chance maior de inclusão no primeiro lote termina domingo

Por MRNews

Contribuintes que ainda não enviaram a declaração do Imposto de Renda 2026 têm até este domingo (10) para aumentar as chances de entrar no primeiro lote de restituição. O pagamento está previsto para o dia 29 de maio, mesma data final para entrega do documento à Receita Federal.

A regra principal é simples. Quem declara primeiro, recebe primeiro, desde que não haja pendências. Erros ou inconsistências podem levar à chamada malha fina, o que adia o pagamento até a regularização.

Além da ordem de envio, alguns critérios aumentam a prioridade na fila de restituição. Entre eles estão o uso da declaração pré-preenchida e a opção por receber o valor via Pix.

Moraes rejeita revisar pena de Débora do Batom, condenada pelo 8/1

Oficina mescla fotografia com IA para construção de fabulações visuais

Quanto mais requisitos o contribuinte atender, maiores são as chances de receber já no primeiro lote.

Calendário

A Receita Federal ainda não divulgou a data de consulta ao primeiro lote, mas a lista de quem receberá restituição costuma ser publicada uma semana antes do pagamento. Caso não haja imprevistos, a consulta deve ser aberta em 22 de maio.

A partir deste ano, a Receita reduziu o número de lotes de restituição e fará quatro pagamentos em vez de cinco.

Confira o cronograma de restituições previsto:

Dino questiona atuação conjunta da CVM e BC para impedir fraudes

Filme nigeriano ganha Festival Internacional de Cinema de Brasília

  •     1º lote: 29 de maio;
  •     2º lote: 30 de junho;
  •     3º lote: 31 de julho;
  •     4º lote: 28 de agosto.

Quem tem prioridade

A legislação estabelece uma ordem de preferência no pagamento das restituições, independentemente da data de envio. A fila tem o seguinte critério:

  •     Idosos com mais de 80 anos;
  •     Idosos a partir de 60 anos, pessoas com deficiência ou doença grave;
  •     Contribuintes cuja principal renda seja o magistério;
  •     Quem usa declaração pré-preenchida e opta por Pix;
  •     Demais contribuintes.

Prazo final e multa

O prazo para envio da declaração do Imposto de Renda 2026 termina em 29 de maio, às 23h59min59s. 

Quem é obrigado a declarar e perder o prazo está sujeito a multa mínima de R$ 165,74, que pode chegar a 20% do imposto devido.

A data limite para quem deseja pagar o imposto via débito automático na primeira parcela ou em cota única também vai até 10 de maio.

Apesar da vantagem de enviar cedo, especialistas recomendam atenção no preenchimento. Informações incorretas aumentam o risco de retenção na malha fina, o que pode atrasar ou até suspender a restituição.

O Fisco orienta revisar todos os dados antes do envio e evitar deixar a declaração para os últimos dias, quando o sistema pode apresentar instabilidade devido ao alto volume de acessos.

Divergência

Por causa de problemas no novo sistema de cruzamento de dados da Receita, o número de declarações na malha fina está maior este ano.

O Fisco deixou de considerar a Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (Dirf) e passou a considerar as informações prestadas pelas empresas por meio do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) e da Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf).

Como diversas empresas, inclusive órgãos públicos, erraram a prestação de informações ao eSocial e à EFD-Reinf, mais contribuintes estão tendo a declaração retida este ano. 

Em caso de divergência de informações, o contribuinte deve pedir a correção dos dados à empresa ou à fonte pagadora.

Balanço

A 25 dias para o fim do prazo de entrega, quase 60% dos contribuintes ainda não acertaram as contas com o Leão. 

Segundo o balanço mais recente da Receita, até as 17h57 desta segunda-feira (4), 18.979.807 contribuintes enviaram o documento. Isso equivale a 43,1% do total de 44 milhões de declarações esperadas para este ano.

Segundo a Receita Federal, 69,9% das declarações entregues até agora terão direito a receber restituição, 17,1% terão que pagar Imposto de Renda e 13% não têm imposto a pagar nem a receber.

Com plano de contingência elaborado, Leo Bezerra solicita recursos federais para resposta às chuvas em João Pessoa

Durante reunião com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, nesta segunda-feira (4), o prefeito Leo Bezerra afirmou que a Prefeitura de João Pessoa possui um plano estruturado para o enfrentamento dos danos causados pelas chuvas na Capital. As ações envolvem as áreas de assistência social, saúde e infraestrutura, com o objetivo de garantir recursos federais para uma atuação mais concentrada e eficiente, tanto no cuidado às famílias quanto na contenção dos transtornos.

