Avião de bimotor cai e bate em prédio em Belo Horizonte

Por MRNews

Por EBC,

Um avião bimotor de pequeno porte caiu e atingiu um prédio no Bairro Silveira, região nordeste de Belo Horizonte, no fim desta manhã de segunda-feira (4). Segundo informações do corpo de bombeiros, o piloto e três passageiros estavam a bordo.

A aeronave decolou do Aeroporto da Pampulha e caiu poucos minutos após iniciar o voo. O prédio de três andares que foi atingido fica na Rua Ilacir Pereira Lima.

Os bombeiros estão no local para fazer o resgate. Até o momento não se sabe o que provocou a queda.

Embraer assina contrato de venda de aviões para os Emirados Árabes

Operadora de turismo confirma situação médica grave em cruzeiro

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

 

SP: feminicídio aumenta 41%; violação de medida protetiva sobe 31,9%

Mercado eleva previsão da inflação para 4,89% este ano

Agência Minas Gerais | Polícia Militar inicia campanha Maio Amarelo 2026 em Minas Gerais

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) lançou nesta segunda-feira (4/5), no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, a solenidade de lançamento oficial da campanha Maio Amarelo 2026. A ação marca o início das atividades educativas e preventivas promovidas pela PMMG durante o mês, período dedicado à conscientização para a redução de sinistros de trânsito e preservação da vida.

A campanha que acontece desde 2014, contará com a atuação integrada do Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPMRv), nas rodovias estaduais e delegadas e do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) no âmbito da capital mineira, com foco em ações de fiscalização, educação para o trânsito e mobilização social em todo o estado de Minas Gerais.

PMMG / Divulgação


Foram destacadas as estratégias institucionais voltadas ao fortalecimento da segurança viária, à conscientização dos condutores, motociclistas, ciclistas e pedestres, bem como à importância do comportamento responsável no trânsito.

Segundo o comandante do Batalhão de Polícia Militar Rodoviária, tenente-coronel Welington Eduardo Mourão Ferreira, o trânsito rodoviário é de uso coletivo, portanto é preciso que o condutor tenha a consciência que o descumprimento da legislação afeta diretamente os demais usuários.

“A combinação de álcool e direção, a falta de manutenção preventiva, ultrapassagens e locais proibidos, excesso de velocidade são as causas mais comuns de acidentes nos mais de 30 mil quilômetros de estradas estaduais que cortam o estado”, concluiu o comandante.

De acordo com a comandante do Batalhão de Polícia de Trânsito, tenente-coronel Layla Brunnela, além das ações de conscientização e de fiscalização, é importante que os usuários das vias adotem medidas de autoproteção e fiel cumprimento da legislação de trânsito.

“É preciso que os condutores respeitem desde um semáforo fechado a um local com restrição de parar ou estacionar. Os condutores precisam estar focados na direção do veículo e que não desviem a atenção com o uso de aparelhos eletrônicos”. A comandante esclarece ainda que, dentro do processo educacional e preventivo, a Transitolândia, com mais de 40 anos de atuação, vai ampliar o atendimento às escolas, empresas e faculdades.

Publicado em Sem categoria

Atlético-PI perde para o Apodi-RN e é eliminado do torneio – LNF

Jé, pivô do Atlético-PI, em jogo contra o Apodi-RN — Foto: Lucas Batista/Atlético Piauiense

O Atlético-PI perdeu para o Apodi-RN por 4 a 2 na manhã desta sexta-feira, na Arena Verdão, em Teresina, pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil de Futsal 2026. Com o resultado, o Cavernão foi eliminado da competição. Na partida de ida, os clubes empataram por 1 a 1 no Rio Grande do Norte. A equipe potiguar vai enfrentar na próxima fase o vencedor do confronto entre Ipu-CE e Traipu-AL, marcado para ocorrer no dia 9 de maio. 

Contra o Apodi-RN, a equipe foi comandada pelo auxiliar permanente do clube, Leonardo Silva. Ele assumiu a função de forma provisória após a saída do técnico André Bié. O Atlético-PI ainda não divulgou o nome do seu novo treinador.

Essa foi a segunda eliminação seguida do Atlético-PI nas oitavas de final da Copa do Brasil de Futsal. Na temporada passada, o Cavernão caiu para o Bregafó-PA, e a partida também ocorreu na Arena Verdão. 

Publicado em Sem categoria

PDI 2024–2029: IFSP abre segunda consulta pública da revisão do plano – IFSP

Contribuições podem ser encaminhadas até o dia 18 de maio

Está aberta a segunda consulta pública da primeira revisão do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2024–2029 do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). As contribuições podem ser enviadas de 4 a 18 de maio, exclusivamente por meio de formulário eletrônico.

