NOTÍCIAS

João Bosco faz show gratuito na abertura da nova Areninha Cultural que leva seu nome, em Vista Alegre – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – prefeitura.rio

João Bosco se apresenta na Areninha Cultural que leva seu nome, em Vista Alegre – Marcelo Piu / Prefeitura do Rio

Moderna e mais acessível, a nova Areninha Cultural João Bosco, em Vista Alegre, na Zona Norte, foi entregue à população nesta segunda-feira (25/09). Essa é a segunda lona cultural carioca transformada em areninha pela Secretaria Municipal de Cultura do Rio. A primeira foi a de Santa Cruz, na Zona Oeste, batizada de Sandra Sá. Para marcar a inauguração, nada melhor do que a presença do cantor e compositor João Bosco, que se apresentou gratuitamente no palco que leva seu nome e por onde já passaram artistas consagrados do teatro e da música.

– Não é todo dia que a gente inaugura ou reinaugura um equipamento como esse, que pertence a cada um de vocês. Nós precisamos nos apropriar desses espaços, trazer mais pessoas para cá, fazer com que cada um se sinta à vontade. Quando a gente está doente vai à clínica da família, não é isso? A areninha serve para a gente curar a alma, a gente tem que procurar a areninha para deixar a alma mais tranquila, mais feliz – disse o secretário municipal de Cultura, Marcelo Calero.

O show teve início pouco depois das 20h e, no repertório, clássicos da música brasileira como “Papel machê”, “Quando o amor acontece”, “O Bêbado e a Equilibrista” e “Corsário”, estas duas últimas parcerias do compositor mineiro com Aldir Blanc.

– É um privilégio e uma honra poder me apresentar aqui, para esse público – disse João Bosco à plateia, após identificar alguns fãs de longa data na arquibancada lotada. Com mais de 50 anos de carreira, o cantor é um dos maiores autores da música brasileira, veterano em colocar a plateia para cantar e celebrar junto.

Subprefeito da Zona Norte, Diego Vaz acompanhou a inauguração da Areninha e reforçou que o público da região precisa valorizar o equipamento:

– A gente tem que sentir esse orgulho suburbano. A gente não precisa ir ao teatro no Centro da cidade ou assistir a um grande show na Zona Sul. Temos isso na Zona Norte.

Gestor da Areninha Cultural João Bosco, Ulisses Conti expressou sua satisfação em entregar ao público o espaço reformado:

– O agradecimento hoje é para o frequentador, para os moradores, que é para quem a gente vive no dia a dia. Não existe espaço bonito se não tiver movimento. Cultura pulsante transforma, e a gente acredita nisso, a gente entende que é fundamental.

Transformação profunda

Até 2024, a Prefeitura, via Secretaria de Cultura, vai transformar todas as suas lonas em areninhas culturais. O objetivo é oferecer mais acessibilidade, diálogo com o território e melhorias de infraestrutura. O processo de modernização também chegará às lonas Hebert Vianna, na Maré; Terra, em Guadalupe; Carlos Zéfiro, em Anchieta, e Jacob do Bandolim, em Jacarepaguá. O custo é de R$ 2,5 milhões em cada.

As obras estão incluídas no Cultura do Amanhã, o maior programa de recuperação, modernização e requalificação dos equipamentos culturais municipais. Para transformar a João Bosco em Areninha foi preciso substituir a lona por uma estrutura de material termo acústico, garantindo mais qualidade tanto para o público quanto para o artista, com ambiente climatizado e isolamento acústico, uma vez que as lonas geralmente estão instaladas em áreas residenciais. Além disso, a estrutura possibilita mais acessibilidade, com a instalação de um mapa tátil.

A Areninha Carioca João Bosco fica na Avenida São Félix 601, Vista Alegre.

Compartilhe

Categoria:

Marcações:

Notícias

Prefeitura do Rio anuncia projeto de segurança com painéis interativos em estação do VLT Carioca

25 de setembro de 2023

Última semana para obter desconto da Nota Carioca no IPTU 2024

25 de setembro de 2023

Vilas Olímpicas de Pedra de Guaratiba e do Recreio dos Bandeirantes abrem mais de 800 vagas gratuitas para prática esportiva

25 de setembro de 2023

Programa Vacina na Escola aplicou mais de 28 mil doses em um mês

25 de setembro de 2023

Túneis Rebouças, Acústico e Zuzu Angel serão fechados para obras de revitalização das galerias

25 de setembro de 2023

< Voltar