O encontro, realizado no Centro de Convenções, também contou com a presença do secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, do governador da Paraíba e de prefeitos de diversas cidades paraibanas impactadas pelo volume de chuvas dos últimos dias. A articulação conjunta busca orientar os municípios na elaboração de planos de contingência, etapa necessária para viabilizar a liberação de recursos federais de forma emergencial e dentro dos parâmetros legais.

Plano de contingência e assistência – O plano da Prefeitura foi estruturado desde as primeiras chuvas na semana passada e consolidado na manhã desta segunda-feira, após reunião do prefeito com sua equipe de secretários no Centro de Cooperação da Cidade (CCC), no Altiplano. O documento vai embasar a publicação de um decreto de situação de emergência no Município.

Leo Bezerra destacou que João Pessoa já ultrapassou os 400 milímetros de chuva acumulados nos últimos dias e ressaltou que a gestão municipal tem atuado de forma contínua no atendimento às famílias atingidas. Ele acrescentou que a cidade entra agora em uma nova fase, que inclui o retorno gradual das famílias às suas residências, além de ações de limpeza urbana e recuperação da infraestrutura nas áreas mais afetadas.

“Estamos compilando informações sobre as pessoas que procuram nossos abrigos e centros de acolhimento. Nossas equipes seguem atuando nas ruas, em conjunto com a assistência social e a Defesa Civil, que coordena as ações. Os relatórios serão encaminhados à Defesa Civil Nacional e aguardamos os recursos prometidos pelo Governo Federal. Precisamos de equipamentos para avançar nas ações de limpeza em diversas áreas”, destacou o prefeito.

Recursos federais – O ministro Waldez Góes explicou que o volume de recursos a ser destinado dependerá das demandas apresentadas por cada Município, que pode submeter mais de um plano de contingência. Segundo ele, a partir dessa formalização é possível acionar diferentes frentes de apoio, envolvendo órgãos federais, estaduais e regionais.

“É importante que os gestores compreendam que já existem diretrizes estabelecidas, tanto no âmbito estadual quanto federal, que orientam essas ações. Há diversas políticas públicas que podem ser mobilizadas, incluindo assistência social, atuação do Incra e ações da Defesa Civil, além da articulação com outros ministérios, como Educação e Saúde”, afirmou.

Trâmite – O secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, destacou que as informações precisam ser inseridas no sistema do Governo Federal para análise e reconhecimento da situação de emergência.

“Esse reconhecimento permite que estados e municípios tenham acesso ao apoio federal, não apenas do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, mas também de outras pastas, conforme a necessidade”, explicou.

Publicado em Sem categoria

Brasil celebra campanha histórica na Cerimônia de Encerramento dos Jogos Panamá 2026 – LNF

foto: Bruno Ruas/COB

O Time Brasil desfilou na Cerimônia de Encerramento dos Jogos Sul-Americanos da Juventude Panamá 2026 com orgulho. A bandeira, nas mãos de Emily Kuster e Kevin Aguero, liderava a delegação campeã dos Jogos, com 157 medalhas — 58 ouros, 51 pratas e 48 bronzes. Mais do que isso: campeão em todas as edições do evento — Lima 2013, Santiago 2017 e Rosário 2022 —, o Brasil elevou seu desempenho e estabeleceu novo recorde de medalhas no quadro geral, superando as 152 de Santiago.

“A participação dos nossos jovens atletas nos Jogos Sul-Americanos da Juventude reafirma a força e o talento do esporte brasileiro. Foram 157 medalhas, e cada conquista refletiu a dedicação, a coragem e o espírito de equipe”, disse, durante o desfile, Mariana Mello, gerente de Projetos Esportivos Especiais do COB e subchefe de missão no Panamá.

A alegria dos atletas de 14 a 19 anos, que curtiram a festa proporcionada pelos panamenhos, era também de dever cumprido. “De certa forma, isso nos faz saber que estamos no caminho certo. Que muitas coisas boas ainda vão acontecer. Demos mais provas de que há muito talento escondido dentro do Brasil”, disse a porta-bandeira Emily, medalha de ouro na categoria -63kg feminino do levantamento de pesos.