Esta etapa dá continuidade ao processo participativo de construção do PDI, incorporando as contribuições institucionais aprovadas pelo Conselho Superior (Consup) em reunião realizada em 24 de fevereiro de 2026.

O PDI reúne o planejamento estratégico do IFSP até 2029, contemplando diretrizes e ações que orientam a atuação da Reitoria, pró-reitorias, núcleos temáticos e campi, em alinhamento às políticas educacionais. Sua elaboração é resultado de um processo coletivo, que inclui reuniões, audiências e consultas públicas com a comunidade acadêmica, a sociedade civil e o poder público.

O documento completo está disponível para consulta aqui.

As contribuições devem ser enviadas pelo formulário eletrônico: https://forms.gle/j3f3ksLTBFYHBBgz9. 

Para mais informações, acesse a página do Plano de Desenvolvimento Institucional.

Publicado em Sem categoria

Agência Minas Gerais | Educação Financeira é tema de curso on-line oferecido pela Cemig para jovens e adultos

Estão abertas, até esta terça-feira (5/5), as inscrições do curso on-line que a Cemig oferece para jovens e adultos interessados em aprender sobre Educação Financeira. A iniciativa gratuita faz parte do programa de voluntariado da companhia e tem o objetivo de despertar a consciência financeira em jovens e adultos, promovendo escolhas responsáveis e construindo um futuro mais próspero. Para isso, foi elaborado um material que será utilizado pelos participantes, com o apoio dos voluntários. As vagas são limitadas.

A iniciativa tem como principal objetivo ampliar o acesso ao conhecimento sobre finanças pessoais, promovendo autonomia, consciência e planejamento. O conteúdo do curso aborda, entre outros assuntos, pontos como: O que é Educação Financeira e sua importância; a saúde mental e sua relação com o dinheiro; o autoconhecimento como base do planejamento financeiro; o consumo consciente; a organização financeira para o futuro; e o funcionamento dos bancos.

As aulas acontecerão esta semana, nos dias 6 e 7/5, das 18h30 às 21h30, via Google Meet. Para participar, os interessados devem acessar o link disponível no site da Cemig, e se cadastrar por meio do formulário. Ao final do curso, os participantes recebem um certificado digital.

A analista de Sustentabilidade da Cemig, Marina Souza, destaca a importância da realização de mais uma ação pelos voluntários da empresa, ressaltando o impacto positivo que a iniciativa pode causar na vida dos colaboradores e, também, na vida dos estudantes.

“O programa de voluntariado da Cemig executa, anualmente, uma série de atividades. São ações presenciais e on-line que atuam em diversas áreas, buscando colaborar para o desenvolvimento comunitário. Esse curso é uma oportunidade para que os jovens desenvolvam habilidades para a vida adulta e profissional, contribuindo para um futuro de possibilidades”, destacou.

Programa de Voluntariado Cemig

O voluntariado empresarial é uma iniciativa de responsabilidade social das empresas que visam incentivar e apoiar ações voluntárias de seus profissionais em benefício da sociedade. A Cemig conta com o Programa Você – Voluntariado Cemig, que engloba diversas ações para incentivar e apoiar o envolvimento dos empregados em atividades voluntárias, de maneira a promover o desenvolvimento humano e contribuir com o bem-estar das comunidades onde atua.

Bonito apresenta resultados positivos de projeto que reduz desperdício na merenda escolar – Prefeitura Municipal de Bonito

A Prefeitura de Bonito, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, apresentou os resultados de uma parceria voltada à melhoria da alimentação escolar no município. A iniciativa integra o projeto Método Aproveita Mais, desenvolvido pela Lemobs em conjunto com o Banco do Brasil, e utiliza tecnologia e inteligência artificial para otimizar a gestão da merenda nas escolas públicas.

A solução digital BB Alimentação Escolar auxilia no planejamento de cardápios, controle de estoques e redução de desperdícios, seguindo as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A ferramenta também contribui para organizar melhor as compras e apoiar o trabalho das equipes nas unidades escolares.

Na última quinta-feira (30), os resultados da parceria foram apresentados na Escola Municipal Professora Durvalina Dornelles Teixeira, destacando avanços já alcançados na rede municipal de ensino.

Com a implementação da plataforma e a capacitação das equipes, Bonito atingiu um marco importante: quase 5 toneladas de alimentos economizados, sem prejuízo à qualidade das refeições oferecidas aos estudantes. O uso de dados permite ajustar cardápios conforme a demanda real, evitando excessos e melhorando a gestão dos recursos.

Os números mostram o impacto da iniciativa no município:

  • Redução de 59,61% no desperdício de alimentos;
  • Projeção de 22,7 toneladas de comida economizadas em um ano;
  • Redução de 20,4 toneladas de carbono;
  • Equivalente a 79.898 refeições;
  • Mais de 3.040 alunos beneficiados (76.538 comensais);
  • Economia estimada de R$ 164 mil em todas as unidades escolares.

