Fachin determina desintrusão da Terra Indígena Cachoeira Seca, no Pará

Por MRNews

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, determinou neste domingo (31) que o governo federal elabore um plano de desintrusão da Terra Indígena (TI) Cachoeira Seca, localizada no Pará.

Em 2016, o território, que pertencente do povo Arara, foi demarcado, mas ainda enfrenta problemas de desmatamento ilegal, grilagem de terra, violência, além dos impactos causados pela construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte.

Conforme a decisão, a União deverá apresentar, no prazo de 90 dias, um plano de retirada de não indígenas da área, que deverá conter um cronograma para a saída de invasores e para indenizar ocupantes de boa-fé que forem identificados pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

Caso Henry Borel: julgamento de Jairinho e Monique entra no sétimo dia

Pesquisadores querem criar índice para “traduzir” estresse ambiental

Fachin também exigiu a criação de um comitê de governança para garantir proteção aos indígenas isolados e de recente contato, grupo do qual faz parte o povo Arara.

O plano também deverá avaliar o cumprimento das condicionantes ambientais que foram acertadas como contrapartida durante a construção de Belo Monte.

Ao determinar as medidas, Fachin disse que a situação da Terra Indígena Cachoeira Seca é um exemplo de violação dos direitos indígenas.

“As medidas referentes à TI Cachoeira Seca conferem concretude e coerência material para que a tutela jurisdicional alcance a realidade em que a omissão estatal se manifesta, evitando que a gravidade vivida pelo povo Arara continue”, afirmou.

Sthefany Brito se emociona ao falar sobre falecido durante gravidez

Rádio MEC estreia Damas do Jazz, série apresentada por Ruy Castro

A decisão foi motivada por uma ação protocolada pela Associação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib).

Agência Minas Gerais | Governo de Minas anuncia R$ 350 milhões para obras rodoviárias na região Central do estado

O governador Mateus Simões anunciou, neste sábado (30/5), investimentos de R$ 350 milhões para obras de infraestrutura rodoviária na região Central do estado. A destinação de recursos foi detalhada durante reunião com o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), prefeitos e deputados da região, realizada durante vistoria à Praça de Serviços, instalada na Lagoa Boa Vista, em Sete Lagoas, no âmbito do Governo Presente.

Os investimentos contemplam intervenções consideradas prioritárias para melhorar a mobilidade, ampliar a segurança viária e fortalecer a integração entre os municípios da região Central, e serão viabilizados a partir de recursos da desestatização da Copasa.

Entre alguns das principais intervenções, previstas para 2026, estão as obras de revitalização da MG-238, entre Jequitibá e Sete Lagoas, com investimento de R$ 15 milhões; da MG-816, entre Santana do Riacho até a entrada para a Serra do Cipó, com investimento de R$ 6 milhões; da MG-238, partindo da BR-040 até Cachoeira da Prata, com investimento de R$ 2 milhões; e da MG-060, do entroncamento da MG-431 até a entrada de Papagaios, com investimento de R$ 1 milhão, além da MGC 356, do trevo do Belvedere até a BR-040, com investimento de R$ 8 milhões.

Durante o encontro, o governador destacou a importância dos investimentos para atender demandas históricas dos municípios e também de projetos que vão ampliar a capacidade logística da região.

“Além das obras de revitalização, que são demandas importantes e muito aguardadas porque vão melhorar estradas essenciais, também estamos garantindo uma série de projetos para adiatar outras obras. Entre eles, o projeto que eu acho que é o mais esperado e desejado do dia, da MG-231, de Sete Lagoas a Santana. Além dos projetos dos contornos de Caeté e Esmeraldas, e da ligação de Ravena a Sabará. Sem falar do projeto do viaduto da Barbosa de Melo, que já tem investimento garantido de R$ 15 milhões”, disse o governador.

 

Praça de Serviços

Após a reunião, o governador vistoriou a Praça de Serviços do programa Governo Presente, iniciativa que aproxima a gestão estadual da população por meio da oferta de serviços públicos gratuitos durante o período de transferência simbólica da capital do estado.

Realizada neste sábado (30/5) e domingo (31/5), na Lagoa Boa Vista, em Sete Lagoas, a ação reúne diversos atendimentos em um único local, incluindo vacimóvel, castramóvel e emissão da nova carteira de identidade, facilitando o acesso dos cidadãos a serviços e direitos, reduzindo deslocamentos e burocracias e promovendo atendimento humanizado.

 

Balanço

O Governo Presente já ultrapassou a marca de 100 mil atendimentos e orientações gratuitas realizados nas regiões por onde passou, incluindo municípios do Triângulo Mineiro, Vale do Aço, Zona da Mata, Sul de Minas, Noroeste, Nordeste e regiões históricas do estado.