Ao seu lado, Kevin Aguero, ouro nos 400m rasos do atletismo, seguia surpreso com tudo. “Significa muito para mim ter recebido esse convite. Estou representando o Brasil aqui no Panamá. A ficha ainda não caiu. Na verdade, ainda não caiu nem que eu ganhei os 400m! É muita alegria carregar a bandeira. É um sentimento de satisfação; tudo o que eu fiz para chegar aqui valeu a pena”, endossou Kevin.

Emily Kuster e Kevin Aguero, porta-bandeiras do Time Brasil. Leo Barrilari/COB Bruno Ruas/COB

As cerimônias de abertura e encerramento, por sinal, são um bom exemplo do momento dos atletas brasileiros nos Jogos: todos os quatro porta-bandeiras foram medalhistas de ouro, já que Clarissa Vallim e Lavozier Marubo, que abriram os Jogos, conquistaram o topo do pódio em suas categorias no judô e no wrestling, respectivamente.

“Saímos do Panamá orgulhosos do compromisso demonstrado pelos nossos atletas e da forma inspiradora como representaram nosso país nesta que foi a primeira experiência em uma missão do Time Brasil para a grande maioria. Com essa cerimônia, celebramos não só nossas medalhas, mas todo o crescimento dos nossos jovens”, elogiou Mariana Mello.

Visivelmente emocionada, Emily carregava mais que a bandeira. Carregava também a sensação de ter sido útil à equipe. “Saber que minha medalha ajudou a bater esse recorde… Tem muita gente boa aqui que pode ser medalha de bronze, prata ou ouro nos Jogos Olímpicos. Eu pude contribuir; foi a minha primeira medalha de ouro. E depois soube que iria carregar a bandeira. Acho que vou chorar de novo. Porque, carregando essa bandeira, eu me sinto como se carregasse a nação comigo”, revelou Emily.

Publicado em Sem categoria

Atletas de Ubatuba conquistam vagas na fase estadual – Prefeitura Municipal de Ubatuba

A equipe de natação de Ubatuba garantiu classificação para a fase estadual dos Jogos da Juventude, que será realizada em Barretos, após resultados de destaque obtidos na fase regional da competição, disputada no último 1º de maio, em São José dos Campos, no complexo Atleta Cidadão / Casa do Jovem.

Representando Ubatuba, as atletas Adrielle de Souza Alves e Júlia Cristine de Souza Lima conquistaram o primeiro lugar em suas respectivas provas e asseguraram vaga na etapa estadual. Adrielle venceu nos 400 metros livre, enquanto Júlia foi campeã nos 50 metros costas.

Para o treinador Marcos Iacopi, a classificação é fruto direto da dedicação das atletas e da continuidade do trabalho realizado nos treinamentos. “Esses resultados mostram a seriedade com que as atletas vêm se preparando e a evolução técnica que têm apresentado ao longo das competições. É uma conquista importante para elas e também para a natação de Ubatuba, que segue firme no processo de formação esportiva”, destacou.

“Ver atletas avançando para a fase estadual dos Jogos da Juventude é motivo de orgulho para Ubatuba. Isso demonstra a força do esporte de base, o comprometimento da equipe técnica e o talento dos nossos jovens atletas. Seguiremos apoiando e incentivando a modalidade”, afirmou o secretário de Esportes e Lazer.

Publicado em Sem categoria

Defesa Civil realoca cinco famílias para abrigamento temporário e alerta para dois novos avisos do Inmet

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec-JP) segue assistindo às famílias atingidas pelas chuvas em João Pessoa. Neste domingo (3), mais cinco famílias ficaram desabrigadas após as casas ficarem submersas devido a cheia do Rio Gramame. Todas estão abrigadas temporariamente em um equipamento comunitário do Betel Brasileiro.

Com isso, o número de famílias desabrigadas desde a sexta-feira subiu de 16 para 22, totalizando 72 pessoas. Todas estão sendo assistidas com alimentação, água mineral, atendimento médico e sendo monitoradas pela Vigilância Epidemiológica e de Saúde, além de terem recebidos os kits emergenciais (colchão, travesseiro e cobertor).