Os resultados indicam ganhos tanto na organização da alimentação escolar quanto na redução de desperdícios, com impacto direto no uso mais eficiente dos recursos públicos e no atendimento aos estudantes da rede municipal.

Publicado em Sem categoria

Três d ouros e quatro de pratas. É o Pinheiros mostrando sua nova geração nos Saltos Ornamentais





Martina, Giulia e Cauã, os destaques pinheirenses em Brasília

 

O saltos ornamentais do Esporte Clube Pinheiros mostrou sua nova geração no Campeonato Nacional de Base, antiga Copinha. Nos dias 2 e 3 de maio, sábado e domingos, na piscina olímpica do Gama, no Distrito Federal, os pequenos atletas do Azul e Preto conseguiram mostrar toda a evolução das horas de treinamentos com seus treinadores. Conquistaram três medalhas de ouros e quatro de pratas, ficando em segundos por 1 ou ponto na maioria das vezes. A associdada Martinna Dinucci, uma de ouro e outra de prata. Giulia Silva, com duas de ouros e uma de prata, foram os destaques da equipe. Bem como Cauã Inserra que trouxe duas de pratas por pequenos detalhes.

 

 

RESULTADOS DOS PINHEIRENSES

 

Sábado (2/5)

 

Trampolim Grupo E – iniciante II Fem:

Prata  – Martinna Dinucci – 207,55

 

trampolim Grupo D – Iniciante I Fem:

8º lugar – Melissa Simonsen – 218,40

19º lugar – Victoria Couto – 172,90

 

trampolim Grupo D – Iniciante II Fem:

Ouro  – Giulia Silva – 316,35

 

plataforma Grupo C – Iniciante  II Fem:

4º lugar – Manuela Simonsen – 326,50

6º lugar – Sarah Carpinelli – 318,50

 

plataforma Grupo C – Iniciante II Masc:

Prata – Cauã Inserra – 325,75

 

trampolim 1m Grupos C e D Fem:

Grupo D

Ouro –  Giulia Silva – 141,60

Grupo C

4º lugar – Sarah Carpinelli – 146,40

5º lugar – Manuela Simonsen – 124,65

 

trampolim 1m Grupos C e D Masc:

Grupo C

5º lugar – Cauã Inserra – 98,05

 

 

Resultados de domingo (2)

Plataforma Grupo E – iniciante II Fem:

Ouro  – Martinna Dinucci – 193,45

 

Plataforma Grupo D – Iniciante I Fem:

10º lugar – Melissa Simonsen – 207,00

17º lugar – Victoria Couto – 174,95

 

Plataforma Grupo D – Iniciante II Fem:

Prata – Giulia Silva – 279,00

 

Trampolim Grupo C – Iniciante  II Fem:

6º lugar – Manuela Simonsen – 331,55

7º lugar – Sarah Carpinelli – 314,10

 

Trampolim Grupo C – Iniciante II Masc:

Prata – Cauã Inserra – 296,20

Publicado em Sem categoria

Embraer assina contrato de venda de aviões para os Emirados Árabes

Por MRNews

A Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) assinou contrato com o Tawazun Council for Defence Enablement para a aquisição de dez aeronaves C-390 Millennium e dez opções de compra. O Tawazun Council for Defence Enablement é a entidade nacional responsável por fomentar e regular o ecossistema industrial de defesa e segurança dos Emirados Árabes Unidos (EAU). O objetivo é fortalecer a capacidade operacional de transporte militar do país em colaboração com uma empresa de defesa local

“Até o momento, esse marco histórico representa o maior pedido internacional de um único país para o C-390 Millennium e consolida o primeiro sucesso da aeronave no Oriente Médio, ressaltando seu forte alinhamento com os exigentes requisitos das forças aéreas modernas que operam em ambientes complexos”, diz a Embraer.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Operadora de turismo confirma situação médica grave em cruzeiro

SP: feminicídio aumenta 41%; violação de medida protetiva sobe 31,9%

Segundo a empresa, o contrato foi assinado após extenso processo de análise e avaliação, incluindo abrangente campanha de testes no ambiente operacional dos EAU.

“A Força Aérea e Defesa Aérea selecionou o C-390 Millennium como a aeronave mais adequada para atender aos seus rigorosos requisitos de missão, otimizando, ao mesmo tempo, a eficiência operacional e os custos do ciclo de vida”, diz a empresa em nota.

A Embraer informou ainda que os serviços de manutenção, reparo e revisão (MRO), juntamente com os de suporte pós-venda para a frota de C-390 Millennium, serão desenvolvidos em colaboração com uma empresa nacional.