Com a edição de Sete Lagoas, a iniciativa chega à sua 14ª realização, consolidando-se como uma das principais ações itinerantes do Governo de Minas para fortalecer a aproximação entre o poder público e a população.

Publicado em Sem categoria

Servidores da Sefaz passam por capacitação no SIAT – CGNotícias

Por MRNews

Servidores da Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz) participaram, durante esta semana, de um treinamento voltado à utilização do Sistema Integrado de Administração Tributária (SIAT), ferramenta utilizada para modernizar e organizar a gestão fiscal do município.

A capacitação foi direcionada ao setor imobiliário e teve como foco o gerenciamento de cadastros de imóveis, cálculo de tributos municipais, como IPTU e ITBI, além da integração de informações fiscais com plataformas nacionais.

O SIAT é um sistema tecnológico utilizado pelas prefeituras para organizar e atualizar o Cadastro Técnico Imobiliário urbano. A plataforma reúne informações sobre localização, área construída e características dos imóveis, servindo de base para a emissão de guias e cálculo de impostos municipais.

fim de semana tem festival gastronômico, observação astronômica, feiras e atrações culturais em MS – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

AVISO DE DISPENSA Nº. 17/2026 – AQUISIÇÃO DE REFRIGERADORES, FOGÕES INDUSTRIAIS E BEBEDOUROS INDUSTRIAIS, DESTINADOS AO ATENDIMENTO DAS BIBLIOTECAS MUNICIPAIS E UNIDADES ESCOLARES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO – Prefeitura Municipal de Bonito

Com o treinamento, os servidores passam a utilizar ferramentas que automatizam processos administrativos, reduzem erros e agilizam o atendimento à população. O sistema também permite atualização de dados em tempo real, integração com bases federais e utilização de recursos de georreferenciamento para acompanhamento do desenvolvimento urbano.

Para o diretor executivo da Receita, Ricardo Dias, a capacitação representa um avanço na modernização da gestão tributária do município. “O SIAT fortalece a eficiência dos nossos processos, melhora a qualidade das informações e contribui para uma administração mais ágil e transparente”, destacou.

Para a população, a modernização do sistema representa mais praticidade e transparência. Entre os benefícios estão a ampliação de serviços online, como emissão de guias de IPTU, certidões e processos relacionados ao ITBI, reduzindo a necessidade de atendimento presencial.

A atualização do sistema também contribui para uma cobrança mais justa dos tributos, baseada nas características reais de cada imóvel, além de fortalecer a arrecadação municipal para investimentos em áreas essenciais, como saúde, educação e infraestrutura.

Agro Social leva serviços gratuitos à Comunidade Quilombola – CGNotícias

Mais moderno e funcional, novo receptivo do aeroporto ganha forma com avanço das obras em Dourados

Agência Minas Gerais | Governo de Minas anuncia R$ 350 milhões para obras rodoviárias na região Central do estado

O governador Mateus Simões anunciou, neste sábado (30/5), investimentos de R$ 350 milhões para obras de infraestrutura rodoviária na região Central do estado. A destinação de recursos foi detalhada durante reunião com o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), prefeitos e deputados da região, realizada durante vistoria à Praça de Serviços, instalada na Lagoa Boa Vista, em Sete Lagoas, no âmbito do Governo Presente.

Os investimentos contemplam intervenções consideradas prioritárias para melhorar a mobilidade, ampliar a segurança viária e fortalecer a integração entre os municípios da região Central, e serão viabilizados a partir de recursos da desestatização da Copasa.

Entre alguns das principais intervenções, previstas para 2026, estão as obras de revitalização da MG-238, entre Jequitibá e Sete Lagoas, com investimento de R$ 15 milhões; da MG-816, entre Santana do Riacho até a entrada para a Serra do Cipó, com investimento de R$ 6 milhões; da MG-238, partindo da BR-040 até Cachoeira da Prata, com investimento de R$ 2 milhões; e da MG-060, do entroncamento da MG-431 até a entrada de Papagaios, com investimento de R$ 1 milhão, além da MGC 356, do trevo do Belvedere até a BR-040, com investimento de R$ 8 milhões.

Durante o encontro, o governador destacou a importância dos investimentos para atender demandas históricas dos municípios e também de projetos que vão ampliar a capacidade logística da região.