O coordenador da Defesa Civil, Kelson Chaves, destacou o trabalho da Compdec-JP e demais secretarias municipais, que desde o início das chuvas mantêm equipes nas ruas monitorando rios e barreiras, visitando as áreas atingidas e, principalmente, prestando assistência às pessoas necessitadas conforme a orientação do prefeito Leo Bezerra.

“Choveu bastante em João Pessoa nesses primeiros dias de maio e desde o primeiro instante nós estamos trabalhando incansavelmente para minimizar os impactos das chuvas. Nossas equipes estão acompanhando de perto a situação nos bairros para que possamos, junto com as outras secretarias do Município, oferecer auxílio à população, com a supervisão pessoal do prefeito Leo Bezerra”, ressaltou Kelson Chaves.

Alertas – O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois avisos de chuvas intensas para João Pessoa. O alerta amarelo (perigo potencial), válido até as 10h da quinta-feira (7), tem previsão de 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Já o alerta laranja (perigo), com previsão de precipitação de 30 a 60 mm/h ou a 50 a 100mm/dia, é válido até as 23h59 da terça-feira (5).

Trabalho integrado – A força-tarefa montada pela Prefeitura para suporte aos moradores de João Pessoa nesse período de chuva intensa é formada pela Defesa Civil e as Secretarias de Infraestrutura (Seinfra), Educação (Sedec), Saúde (SMS), Juventude, Esporte e Recreação (Sejer), Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), Desenvolvimento Social (Sedes), Gestão Governamental (Seggov), Comunicação (Secom), Segurança (Semusb), além da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), Autarquia Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e o Programa João Pessoa Sustentável.

Como acionar – A Defesa Civil funciona 24 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Em caso de necessidade, deve ser acionada pelos números 98831-6885 (WhatsApp) e 199 ou pelo aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’.

Moraes rejeita revisar pena de Débora do Batom, condenada pelo 8/1

Por MRNews

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou nesta segunda-feira (4) pedido para que a cabeleireira Débora Rodrigues dos Santos, conhecida como Débora do Batom, seja beneficiada imediatamente pelo projeto de lei (PL) da Dosimetria.

Na semana passada, o Congresso derrubou o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao projeto, que beneficia condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

Na sexta-feira (1°), um dia após a votação, a defesa de Débora pediu ao Supremo a redução de pena, antes mesmo da promulgação do PL. 

Oficina mescla fotografia com IA para construção de fabulações visuais

Dino questiona atuação conjunta da CVM e BC para impedir fraudes

Pela Constituição, o projeto tem que ser encaminhado para promulgação pelo presidente da República em até 48 horas. Caso isso não ocorra, a tarefa caberá ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).

Crime

Ela foi condenada a 14 anos de prisão por participar dos atos e pichar a frase “Perdeu, mané” na estátua A Justiça, localizada em frente ao edifício-sede do Supremo, com um batom.

Atualmente, ela cumpre pena em regime domiciliar por ter filhos menores de idade.

Segundo os advogados, Débora já cumpriu três anos de prisão e pode progredir para o semiaberto.

Filme nigeriano ganha Festival Internacional de Cinema de Brasília

Alckmin espera diálogo e “boa química” em encontro entre Lula e Trump

Decisão

Na decisão, Moraes julgou prejudicado o pedido da defesa porque o PL da Dosimetria ainda não foi promulgado pela Presidência da República ou pelo Congresso.

“O Congresso Nacional, em sessão realizada em 30/4/2026, derrubou o veto da Presidência da República (VET 3/2026), ressalvados dispositivos prejudicados, ao chamado PL da Dosimetria (PL 2.162/2023), não tendo ocorrido, até o momento, nem a promulgação, tampouco a publicação do diploma normativo, que, portanto, não está em vigor”, justificou o ministro.

Desde março do ano passado, Débora cumpre prisão domiciliar em Paulínia (SP), onde reside.

Ela é monitorada por tornozeleira eletrônica, não pode usar redes sociais, nem ter contato com outros investigados. No caso de descumprimento, ela deverá voltar para o presídio. 

CBC e FENACLUBES lideram mobilização em Brasília contra Reforma Tributária – LNF

O CBC e a FENACLUBES estiveram nesta terça-feira, 28/04, liderando amplo movimento de resistência e diálogo em prol do segmento clubístico nacional. O movimento “Luto no Esporte” segue firme e pautou discussões fundamentais em diferentes esferas de poder para garantir que a formação de novos atletas e o surgimento de futuros campeões não sejam inviabilizados pela reforma tributária, defendendo a criação da PEC da Imunidade. 