“O C-390 Millennium permitirá às Forças Armadas realizar ampla gama de missões, incluindo transporte de carga e tropas, operações de lançamento aéreo, assistência humanitária, evacuação aeromédica, operações em pistas não pavimentadas e total interoperabilidade com as forças nacionais, aliadas e parceiras”, afirma a Embraer.

Mercado eleva previsão da inflação para 4,89% este ano

Três pessoas morrem em cruzeiro em meio a possível surto de hantavírus

Guardas prendem homem por furto de cabos de energia elétrica em São Cristóvão – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Uma equipe do Grupamento de Guardas Motociclistas (GGM) prendeu em flagrante um homem que furtava cabos de energia elétrica de um semáforo na Avenida Pedro II, na altura do número 380, em São Cristóvão, na Zona Norte do Rio, durante a madrugada deste domingo, dia 3.

De acordo com os agentes, o suspeito estava em cima do poste que sustenta o sinal de trânsito e utilizava uma faca para cortar a fiação. Com ele, foram encontrados quatro metros de cabo. O homem foi detido e encaminhado para a 17ª DP (São Cristóvão), onde o caso foi registrado. Segundo as equipes, ele já possui quatro passagens por crimes da mesma natureza.

Categoria:

  • 4 de maio de 2026
  • Marcações: cabos CGM energia elétrica guardas municipais São Cristóvão

    Publicado em Sem categoria

    Atlético-PI futsal anuncia técnico Deividy Hadson, ex-Corinthians e Cascavel, para sequência de 2026 – LNF

    Técnico Deividy Hadson no Cascavel Futsal — Foto: Celso Dias

    O Atlético-PI futsal anunciou a contratação do técnico Deividy Hadson para a sequência de 2026. O profissional estava há três temporadas no Cascavel antes de acertar com o CAP. O cearense de 50 anos foi campeão da Liga Nacional com o Corinthians em 2022 e da Copa do Brasil de 2021 com o Ceará. O treinador chega ao Cavernão para assumir a função antes exercida por André Bié.

    Deividy Hadson

    • Nome: Deividy Hadson Silveira;
    • Idade: 50 anos;
    • Naturalidade: Russas-CE;
    • Clubes que comandou: Horizonte-CE, Ceará, Corinthians e Cascavel;
    • Títulos: Liga Nacional (Corinthians), Copa do Brasil (Ceará), Campeonato Paulista (Corinthians) e Campeonato Cearense (2021).

    Anúncio oficial do Atlético-PI

    Agora é oficial ! Deividy Hadson assume o comando do Atlético Piauiense futsal para o decorrer da temporada 2026. O novo treinador desembarca em Teresina na terça-feira (5) para iniciar seu trabalho com as cores auriverdes.

    Deividy, 50 anos, é natural de Fortaleza-CE e nas últimas três temporadas comandou o Cascavel. Tem passagens também pelo Corinthians, Ceará e Horizonte. Com o projeto do Clube Atlético Piauiense, o treinador retorna ao nordeste.

    Deividy tem no currículo o feito de ser o único técnico nordestino a ter conquistado uma Liga Nacional de futsal, no ano de 2022, quando estava no Corinthians. No mesmo ano também se sagrou campeão paulista com o Timão. Entre outros títulos expressivos foi campeão da Copa do Brasil, conquistada em 2021 com o Ceará.

    Dieguinho, pivô do Atlético-PI, em jogo contra o Apodi-RN — Foto: Lucas Batista/Atlético Piauiense

    No Atlético Piauiense, seu primeiro desafio será o Super Clássico das Américas que acontece nos dias 9 e 10 de maio, em Buenos Aires, na Argentina. O time deve embarcar no dia 6 de maio para a disputa.

    Deividy Hadson se despediu do Cascavel na última semana, após o empate em casa com o Corinthians, por 1 a 1, em São Paulo, pela Liga Nacional de Futsal.

    O treinador vai retornar ao Nordeste depois de cinco anos no futsal do Sul e do Sudeste do país. Deividy Hadson chega ao Atlético-PI após o clube ser eliminado nas oitavas de final da Copa do Brasil para o Apodi-RN, em casa.

    O primeiro desafio de Deividy no Atlético-PI será no Superclássico das Américas de Futsal. O CAP será um dos representantes do Brasil na competição por conquistar o título do Campeonato Brasileiro da modalidade. Jaraguá, campeão da Liga Futsal 2025, também vai jogar o torneio, que ainda vai reunir o Boca Juniors e o Peñarol.

    O campeonato intercontinental vai ocorrer nos dias 9 e 10 de maio, em Buenos Aires, na Argentina. A competição é organizada pelo Mundo Eventos e Futsal e possui a chancela da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) e da AFA Futsal.

    Publicado em Sem categoria