“Além das obras de revitalização, que são demandas importantes e muito aguardadas porque vão melhorar estradas essenciais, também estamos garantindo uma série de projetos para adiatar outras obras. Entre eles, o projeto que eu acho que é o mais esperado e desejado do dia, da MG-231, de Sete Lagoas a Santana. Além dos projetos dos contornos de Caeté e Esmeraldas, e da ligação de Ravena a Sabará. Sem falar do projeto do viaduto da Barbosa de Melo, que já tem investimento garantido de R$ 15 milhões”, disse o governador.

 

Praça de Serviços

Após a reunião, o governador vistoriou a Praça de Serviços do programa Governo Presente, iniciativa que aproxima a gestão estadual da população por meio da oferta de serviços públicos gratuitos durante o período de transferência simbólica da capital do estado.

Realizada neste sábado (30/5) e domingo (31/5), na Lagoa Boa Vista, em Sete Lagoas, a ação reúne diversos atendimentos em um único local, incluindo vacimóvel, castramóvel e emissão da nova carteira de identidade, facilitando o acesso dos cidadãos a serviços e direitos, reduzindo deslocamentos e burocracias e promovendo atendimento humanizado.

 

Balanço

O Governo Presente já ultrapassou a marca de 100 mil atendimentos e orientações gratuitas realizados nas regiões por onde passou, incluindo municípios do Triângulo Mineiro, Vale do Aço, Zona da Mata, Sul de Minas, Noroeste, Nordeste e regiões históricas do estado.

Com a edição de Sete Lagoas, a iniciativa chega à sua 14ª realização, consolidando-se como uma das principais ações itinerantes do Governo de Minas para fortalecer a aproximação entre o poder público e a população.

julgamento de Jairinho e Monique entra no sétimo dia

Por MRNews

O julgamento da morte do menino Henry Borel, de 4 anos, entrou no sétimo dia neste domingo (31). No banco dos réus estão o ex-vereador Jairo Souza Santos e a professora Monique Medeiros, acusados do crime. Eles são o padrasto e mãe do menino, respectivamente. O Tribunal do Júri começou a ouvir as testemunhas de defesa dos réus no sábado (30) e continua neste domingo. A sessão deve se estender por toda a semana.

Presidido pela juíza Elizabeth Machado Louro, o júri, ontem, ouviu o engenheiro Bryan Medeiros da Costa Silva, irmão de Monique e principal testemunha de defesa dela. Durante mais de 8 horas, ele respondeu a perguntas da juíza, das defesas e da acusação, representada pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. O homem fez uma descrição afetuosa da irmã, oito anos mais velha, e do convívio familiar.

Segundo Bryan, Monique era uma mãe zelosa, que sempre trabalhou e esteve ao lado do ex-marido Leniel Borel, pai de Henry, “nos altos e baixos” da vida. Ele também falou sobre o relacionamento da irmã com Jairo. Disse que os dois se conheceram pela internet, que o homem era gentil e nenhum familiar desconfiou de que ele poderia ser autor de agressões que levaram o pequeno à morte, conforme a denúncia. Monique é acusada de tortura e de participação no homicídio.

Pesquisadores querem criar índice para “traduzir” estresse ambiental

Sthefany Brito se emociona ao falar sobre falecido durante gravidez

Bryan também relatou que o padrasto de Henry, após a divulgação dos laudos relacionando as lesões no menino a agressões, tentou persuadir Monique a mentir sobre os fatos que antecederam a morte do garoto. Uma prima, segundo ele, alertou para a possibilidade de Monique estar sendo manipulada, o que fez a família buscar uma defesa separada da de Jairo.

No julgamento, o irmão afirmou ainda que o filho era prioridade para a ré e que ela jamais permitiria qualquer agressão a ele.

No sábado, também foram ouvidos um colega de trabalho de Monique, em uma escola, e uma funcionária da brinquedoteca do condomínio onde ocorreu o crime. A mulher disse que a ré frequentava o espaço com a criança e era atenciosa.

Na sexta (29), os jurados já tinham ouvido as testemunhas de acusação. O último a depor foi o pai de Henry, Leniel Borel, que terminou de falar às 4h15 da madrugada de sábado.

Rádio MEC estreia Damas do Jazz, série apresentada por Ruy Castro

Governo paga R$ 12 mil a projetos para jovens em áreas vulneráveis

Segundo o advogado Cristiano Medeiros, assistente da acusação, ligada ao pai do menino, o depoimento de Bryan não altera o conjunto de provas do processo. “Ele não presenciou os fatos e tudo o que afirma saber foi contado por Monique, após sua prisão, quando ela já tinha evidente interesse em construir uma versão defensiva”, comentou, em nota enviada à imprensa na manhã deste domingo.