Abaixo, detalhamos as quatro frentes de atuação dessa mobilização: 

Audiência no Senado Federal 

Em uma audiência pública de grande relevância na Comissão de Esporte do Senado Federal, conduzida com maestria pela Senadora Leila Barros (DF), as vozes dos Clubes ganharam protagonismo. O debate contou com a participação de dirigentes de entidades esportivas e atletas, destacando-se a defesa incisiva do ecossistema esportivo nacional. Paulo Maciel, presidente do CBC, afirmou que os clubes fazem um trabalho importante para o povo brasileiro, e por isso questionou a elevação dos tributos sobre o setor. 

O presidente do Praia Clube/MG, Paulo Henrique Nascimento Silva, enfatizou que o sucesso olímpico e paralímpico depende vitalmente das renúncias fiscais, lembrando que o esporte atua como um pilar triplo na sociedade: previne problemas de segurança, educa e economiza recursos da saúde pública. Luiz Eduardo Batista (BAP), presidente do Clube de Regatas do Flamengo/RJ, contribuiu com um alerta estratégico e contundente ao demonstrar que a nova taxação sobre os incentivos já afasta patrocinadores e ameaça devastar a base olímpica, sem que isso resolva os problemas fiscais do Governo Federal. Por fim, André Fiore, presidente do Esporte Clube Pinheiros/SP, ressaltou o papel histórico da instituição na formação humana e na ascensão social dos jovens, alertando para a atual insegurança jurídica e defendendo que o esporte seja tratado como uma “política de Estado” permanente. 

Reforçando o compromisso do setor, Arialdo Boscolo, presidente da FENACLUBES, pontuou: “Muitas vezes a regulamentação surge para criar dificuldades, quando o esporte precisa, na verdade, é de dinamismo. Ele necessita de praticidade, sem amarras ou interpretações que nos obriguem a gastar mais tempo com gestão administrativa e insegurança jurídica do que com o esporte na ponta. É preciso compreender que a nossa campanha ‘Luto no Esporte’ existe porque realmente estamos em luto. E por que estamos em luto? Porque ainda não temos um Projeto de Lei protocolado no Senado ou na Câmara dos Deputados. O dia em que tivermos um projeto — como a PEC da Imunidade que estamos propondo — mudaremos esse cenário, pois o Esporte é o único direito social da Constituição que não possui um orçamento massivo”.

 Complementou ainda dizendo: “a partir do momento em que a proposta da PEC for formalmente apresentada, a nossa postura também se transformará: a campanha ‘Luto no Esporte’ passará a se chamar ‘Luto Pelo Esporte’. Essa mudança não será apenas no nome, mas também na nossa identidade visual, onde o fundo preto, que hoje simboliza a nossa indignação e tristeza, será substituído pelas cores verde e amarela.” 

Encontro com Ministro do Esporte e Liderança Partidária 

O debate estendeu-se ao Poder Executivo e às lideranças partidárias em uma reunião que contou com a presença do Ministro de Estado do Esporte, Paulo Henrique Perna Cordeiro, e da liderança do Partido Progressistas – PP, representada pelo Deputado Dr. Luizinho – RJ. As autoridades mostraram-se ávidas por soluções conjuntas e reconheceram que a proteção financeira dos Clubes é essencial para o fomento do esporte. O movimento “Luto no Esporte” continuará até que o Governo Federal apresente uma proposta definitiva que solucione o impasse tributário.

Publicado em Sem categoria

Prefeitura de Sorocaba realiza programação especial da campanha Maio Laranja ao longo deste mês – Agência de Notícias

 

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cidadania (Secid), realiza, durante todo este mês, ações especiais da campanha Maio Laranja na cidade. A iniciativa tem como intuito promover a conscientização sobre a importância do combate à violência e ao abuso sexual contra crianças e adolescentes.

O Maio Laranja faz referência ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil (18 de maio) e existe para dar visibilidade a esse tipo de violência, muitas vezes silenciosa, e mobilizar a sociedade em torno da garantia de uma infância e adolescência seguras, protegidas e livres de violação de direitos. Em Sorocaba, a iniciativa também faz parte do calendário oficial do Município, por meio da Lei Municipal nº 13.094/2024.

