Apresentação do Plano de Requalificação do Parque Urbano Fazenda Viegas, em Senador Camará – Waner da Silva / Divulgação
O prefeito Eduardo Paes e a secretária de Meio Ambiente e Clima, Tainá de Paula, lançaram, nesta sexta-feira (09/06), o Plano de Requalificação do Parque Urbano Fazenda Viegas. O local, construído em meados do século XVIII e que tornou-se um marco nos processos de estruturação urbana da Zona Oeste, passava por um processo de deterioração e falta de manutenção, que levou a perdas significativas para o patrimônio carioca.
Na primeira fase, o plano contempla a implementação dos programas Guardiãs das Matas, Hortas Cariocas e de Reflorestamento, além da requalificação do edifício administrativo do parque. Na segunda fase, será elaborado o projeto de recuperação e restauro e urbanização do local, que contará com a previsão de reforma e revitalização do viveiro histórico e do casarão, além do retorno de passeios guiados.
Para o prefeito, a área agora precisa ser ocupada pela população.
– Já temos um parque implantado. Vamos identificar projetos das secretarias que possam ser feitos aqui, para ocupar o espaço. Isso é algo fundamental. E aí a gente tem tempo para buscar orçamento, fazer obra de ampliação, ver como a gente avança, respeitando a área. Temos um parque carregado de história, de ancestralidade – disse Eduardo Paes.
O lançamento do plano de requalificação contou com rodas de conversa sobre conscientização ambiental e reflorestamento, sarau de poesia e apresentações de música. Em paralelo à cerimônia, também foram dispostos no local estandes de educação ambiental e distribuição de mudas, além de exposição de artesanato.
– O Parque Urbano Fazenda Viegas é um Patrimônio Histórico do Rio de Janeiro que tem sido negligenciado por décadas. O plano de recuperação vai dar conta de reformas que possibilitem a ocupação cultural e socioambiental desse espaço novamente – ressaltou Tainá de Paula e acrescentou – Esperamos contar com um possível suporte do Governo Federal para a execução das obras de revitalização do casarão e urbanização da região não explorada do parque.
Sobre o Parque
O Parque Urbano Fazenda Viegas é um Patrimônio Histórico do Rio de Janeiro, tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e tem passado por deterioração, precisando de reformas que possibilitem a ocupação cultural e socioambiental do mesmo. Durante anos, diversos coletivos da Zona Oeste organizaram atividades de forma autônoma, gerando desenvolvimento no local e nos territórios ao redor.
Compartilhe
Categoria:
Marcações: meio ambiente Plano de Requalificação do Parque Urbano Fazenda Viegas Prefeitura do Rio prefeitura do Rio de janeiro senador camará zona oeste
Notícias
Mais um novo empreendimento residencial é lançado no Porto Maravilha
9 de junho de 2023
Prefeitura do Rio inaugura mercado com 11 lojas no Parque Susana Naspolini, em Realengo
9 de junho de 2023
Miécimo da Silva ganha nova pista de atletismo habilitada para provas internacionais
9 de junho de 2023
CET-Rio monta operação para jogo entre Botafogo e Fortaleza no Engenhão
9 de junho de 2023
CET-Rio monta esquema especial de trânsito para Feira das Yabás em Oswaldo Cruz
9 de junho de 2023