Na avaliação do assistente, as declarações não têm força. No processo, lembra, documentos comprovam que Henry foi lesionado enquanto estava sob os cuidados da mãe e do padrasto.

A defesa de Jairo argumenta que a laceração hepática, que provocou a hemorragia e morte de Henry, conforme o laudo pericial, teria sido provocada pelas sucessivas manobras de ressuscitação no menino, no hospital. O  médico-legista Luiz Carlos Leal Preste discordou da tese, no julgamento.

Em depoimento, outro legista, Luiz Airton Saveedra de Paiva afirmou que foram três traumatismos em locais diferentes da cabeça. “Ações essas que resultaram no descolamento do couro cabeludo da vítima. No tórax, há sinais de contusão nos pulmões e de hemorragia retroaórtica e no abdômen, hemorragia peritoneal, o que foi a causa do óbito”, apontou.

Saveedra afirmou que Henry estava sem vida quando chegou ao hospital.

No depoimento, o delegado do caso Henrique Damasceno, confirmou que Jairo fez pressão para que a unidade de saúde atestasse a morte da criança, sem a necessidade de encaminhar o corpo para o Instituto Médico Legal (IML), onde seria periciado.

O caso

Segundo a denúncia, na madrugada de 8 de março de 2021, Dr. Jairinho espancou até a morte o menino Henry, enquanto a mãe, Monique Medeiros, se omitiu da responsabilidade, o que levou ao homicídio. De acordo com o Ministério Público, em outras três ocasiões em fevereiro de 2021, Jairo tinha submetido o menino a sofrimento físico e mental com emprego de violência.

Jairo é acusado de homicídio qualificado por meio cruel que impossibilitou a defesa da vítima; três torturas praticadas contra criança; fraude processual; coação no curso do processo, entre outros crimes. Monique responde por sete crimes, entre eles homicídio por omissão qualificado e omissão.

Pinheiro aposta no mando e na torcida para reverter vantagem de Franca na final do NBB





 

Os dois próximos jogos da série serão no Ibirapuera, em São Paulo

 

Depois de um bom primeiro tempo, quando esteve quase o tempo todo na frente, a equipe do Esporte Clube Pinheiros não foi bem nos dois últimos períodos e foi superado por Franca por 73 a 82 (43 a 45). Agora o Azul e Preto precisa reverter nos dois jogos das finais da Liga Nacional de Basquete NBB Caixa 2025/26. A gora a série vai para o ginásio do Ibirapuera, na Capital: terça-feira (2), às 20 horas e na quinta-feira (5), às 17 horas.

Com uma campanha de 22 vitórias em 23 jogos, o Azul e Preto remonta a equipe diante das lesões de Gregate, Pastre e Edu Santos para seguir brilhante na campanha inédita na Liga Nacional.

Penha Jr, entrou no jogo como titular e teve uma ótima atuação. Foto Yuri Reuters/NBB

O grande destaque do jogo foi o americano David Sloan. Liderou o Pinheiros nos dois primeiros períodos. Com uma parcial de 14  10, o Pinheiros chegou a diminuir a vantagem fancana para 9 pontos (70 a 79).

Sloan terminou a partida com 23 pontos, sete assistências e três rebotes. Outro destaque foi Penha Jr, com 16 pontos e sete rebotes, além de Betinho Nardi que marcou 14 pontos e 6 rebotes.

O Pinheiros esteve bem nos rebotes. Pegou 40, sendo 20 de ataque, contra 38 de Franca, com apenas 9 de ataque. Geroginho, com 12 pontos e 12 rebotes foi o destaque francano.

 

 

 

O JOGO

 

Primeiro período – Com Penha Jr no lugar de Pedro Pastre, completando o quinteto base Sloan, Farabello, Djalo  Agapy, o Pinheiros fez uma sequência de 13 a 5. Com o domínio inicial do Azul e Preto até um objeto foi atirado em direção ao técnico pinheirense. Faltando dois minutos, com muitas rotações na equipe, o placar era favorável ao Pinheiros: 22 a 14 para encerrar o período com sete pontos na frente: 27 a 20.

Segundo período – Com uma parcial de 10 a 2, Franca ficou um ponto atrás, obrigando Gustavinho a pedir tempo, faltando 7:20. A partir desse  momento, o jogo ficou equilibrado, com as duas equipes revezando na liderança do placar. Mesmo com uma parcial negativa de 18 a 23, o Pinheiros terminou a primeira etapa na liderança do placar: 45 a 43.

Terceiro período – Não foi uma boa volta dos vestiários do Pinheiros. Levou uma parcial de 0 a 10 e ficou afastado da líderança do placar: 45 a 53, obrigando Gustavinho a pedir tempo. Mesmo assim, com uma parcial negativa de 11 a 26 a experiência francana predominou.

