Funcionando desde 2008, o projeto é realizado em Paciência, na Zona Oeste, em um espaço cedido pelo Colégio Halley – Divulgação
A Banda Marcial Halley, que integra o projeto social Educasons Halley, coordenado por um guarda municipal, conquistou o terceiro lugar no XXIX Campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras, no último domingo (4/12), no município de Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro. O evento foi promovido pela Confederação Nacional de Bandas e Fanfarras (CBNF) e a classificação da Banda Halley veio após a conquista do bicampeonato na competição estadual em duas categorias, no Juvenil de 2015 e 2016, e no Sênior de 2019 e 2022. Já a conquista do terceiro lugar no Nacional teve gosto de primeiro, porque veio após a superação de muitos desafios antes e no dia da competição.
– Apesar de ser uma competição muito difícil, nossa banda tinha qualidade para chegar ao primeiro lugar, mas tivemos algumas perdas antes do evento, de três percussionistas por motivo de saúde, e no dia da competição um dos integrantes da banda se sentiu mal, teve uma queda e se machucou. Isso desestabilizou um pouco os alunos, mas não nos impediu de competir e de subirmos ao pódio também – contou o maestro e guarda municipal, Willian Alves, que é também o fundador do projeto.
Funcionando desde 2008, o projeto é realizado em Paciência, na Zona Oeste, em um espaço cedido pelo Colégio Halley, que também é um dos mantenedores do projeto, em especial na doação de instrumentos musicais. O principal objetivo é a promoção da educação por meio da música. O projeto contribui também para a prática de valores éticos e cívicos, afastar crianças e jovens da violência e contribuir para o crescimento profissional dos jovens que querem seguir carreira na profissão de músico.
O projeto é totalmente gratuito e atualmente conta com 85 integrantes, entre crianças, jovens e adultos de toda a Zona Oeste e até de outros municípios, que compõem uma orquestra de metais. Mas o maestro pretende ampliar a atuação montando também uma Banda Sinfônica de Violinos e Cellos Baixos. Willian Alves conta com apoio dos professores Davi Salvatierra, que é o segundo maestro do projeto, e de Renato Silva e Rafael Gagos, sendo dois deles ex-integrantes do projeto e que seguiram a carreira militar e da música.
A motivação de Willian para iniciar o projeto tem relação com a própria história do GM. Ele começou no universo da música aos 8 anos, como aluno de uma banda da escola municipal onde estudava e no bairro em que morava, em Cosmos, também na Zona Oeste. A perda do pai em um assalto, nesse período, fortaleceu o interesse, pois a música foi um alicerce para o GM nesse tempo difícil. Quando chegou aos 16 anos, após o falecimento do antigo regente, Willian acabou assumindo a banda.
– Assumi a banda e da aí já tinha sido escolhido pela música.
Ele criou outra banda, chamada Leões, mas sua vontade era criar um projeto em que todos pudessem participar e que fosse vetor de benefícios e valores. O sonho tomou forma com o projeto Educasons Halley, mas não parou por aí. Além da ampliação da banda, hoje ele também atua voluntariamente a frente de uma orquestra de metais de um Ciep estadual no bairro onde vive. Willian relata que os ensaios começaram há cinco meses e os alunos já estão tocando.
Para oferecer o melhor aos alunos, Willian também procurou se profissionalizar, estudando na Escola de Músicas Villa Lobos, cursando inúmeros cursos até obter a licenciatura em música e pós-graduação em arte. Todas essas atividades foram realizadas concomitantemente com o serviço prestado à Guarda Municipal do Rio, onde atua há mais de 20 anos, também na região da Zona Oeste. Agora, o GM está se preparando para unir os dois universos, pois a banda do projeto dele deve visitar a sede da GM-Rio para uma apresentação especial, além de poder tocar com os músicos da Banda Sinfônica da instituição.
Compartilhe
Categoria:
Marcações: Banda Marcial Halley Campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras Guarda Municipal projeto social
Notícias
Riotur realiza a semifinal do concurso da Corte Real do Carnaval 2023 nesta sexta-feira
8 de dezembro de 2022
CET-Rio monta esquema de trânsito para a Feira das Yabás
8 de dezembro de 2022
Comunidades de Sá Viana, no Grajaú, e de Arará, em Benfica, ganham ecopontos da Comlurb
8 de dezembro de 2022
Avenida Brasil terá novas interdições, na altura de Irajá, para obras do BRT Transbrasil
8 de dezembro de 2022
Comlurb vai garantir a limpeza da parte externa da Fan Fest de Copacabana para o jogo entre Brasil e Croácia
8 de dezembro de 2022