A programação gratuita conta com palestras, rodas de conversa e atividades educativas com famílias e responsáveis dos Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas). O trabalho teve início nesta segunda-feira (4) com encontros entre a comunidade para tratar a temática, nos Cras Ipiranga e Vitória Régia, e contará com outras atividades até o dia 22 de maio, em diferentes locais da cidade.

A iniciativa reafirma o compromisso da Secretaria da Cidadania com a proteção integral de crianças e adolescentes, promovendo ações permanentes de prevenção, conscientização e enfrentamento à violência sexual, em consonância com a legislação vigente e com os princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Mais informações sobre as iniciativas voltadas ao enfrentamento de abuso sexual envolvendo crianças e adolescentes em Sorocaba podem ser obtidas junto à Secretaria da Cidadania, que está localizada na Rua Santa Cruz, 116, no Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3212-6900 ou ainda pelo e-mail: assistenciasocial@sorocaba.sp.gov.br.

Segue, abaixo, a programação da Campanha Maio Laranja:

5 de maio (terça-feira)
Reunião Maio Laranja, com equipe multidisciplinar
Horário: 14h
Local: UBS Carandá
Atividade aberta ao público

5 de maio (terça-feira)
Reunião Maio Laranja
Horário: 9h
Local: UBS Vitória Régia
Atividade aberta ao público

6 de maio (quarta-feira)
Reunião Maio Laranja
Horários: 8h30, 9h30, 10h30 e 13h30
Local: Cras Sul-Leste
Atividade aberta ao público

7 de maio (quinta-feira)
Reunião Maio Laranja
Horários: 9h30 e 14h
Local: Cras Laranjeiras
Atividade aberta ao público

7 de maio (quinta-feira)
Capacitação Maio Laranja, em parceria com Escuta Especializada (Gpaci)
Horário: 14h30 às 16h30
Local: Auditório Gpaci
Atividade voltada aos servidores dos Cras e Creas

8 de maio (sexta-feira)
Reunião Maio Laranja
Horários: 9h30 e 14h
Local: Cras Laranjeiras
Atividade aberta ao público

8 de maio (sexta-feira)
Reunião Maio Laranja
Horários: 9h e 14h
Local: Cras Ipiranga
Atividade aberta ao público

11 de maio (segunda-feira)
Capacitação Maio Laranja, em parceria com Escuta Especializada (Gpaci)
Horário: 9h às 11h
Local: Auditório Gpaci
Atividade voltada aos servidores dos Cras e Creas

12 de maio (terça-feira)
Reunião Maio Laranja, com Escuta Especializada (Gpaci)
Horário: 14h
Local: Cras Cajuru
Atividade aberta ao público

13 de maio (quarta-feira)
Encontro Maio Laranja, com oficina de fuxico para confecção de chaveiros e bate-papo
Horário: 14h
Local: Cras Nova Esperança
Atividade aberta ao público

22 de maio (sexta-feira)
Ação intersetorial Maio Laranja
Horário: 9h
Local: Paróquia São Bento (Avenida Vinícius de Moraes, 1.001 – Parque São Bento)
Atividade aberta ao público

Publicado em Sem categoria

Nova Iguaçu inaugura terceiro polo do TEAbraçar e amplia acolhimento ao autismo

Nova Iguaçu inaugura terceiro polo do TEAbraçar e amplia acolhimento ao autismo




Durante o Abril Azul, mês de conscientização sobre o autismo, Nova Iguaçu ampliou a rede de acolhimento especializado com a inauguração do terceiro polo do TEAbraçar, nesta quinta-feira (30), na Rua Coronel Bernardino de Melo, 4.345, no bairro da Luz. A nova unidade reforça o cuidado com crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e amplia o acesso ao diagnóstico e às terapias no município.

O TEAbraçar III terá capacidade para atender até 450 novas crianças, reunindo, em um único espaço, atendimento médico e terapêutico. A unidade contará com especialidades como neuropediatria, psiquiatria infantil e pediatria, além de equipe multidisciplinar formada por psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas e assistentes sociais. Com a abertura desta unidade, Nova Iguaçu pode chegar a mais de 1.500 crianças em acompanhamento terapêutico.