Quarto período – Mesmo melhorando no período final, o Pinheiros não conseguiu chegar nos instantes finais com chances de vitória e acabou sendo superado por 73 a 82, mas volta para São Paulo sabendo que pode reverter a vantagem do adversário, especialmente com o apoio da torcida.

Série Final – Melhor de cinco jogos

EC Pinheiros 0x1 Sesi Franca

Jogo 1 – Franca 82×73 EC Pinheiros

Jogo 2 – Terça-feira (2/6), 20 horas – Ibirapuera-SP

Jogo 3 – Quinta-feira (4/6), 17 horas – Ibirapuera-SP

*Jogo 4 – Domingo (7/6), 17 horas – Pedrocão-Franca

*Jogo 5 – Quinta-feira (9/6), 20 horas – Pedrocão-Franca

*Se necessário

OBS – todos os jogos serão transmitidos pelo Sportv, xSports, YouTube do NBB e ESP

 

 

 

Publicado em Sem categoria

Dia Mundial sem Tabaco: ajuda para quem deseja parar de fumar – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

O bombeiro civil Gilson Motta é um dos pacientes que resolveram deixar o vício para trás. Foto: Edu Kapps/SMS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do Rio reforça, no domingo (31/5), Dia Mundial sem Tabaco, a importância da prevenção e do combate ao tabagismo, a fim de alertar os cariocas sobre os malefícios da doença. Por meio da SMS, a Prefeitura do Rio oferece tratamento gratuito para o tabagismo em todas as 240 unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde) do município. Os atendimentos, realizados em grupo ou de maneira individualizada, visam o apoio para os pacientes e seguem o tratamento especializado para cada caso.

As equipes que compõem o Programa de Controle de Tabagismo são compostas, em sua maioria, por dentistas, farmacêuticos, médicos, enfermeiros e profissionais de educação física. Durante o primeiro atendimento em uma clínica da família ou centro municipal de saúde, o indivíduo é acolhido e, a partir da avaliação médica, é indicado o melhor tratamento para a sua dependência, com todas as especialidades necessárias.

Entre as principais linhas de ação estão a auriculoterapia, reflexologia, atividades físicas, apoio psicológico, acompanhamento odontológico e rodas de conversa para que os pacientes possam trocar histórias e inspiração. É importante destacar que nem todos os usuários têm a necessidade de tratamento medicamentoso, já que os remédios são restritos a um perfil específico de paciente.

O bombeiro civil Gilson Motta, de 65 anos, é um dos pacientes que resolveram deixar o vício para trás com a ajuda dos profissionais da Clínica da Família Ilzo Motta de Mello, em Paciência, onde é acompanhado regularmente. Em agosto, ele completa quatro anos sem fumar, após mais de quatro décadas como fumante.

– Eu fumava desde os 14 anos. Já tinha tentado largar o cigarro outras vezes por conta própria, mas sem sucesso. Só consegui abandonar para valer quando minha filha, que é agente de saúde na unidade, me convenceu a ir à clínica da família conversar com a equipe. Foi quando comecei a participar com regularidade das palestras e dos encontros do grupo de tabagismo, passei a usar adesivo de nicotina e fazer auriculoterapia. Tudo depende da força de vontade de cada um, mas o apoio dos profissionais foi essencial para mim -, relembra.

Desde então, Gilson conta que nunca mais fumou e que, com o passar do tempo, sente na pele, cada vez  mais, os benefícios trazidos pela mudança de hábitos.

– Agora eu tenho mais qualidade de vida, respiro e durmo muito melhor. Levo mais ou menos 1h30 no trajeto até o trabalho e me lembro de sempre sair agoniado da condução para acender o cigarro logo. O tempo no transporte era o máximo que eu conseguia ficar sem fumar. Se eu falar que foi um processo fácil, estarei mentindo, mas é recompensador. No meu caso, consegui parar  já no primeiro mês do tratamento. Hoje, sou convidado pela equipe da clínica da família para conversar com quem está iniciando o programa -, acrescenta.

Em 2026, entre os meses de janeiro a abril, mais de 2,9 mil novos usuários procuraram a rede municipal para iniciar o tratamento. Deste número, cerca de 93% pararam de fumar ainda no primeiro mês de tratamento.

