa do processo, desde o acesso ao sistema até a resolução de erros comuns. A ideia foi quebrar a barreira inicial de entrada com uma linguagem simples, próxima, resolvendo na hora as questões trazidas pela plateia”.

Acesse e conheça a plataforma Contrata+Brasil.