“Estamos entregando um espaço pensado, de fato, para as nossas crianças e suas famílias. Um centro especializado, preparado para oferecer atendimento com qualidade, escuta e respeito. O compromisso do nosso governo é entender as necessidades da população e trabalhar para entregar o melhor. O que vemos aqui hoje é exatamente isso: um equipamento completo, com estrutura e atendimento que não deixa a desejar a nenhuma clínica particular”, destacou o prefeito Dudu Reina.

O atendimento também será estendido aos responsáveis, com suporte clínico, acompanhamento psicológico e rodas de conversa. Os atendimentos terão início na próxima semana, por meio do sistema de regulação do município.

“Hoje é um dia de muita emoção e gratidão. Ver esse espaço sendo entregue à população de Nova Iguaçu é a prova de que, com trabalho sério e compromisso, conseguimos transformar realidades. Desde 2023, avançamos muito no atendimento em neuropediatria. Saímos de uma estrutura limitada para um serviço mais amplo, humano e organizado. Já são mais de 10 mil crianças acolhidas e mais de mil em acompanhamento terapêutico, o que demonstra a importância desse cuidado para tantas famílias”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Nobre Cavalcanti.

Uma das presentes na inauguração foi a corretora de planos de saúde Kátia Otávio da Silva Neves, de 47 anos, mãe de Dereck, de 12. Ela destacou a importância da ampliação da rede de atendimento especializado na cidade.

“Quando falam em diagnóstico, parece simples, mas não é. Meu filho tem autismo e outros transtornos associados. Hoje, ele é acompanhado pelo TEAbraçar, e ter mais um espaço como esse faz toda a diferença, porque reúne tudo o que precisamos em um só lugar. Ficamos mais seguros”, afirmou.

Clínica da Família amplia atendimento na região

Ao lado do TEAbraçar, a Prefeitura também inaugurou a Clínica da Família do bairro da Luz. Esta é a 61ª unidade da rede de atenção primária e terá capacidade para realizar entre 8 mil e 10 mil atendimentos por mês. O espaço oferecerá consultas médicas, exames laboratoriais, vacinação e outros serviços essenciais, ampliando o acesso à saúde básica na região. As duas unidades começam a atender a população a partir da próxima segunda-feira (4).

Oficina mescla fotografia com IA para construção de fabulações visuais

Por MRNews

Termina, na próxima quinta-feira (7), o período de inscrições para a oficina Fabulações Visuais: Inteligência Ancestral, IA e Criação Fotográfica, que integra o programa Imagens do Povo, do Observatório de Favelas.

Clique aqui para acessar o formulário de inscrição.

Trata-se de uma formação de 20 horas, em seis encontros semanais, voltada para maiores de 18 anos, especialmente moradores de territórios periféricos que atuam ou têm interesse pela fotografia popular.

Dino questiona atuação conjunta da CVM e BC para impedir fraudes

Filme nigeriano ganha Festival Internacional de Cinema de Brasília

A oficina busca fortalecer práticas criativas conectadas com identidade, memória e território e convida participantes a experimentar novas possibilidades de criação de imagens a partir do encontro entre fotografia, inteligência artificial (IA) e saberes ancestrais.

O início das atividades será na terça-feira, dia 12 de maio, com aulas até 16 de junho, no horário de 18h às 21h, sempre às terças.

A ideia é levar os participantes a explorar processos criativos que partem do repertório individual, das epistemologias negras e das tecnologias populares e, a partir daí, construir narrativas visuais autorais, simbólicas e sensoriais.

Ao longo dos encontros, os participantes vão transitar entre teoria e prática, conectando referências históricas e culturais com experimentações contemporâneas.

Alckmin espera diálogo e “boa química” em encontro entre Lula e Trump

Gilmar Mendes diz que caso Master gera perplexidade na população

A introdução à inteligência artificial (IA) e suas aplicações na criação de imagens, as relações entre IA, fabulação preta e história do Brasil, além da noção de Inteligência Ancestral estão entre os conteúdos que serão trabalhados.

A oficina propõe ainda exercícios de desenvolvimento do olhar fotográfico, construção de repertório visual e criação de imagens com IA a partir da elaboração de prompts – perguntas ou comandos enviados à IA para gerar respostas, conteúdos, imagens ou ações específicas –, pesquisa de referências e exploração sensorial.

As informações são do programa Imagens do Povo, do Observatório de Favelas.