A lista com as unidades de saúde da rede municipal que têm tratamento para o tabagismo podem ser consultadas no link:

https://pcrj.maps.arcgis.com/apps/webappviewer/index.html?id=014d8ab512a34f259bb27c8a13d4d65f

Categoria:

  • 31 de maio de 2026
  • Marcações: Clínica da Família Ilzo Motta de Mello Dia Mundial sem Tabaco

    Sthefany Brito se emociona ao falar sobre falecido durante gravidez

    Por MRNews

    Sthefany Brito se emociona ao falar sobre falecido durante gravidez do terceiro filho: “Veio nos visitar”

    A atriz Sthefany Brito emocionou seus seguidores ao compartilhar um momento especial vivido durante a reta final da gravidez de seu terceiro filho, Filippo. A artista, que está à espera do bebê fruto de seu casamento com o empresário Igor Raschkovsky, revelou ter interpretado um acontecimento inesperado como uma mensagem de seu pai, Valmir Fernandes, que faleceu em 2018.

    O relato foi feito nas redes sociais e rapidamente comoveu fãs e internautas. Segundo Sthefany, tudo aconteceu logo após a conclusão da decoração do quarto do novo integrante da família.

    Borboleta chamou atenção da família

    A atriz contou que decidiu mostrar o quarto recém-preparado para seu filho mais velho, Enrico. Durante o momento em família, uma borboleta apareceu na janela do cômodo, fato que despertou uma forte emoção.

    Pesquisadores querem criar índice para “traduzir” estresse ambiental

    Rádio MEC estreia Damas do Jazz, série apresentada por Ruy Castro

    Para Sthefany, o inseto possui um significado muito especial. Desde a morte do pai, ela passou a associar a presença de borboletas a visitas espirituais e mensagens de carinho vindas dele.

    “Eu sempre disse para o Enrico que, quando aparecia uma borboleta, era o meu pai vindo nos visitar”, explicou a atriz em suas redes sociais.

    Momento emocionante na reta final da gestação

    A artista afirmou que ficou profundamente tocada pelo fato de a aparição ter acontecido justamente no quarto de Filippo, pouco antes do nascimento do bebê.

    Visivelmente emocionada, Sthefany compartilhou o episódio com seus seguidores e afirmou acreditar que o momento foi um sinal de proteção e acolhimento para o novo membro da família.

    Governo paga R$ 12 mil a projetos para jovens em áreas vulneráveis

    Paciente em SP com suspeita de ebola testa positivo para meningite

    A publicação recebeu milhares de curtidas e comentários de fãs que relataram experiências semelhantes envolvendo familiares falecidos e sinais interpretados como demonstrações de carinho.

    Família aguarda chegada de Filippo

    Sthefany Brito vive atualmente a expectativa pela chegada de Filippo, que será mais um capítulo especial na história da família construída ao lado de Igor Raschkovsky.

    Nas redes sociais, a atriz costuma dividir momentos da gravidez e dos preparativos para receber o bebê, recebendo constantemente o apoio dos admiradores.

    O relato envolvendo a borboleta acabou se tornando um dos assuntos mais comentados entre seus seguidores, que enviaram mensagens de carinho e apoio à atriz neste momento tão especial.

    Internautas se emocionam

    Após a publicação, centenas de seguidores deixaram mensagens destacando a sensibilidade do relato.

    Muitos afirmaram acreditar que pessoas queridas podem se manifestar de diferentes formas, enquanto outros ressaltaram a beleza da conexão emocional entre gerações da mesma família.

    Independentemente da interpretação de cada pessoa, o episódio marcou a reta final da gravidez de Sthefany Brito e emocionou quem acompanha sua trajetória nas redes sociais.

    Tags: Sthefany Brito, gravidez, Filippo, celebridades, famosos, redes sociais, família, emoção, TV Prime, entretenimento.

    Publicado em Sem categoria

    Pesquisadores querem criar índice para “traduzir” estresse ambiental

    Por MRNews

    Renato Lino é profeta da chuva, em Quixadá, no Ceará, e aprendeu com o pai que a natureza fala e que dá para traduzir o que ela diz.

    “É a catingueira que descasca, é a casinha da maria-de-barro, é o angico e muitas coisas que a gente observa”, explica. 

    É observando os seres vivos ao redor, como árvores e passarinhos, que o profeta de 78 anos faz previsões climáticas. “Tudo isso é coisa que a gente vai ajuntando, vai anotando”. Explica o “cientista” do sertão, que só de olhar para que lado está a porta de entrada do Funarius furnus, nome científico do pássaro conhecido como maria-de-barro, ele sabe dizer se vai chover no sertão.

    Sthefany Brito se emociona ao falar sobre falecido durante gravidez

    Rádio MEC estreia Damas do Jazz, série apresentada por Ruy Castro

    É esse tipo de informação que pesquisadores querem aprender a decodificar usando tecnologia digital e inteligência artificial. A ideia vai começar a ser posta em prática em Recife.

