Foto: Josiane Ribeiro / SES
Com o objetivo de fortalecer as redes de apoio e promover a amamentação, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou nesta terça-feira, 5, a I Jornada de Aleitamento Materno de Santa Catarina. O evento aconteceu no auditório do Ministério Público, em Florianópolis, e foi organizado pela Diretoria de Atenção Primária à Saúde (DAPS).
“O evento é uma oportunidade muito produtiva para trocarmos experiências e avançarmos nas áreas de promoção da saúde e atenção básica, sempre com foco na melhoria da saúde do nosso Estado, especialmente no incentivo ao aleitamento materno”, destaca o superintendente de Atenção à Saúde, Willian Westphal.
A jornada teve como propósito estimular a reflexão, fomentar a troca de experiências e fortalecer as ações de incentivo à amamentação na Rede de Atenção à Saúde. A programação incluiu palestras, painéis e debates sobre temas como políticas públicas, experiências bem-sucedidas, o impacto das salas de apoio no Sistema Único de Saúde (SUS) e a importância da alimentação saudável na infância.
“Quando incentivada, a amamentação pode diminuir os óbitos infantis em hospitais. Além disso, o leite materno desempenha papel essencial na prevenção e no cuidado às crianças hospitalizadas. Outro ponto importante é a criação de salas de amamentação em empresas, instituições de ensino e unidades de assistência, proporcionando ambientes adequados para facilitar esse ato. Assim, aumentaremos os índices de amamentação no estado”, explicou a diretora da Atenção Primária à Saúde, Angela Blatt.
Apoio à amamentação em Santa Catarina
Santa Catarina possui uma sólida rede de apoio materno infantil. A Secretaria de Saúde mantém uma rede de Bancos de Leite Humano e Postos de Coleta distribuídos por todo o estado. Além disso, 18 unidades hospitalares, de 17 regiões de saúde que atendem pelo SUS, são certificadas como Hospital Amigo da Criança (IHAC).
Mais informações:
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail: [email protected]
Nos siga no instagram @saude.sc