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Agência Minas Gerais | Ensaio Geral de Carnaval 2024 reúne cerca de 200 mil pessoas em prévia da folia em BH

Dois dias de festa, com quase 24 horas de programação, marcaram o Ensaio Geral de Carnaval 2024, na Avenida dos Andradas, na região Leste de Belo Horizonte, no último fim de semana. No evento de teste das ações pré-folia na capital mineira, aproximadamente 200 mil pessoas puderam conferir, por exemplo, o novo sistema de sonorização,  que não registrou falhas durante os desfiles dos blocos, mesmo com as chuvas, somando 24 apresentações.

A iniciativa do Governo de Minas, com patrocínio da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), e planejamento e produção da Do Brasil Live Marketing, serviu também para ajustes na distribuição dos banheiros e na questão da segurança para quando a festa começar oficialmente.

A adesão do público confirmou que as novidades foram aprovadas, qualificando a experiência da festa momesca tanto para os foliões quanto para os artistas. “Essa sonorização é muito bacana. Hoje, eu participo de blocos cantando no naipe de vozes, que serve para auxiliar a bateria a escutar o trio. Agora a gente não tem mais esse problema, porque a sonorização fez com que o bloco inteiro conseguisse escutar o som”, destacou Ana Carolina Gonçalves, integrante do Bloco da Esquina, que abriu os desfiles no domingo (14/1).

Muitas pessoas que curtiram a festa no sábado, quando se apresentaram Então, Brilha!, Seu Vizinho, Volta Belchior e Havayanas Usadas, inclusive, retornaram no dia seguinte para acompanhar os cortejos do Bloco da Esquina, do Angola Janga, do Truck do Desejo e das Baianas Ozadas. A vendedora Cláudia dos Santos Rocha foi uma delas. “Estive aqui no sábado, estava muito bom, bem organizado e o policiamento estava excelente. Por isso, retornei para curtir o Carnaval todinho”, ressaltou.

Dirceu Aurélio / Imprensa MG


O Ensaio Geral foi viabilizado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e contou com o investimento de R$ 2 milhões, via patrocínio da Cemig e Codemge. Há a estimativa de retorno de R$ 26 milhões à economia da capital mineira e foram gerados 2,1 mil empregos diretos e 3,8 mil indiretos durante o evento. Para a sonorização, foram direcionados recursos, também via Lei de Incentivo, da ordem de R$ 4,5 milhões, investidos pelos mesmos patrocinadores.

“Temos uma meta muito clara de atrair 30% a mais de turistas de fora de Minas e elevar o ticket médio de gasto. Ou seja, gerar mais emprego, gerar mais renda e, sobretudo, nacionalizar os nossos artistas”, pontuou o secretário de Estado de Cultura e Turismo (Secult), Leônidas de Oliveira. 

Tecnologia inédita

O evento de testes foi preparado para testar tecnologias inéditas no Carnaval de BH. Além do sistema de sonorização, também está sendo construído o trem elétrico – um carro que adapta a função dos tradicionais trios elétricos para a realidade e o formato da folia belo-horizontina. O objetivo é dar mais visibilidade ao trabalho dos artistas e também atrair mais turistas, impulsionar a economia da criatividade, gerando emprego e renda.

Kerison Lopes, um dos organizadores do evento e presidente da Liga Santa Tereza, avaliou o sistema de sonorização. “A essência dele é distribuir o som ao longo da avenida, o que foi cumprido. Claro, foi um ensaio geral, o próprio nome já diz que nós estamos aprimorando. No segundo dia, o som funcionou muito melhor do que no primeiro, porque já houve um ajuste. Então, nesse aspecto ele cumpriu muito bem o papel, tem muito pouca coisa a ser aprimorada na questão”, observou.

“O Ensaio geral foi o resultado de uma colaboração entre blocos, entidades públicas e marcas, evidenciando a importância da cocriação. Foi emocionante celebrar a diversidade, um componente fundamental desse espetáculo único”, acrescentou Patrícia Tavares, CEO da Do Brasil Live Marketing.

Segurança

Não foram registradas ocorrências graves, sendo a maioria furtos e extravios de documentos ou objetos pessoais, com registro abaixo da média de eventos desse porte.