Ministro da Educação reafirma compromisso com os Institutos Federais durante posse de reitores
A agenda visou estabelecer um diálogo mais próximo com os reitores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Na tarde desta quarta-feira (5), o reitor do Instituto Federal de São Paulo, Silmário Batista dos Santos, participou da cerimônia de posse dos reitores dos Institutos Federais de Alagoas, Amazonas e Rondônia e também de um almoço que reuniu dirigentes das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O evento contou com a presença do Ministro da Educação, Camilo Santana, que destacou a importância dos Institutos Federais na formação educacional do país.
Durante cerimônia, realizada no auditório do Ministério da Educação, em Brasília, Camilo Santana enfatizou o compromisso do governo em fortalecer e ampliar os Institutos Federais. O ministro destacou a qualidade da educação oferecida por essas instituições e afirmou que são fundamentais para o futuro da educação e do Brasil.
Em seu discurso, o Ministro da Educação reafirmou o empenho em construir uma gestão de diálogo, ressaltando a importância de ouvir os reitores e reitoras dos Institutos Federais. Ele expressou orgulho pelas instituições e destacou que é necessário melhorar as condições estruturais, como a criação de restaurantes universitários e quadras poliesportivas, além de garantir que essa política alcance outros jovens que também merecem uma educação de qualidade.
Camilo Santana também anunciou que está discutindo a inclusão de várias ações para os Institutos Federais no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que será lançado pelo presidente da República. O objetivo é priorizar investimentos em infraestrutura e ampliar o quadro de servidores das instituições.
O reitor Silmário Batista dos Santos destacou a importância da cerimônia de posse como um reconhecimento do atual governo aos processos democráticos nas instituições federais de ensino. Ele também enfatizou a recomposição do orçamento dos Institutos e Universidades, o que possibilitou melhorias nas condições de atendimento aos estudantes.
Com expectativa pelos próximos anúncios relacionados ao PAC, os reitores presentes aguardam ansiosamente por mais investimentos em infraestrutura e a possibilidade de expansão do quadro de servidores.
Leia também: