A Secretaria da Indústria, do Comércio e do Serviço (Sicos) se reuniu com representantes do Sistema Acafe para discutir futuras ações e projetos em conjunto. O encontro foi liderado pelo secretário Silvio Dreveck e pelo diretor de micro e pequenas empresas, Fabiano Ceretta e contou com a presença da Presidente da Acafe, Luciane Ceretta, do diretor executivo, Paulo Ivo e do diretor de relações institucionais, Adriano Rodrigues. Uma das discussões foi como o Programa Universidade Gratuita pode auxiliar para alavancar a economia do Estado por meio de projetos dos alunos de Ensino Superior.
“Dentro da Acafe tem muita expertise, muitos projetos, muitas competências instaladas. Trabalhar em conjunto com universidades comunitárias é uma forma de ficar atento ao que está sendo construído dentro da academia, é dentro das universidades que temos mais facilidade em encontrar pesquisadores, startups e conhecimento para a solução de desafios da indústria, do comércio e do serviço catarinense”, explica o secretário da Sicos, Silvio Dreveck.
Para o diretor de micro e pequenas empresas, Fabiano Ceretta, o modelo educacional, que o Estado tem trabalhado, desempenha um papel crucial na ascensão do estado como uma das regiões mais desenvolvidas do país. A presença marcante de universidades comunitárias em Santa Catarina não apenas proporciona o avanço do conhecimento acadêmico e científico, mas também serve como catalisador para o desenvolvimento econômico regional”, explica.
Texto: Pablo Mingoti