    O projeto vai observar seres vivos que fazem parte da cena urbana da cidade para descobrir o que eles estão “falando” sobre o ambiente no qual estão inseridos. Uma espécie de tradutor digital, ou como resume Artur Maia, biólogo e pesquisador do departamento de botânica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE): uma Babel reversa.

    O projeto vai usar equipamentos para captar os sons emitidos por morcegos, o ritmo de abertura e fechamento das conchas das ostras, a transpiração das aroeiras (árvore nativa da região) e o vôo das abelhas em Recife e comparar com os registros das mesmas espécies em áreas com menor influência humana, como Reserva Ambiental de Saltinho e na APA de Guadalupe, ambas no litoral sul de Pernambuco.

    “As respostas metabólicas são particulares de cada organismo, mas muitas vezes isso não é utilizado como informação, simplesmente porque a gente não consegue entender aquela língua”, diz Artur.

    Governo paga R$ 12 mil a projetos para jovens em áreas vulneráveis

    Paciente em SP com suspeita de ebola testa positivo para meningite

    “As ostras, por exemplo, tendem a abrir com menor frequência em condições adversas. Ela segura a onda, reduz a frequência de filtração e fica sem se alimentar para se manter naquele ambiente e evitar o acúmulo de metal pesado e outras coisas”. 

    Índice de Resiliência Metabólica

    Artur explica que é a diferença entre o “ritmo de vida” dessa ostra estressada e o da que vive numa área de proteção que mostra a resiliência metabólica da espécie. “Eu quero verificar o quanto aquele organismo está se esforçando para sobreviver naquele ambiente”, afirma.

    A ideia é reunir os dados das respostas metabólicas de cada espécie monitorada para calcular o Índice de Resiliência Metabólica (IRM) do lugar. Algo como um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), mas com parâmetros ambientais.

    “O estresse é uma informação que não pode ser fingida.  Essa resposta metabólica existiu, aconteceu. O que a gente quer é, de posse dessa informação, juntar o nervosismo da abelha, a movimentação da ostra mais tranquila, a respiração da aroeira, para ter um índice de resiliência metabólica, que a gente quer padronizar numa escala de 0 a 100”.

    Batizado como Apeiron, palavra grega que significa ilimitado, a pesquisa vai começar os primeiros testes até novembro, em Recife, e vai ser conduzido pelo Centro de Estudos e Sistemas Avançados de Recife (CESAR). 

    E assim como seu Lino, o profeta da chuva que traduz o que vê em previsão, Artur Maia diz que a observação do metabolismo das espécies que convivem com os seres humanos pode se transformar em ações concretas:  “um planejamento urbano pensando na cidade como um organismo vivo, com as suas particularidades”, explica. 

    “Pode ser que, por exemplo, lá na Mustardinha [bairro de Recife] a pressão térmica para aqueles habitantes não se reflita em desconforto habitacional como se reflete para o habitante da zona norte, no bairro de Casa Forte. Então essa pressão é diferente. Se tem uma coisa que você não pode fingir, é conforto metabólico”, conclui.

    * A repórter viajou a convite do CESAR Beat

    Rádio MEC estreia Damas do Jazz, série apresentada por Ruy Castro

    Por MRNews

    O jazz embala a programação da Rádio MEC com um repertório de clássicos do gênero nas noites de domingo. A emissora pública estreia o seriado Damas do Jazz, produção original apresentada por Ruy Castro, que reúne histórias sobre estrelas que marcaram época ao emprestar suas vozes e talento para a música: Ella Fitzgerald, Peggy Lee, Carmen McRae e Sarah Vaughan.

    A nova série reúne sucessos que atravessam gerações e estão presentes no imaginário popular. Com quatro episódios que têm transmissão semanal, o programa inédito Damas do Jazz entra no ar nas ondas da Rádio MEC neste domingo (31), às 22h. O conteúdo mescla o repertório interpretado pelas divas com histórias sobre suas trajetórias e a importância delas no cenário da cultura.

    Plataformas

    O programa original de Ruy Castro, Heloisa Seixas e Julia Romeu pode ser acompanhado em várias plataformas. Além de curtir pelo dial, a audiência pode conferir as edições de Damas do Jazz no app Rádios EBC e ouvir a transmissão em streaming no site da emissora pública.

    Governo paga R$ 12 mil a projetos para jovens em áreas vulneráveis

    Paciente em SP com suspeita de ebola testa positivo para meningite

    Como em todas as séries produzidas pelo trio para a Rádio MEC, a nova atração veiculada pela emissora pública traz a gravação completa da obra utilizada como prefixo. A versão integral celebra a composição Preview, de Paul Quinichette, na voz de Ella Fitzgerald.

