O Governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, aprovou a Lei nº 18.688/2023 que institui a Semana Estadual de Incentivo ao Consumo de Peixes e Frutos do Mar, reforçando a posição do estado como o principal polo pesqueiro do Brasil.
A iniciativa busca promover os benefícios do consumo de pescados, ao mesmo tempo em que valoriza a rica tradição pesqueira catarinense.
A lei tem como objetivo reunir a cadeia produtiva, fomentar e desenvolver o seu consumo e busca ainda consolidar uma terceira época de grande consumo de pescados, além da Semana Santa e do Natal.
Para o secretário de Aquicultura e Pesca, Tiago Bolan Frigo, não só pela questão econômica e cultural, a semana busca sensibilizar sobre os benefícios nutricionais do pescado na saúde da população:
SONORA
A nova semana estadual é celebrada de primeiro a sete de setembro e pretende não apenas aumentar o consumo, mas também expandir o conhecimento sobre a variedade e a qualidade dos peixes e frutos do mar produzidos na região.
Santa Catarina é amplamente reconhecida por sua excelência na pesca e destaque na aquicultura, onde figura como maior produtor nacional de ostras e mexilhões, segundo em algas, vieiras, trutas e carpas, e o quarto em tilápia. O estado recebeu em 2023, o título de Capital Nacional da Pesca ao município de Itajaí.
O Governo do Estado, por meio da secretaria de Estado da Aquicultura e Pesca e do Badesc, acaba de anunciar uma iniciativa para ajudar os maricultores que tiveram prejuízos por conta da suspensão temporária da venda dos produtos em função do fenômeno da maré vermelha.
A comercialização e a colheita de ostras voltaram a ser liberadas no litoral catarinense e agora quem produz esse tipo de molusco pode contar com uma linha de crédito.
A linha de crédito direcionada aos maricultores atingidos pelo fenômeno Maré Vermelha faz parte do Programa Pronampe Emergencial, que conta com juros subsidiados pelo Governo do Estado em 50% da taxa para empresas com sede em municípios com Situação de Emergência reconhecida pela Defesa Civil Estadual.
Para acessar o crédito, os empreendedores devem entrar no site do Badesc www.badesc.gov.br, fazer cadastro e solicitar o crédito.