    Primeira edição

    A artista Ella Fitzgerald é justamente a homenageada no episódio de estreia. O seriado traça um panorama sobre sua relevância na história da música como maior improvisadora da história vocal do jazz e intérprete com swing sem igual.

    O primeiro episódio do programa se concentra na maturidade de Ella Fitzgerald. A série Damas do Jazz revela o período em que a icônica cantora, com cerca de 40 anos, na década de 1950, começou a gravar o grande songbook americano.

    Produções recentes

    Com um histórico de grandes produções na Rádio MEC, o célebre escritor Ruy Castro lançou outros seriados musicais na programação da emissora pública nos últimos anos. Em março, a primeira novidade de 2026 foi o seriado De Quem é a Música?, sobre grandes compositores mais conhecidos por suas obras.

    Mega-Sena acumula e prêmio principal vai para R$ 16 milhões

    Após afogamento, morte de vice-prefeito causa comoção e mobiliza homenagens

    Em janeiro de 2025, estreou a produção Samba-Jazz com um panorama sobre esse gênero musical genuinamente brasileiro. Na sequência, em fevereiro, o destaque foi a série A Música do Carnaval, atração com hits do repertório popular que incluiu obras consagradas, além de curiosidades e bastidores sobre os intérpretes e os compositores.

    Em abril, a programação foi embalada pela atração Ao som dos Boleros e Tangos. A obra explicou a evolução e a história de dois dos mais emblemáticos ritmos internacionais. Com uma linguagem instigante, a série revelou como essas influências se entrelaçaram na cultura nacional.

    Com o título Orlando Silva, o cantor das multidões, a produção apresentada em maio se debruçou sobre a vida e a trajetória profissional do astro. Considerado um dos maiores intérpretes do Brasil, ele é lembrado no seriado por gêneros em que se superou: samba, fox e valsa.

    Já em agosto, o especial Tom Jobim, o Ouvidor do Brasil celebrou um dos maiores gênios da música brasileira. A série foi inspirada no livro O Ouvidor do Brasil: 99 Vezes Tom Jobim, título com o qual Ruy Castro se sagrou vencedor do Prêmio Jabuti 2025 na principal categoria da premiação, Livro do Ano.

    Depois, outubro marcou o lançamento da temporada com séries de crônicas de Ruy Castro e Heloisa Seixas, A Escrita Falada e Contos Mínimos, respectivamente. Com textos curtos, temas leves e bem-humorados, os conteúdos entraram no ar em formato de interprogramas.

    No mesmo mês, o autor comandou outra produção temática: A Música do Cinema. A série original sobre trilhas da sétima arte também contemplou clássicos dos grandes musicais aos filmes noir, com trilha sonora jazzística. Composições do cinema brasileiro e europeu ganharam atenção especial.

    Sobre Ruy Castro

    O jornalista e escritor Ruy Castro começou sua trajetória profissional como repórter em 1967, no Rio de Janeiro, e atuou nos principais veículos da imprensa carioca e paulistana. Em 1988, ele passou a se dedicar aos livros e fez sua estreia como escritor em 1990, com o lançamento de Chega de Saudade: a História e as Histórias da Bossa Nova.

    É autor de biografias de Nelson Rodrigues, Garrincha e Carmen Miranda, reconstituições históricas sobre a bossa nova, o samba-canção e o Rio de Janeiro dos anos 1920, além de romances e obras sobre cinema e literatura.

    Em 2021, Ruy Castro conquistou reconhecimento com o prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras (ABL). No ano seguinte, foi eleito para ocupar a cadeira 13 da ABL. Atualmente, também escreve artigos para jornais.

    Serviço

    Damas do Jazz – Estreia – Domingo (31), às 22h, na Rádio MEC

    Rádio MEC na internet e nas redes sociais

    Site: https://radios.ebc.com.br
    Instagram: https://www.instagram.com/radiomec
    Spotify: https://open.spotify.com/user/radiomec
    YouTube: https://www.youtube.com/radiomec
    Facebook: https://www.facebook.com/radiomec
    X: https://x.com/radiomec
    WhatsApp: (21) 99710-0537

    Como sintonizar a Rádio MEC

    Rio de Janeiro: FM 99,3 MHz e AM 800 kHz 
    Belo Horizonte: FM 87,1 MHz 
    Brasília: FM 87,1 MHz e AM 800 kHz 
    Parabólica – Star One C2 – 3748,00 MHz – Serviço 3 
    Celular – App Rádios EBC para Android e iOS