Interdição Total de Via – Obra do Supermercado Shibata – Prefeitura Estância Turística Guaratinguetá

A Prefeitura de Guaratinguetá, por meio da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, informa que foi necessária a interdição total da Rua Alberto Barbeta, na região das obras do novo Hipermercado Shibata, nesta segunda-feira (04), até às 18h.

A medida é necessária para a continuidade dos trabalhos no local ao longo do dia de hoje.
Confira as rotas alternativas:

 Sentido Bairro → Centro
O acesso deve ser realizado pela região do Jardim Bela Vista, conforme já vem ocorrendo.

 Sentido Centro → Bairro
Os motoristas devem utilizar como alternativas os acessos pelos bairros São Dimas e Village Santana.

 Transporte Público
Os ônibus da linha Colônia do Piagui estão operando, em ambos os sentidos, pelos bairros São Dimas e Village Santana.

A Prefeitura orienta que motoristas e pedestres redobrem a atenção ao trafegar pela região e respeitem toda a sinalização implantada no local.

Publicado em Sem categoria

Consumidores devem gastar até R$ 200 no Dia das Mães – CGNotícias

O Dia das Mães deve impulsionar o comércio de Campo Grande às vésperas da data comemorativa, com consumidores dispostos a gastar até R$ 200 e priorizando pagamento à vista. É o que aponta levantamento do Procon Municipal com pesquisa realizada entre os dias 23 e 30 de abril.

Entre os itens preferidos para presentar as mamães, estão os perfumes e cosméticos que lideram com 24,1% da preferência, seguidos pelos acessórios (bolsas e relógios) com (16,1%) e pelos calçados com (12,6%).

Outros presentes também aparecem na lista de intenção de compra, como roupas e eletrodomésticos (8% cada), chocolates (6,9%), flores (5,7%), eletrônicos (3,4%) e livros (2,6%), evidenciando a diversidade de opções escolhidas para homenagear as mães.

Além das preferências de consumo, a pesquisa revela um comportamento mais cauteloso por parte dos consumidores. Cerca de 54% afirmaram que devem optar pelo pagamento à vista. E 66,6% disseram que pretendem pesquisar preços antes de efetivar a compra.

“Nosso objetivo com esta pesquisa é fornecer um panorama para o comércio e, principalmente, alertar o consumidor para que celebre a data com responsabilidade financeira, sempre atento aos seus direitos”, destaca o superintendente do Procon Municipal de Campo Grande, José Costa Neto.

Local escolhido

Em relação aos locais de compra, o comércio de rua aparece como a principal escolha, com 27% das intenções, seguido pelos shopping centers (21,8%) e pelas compras pela internet (18,1%).

O Procon Municipal reforça que, independentemente do valor do presente, é fundamental exigir a nota fiscal e verificar as políticas de troca de cada estabelecimento, que devem ser informadas de forma clara no momento da compra.

A expectativa é de que o Dia das Mães movimente o comércio local, impulsionado por consumidores mais conscientes, que buscam equilibrar a homenagem com o planejamento financeiro e a garantia de seus direitos.

#ParaTodosVerem: Montagem com duas imagens: na primeira, uma jovem é atendida em uma loja; na segunda, equipe do Procon realiza atendimento a um consumidor.

Publicado em Sem categoria

Força Municipal realiza 45 prisões durante o feriado prolongado – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Foram 45 prisões por crimes como roubo, furto e receptação – Divulgação/Força Municipal

Agentes da Divisão de Elite da GM-Rio – Força Municipal realizaram 45 prisões por crimes como roubo, furto e receptação ao longo do feriado prolongado (01 a 03 de maio), incluindo a detenção de um menor, a apreensão de uma pistola; além de três celulares, quatro motocicletas e uma bicicleta do sistema de aluguel.

As ações foram realizadas durante patrulhamento preventivo e ostensivo nas regiões de atuação da Força Municipal (Rodoviária x Terminal Gentileza x Leopoldina; Jardim de Alah; Av. Presidente Vargas, Central do Brasil, Campo de Santana, Cinelândia; Estação x Calçadão de Campo Grande; Afonso Pena x São Francisco Xavier).

Ocorrências

Equipes da Força Municipal realizaram a apreensão de uma pistola durante ação realizada no sábado (02/04), na altura da Rua Mariz e Barros, na Zona Norte. Durante o policiamento, os agentes avistaram um indivíduo conduzindo uma motocicleta na contramão, enquanto populares gritavam “pega ladrão”, indicando possível prática de roubo.

Diante da situação, foi realizado cerco tático, ocasião em que o suspeito caiu da motocicleta. A equipe efetuou a prisão, com uso de algemas, e, durante a abordagem, foi encontrada uma pistola com uma munição, além de uma aliança, um cordão e um aparelho celular.

Na sequência, ainda no local da abordagem, uma vítima se apresentou e informou que o suspeito havia acabado de subtrair sua motocicleta e pertences, mediante grave ameaça com arma de fogo. O autor foi conduzido à 18ª Delegacia de Polícia, e os bens da vítima foram recuperados e devolvidos.

Também no sábado, na Zona Sul, durante policiamento no perímetro do Jardim de Alah, equipes da Força Municipal foram acionadas pelo porteiro de um condomínio residencial após um menor de idade tentar acessar o prédio sem autorização, alegando visitar um apartamento cuja moradora informou não conhecê-lo.

Ao perceber a aproximação dos agentes, o menor tentou fugir, descartando um objeto durante a evasão. Após ser alcançado, foi constatado que se tratava de uma chave de fenda, possivelmente utilizada para arrombamentos.

O menor foi apreendido e conduzido à 14ª Delegacia de Polícia. De acordo com informações da unidade policial, ele seria integrante de uma associação criminosa especializada em furtos em condomínios da Zona Sul.

Marcações: Força Municipal GM ocorrências Prefeitura do Rio prisões

Operadora de turismo confirma situação médica grave em cruzeiro

Por MRNews

A operadora de turismo Oceanwide Expeditions confirmou nesta segunda-feira (4) que enfrenta “situação médica grave” a bordo do navio de cruzeiro MV Hondius. Três pessoas morreram e pelo menos outras três estão doentes em meio a um possível surto de hantavírus registrado na embarcação, que navegava pelo Oceano Atlântico.

Em nota, a Oceanwide Expeditions informou que o primeiro passageiro morreu no dia 11 de abril. “A causa da morte não pôde ser determinada a bordo. Em 24 de abril, esse passageiro desembarcou em Santa Helena [ilha britânica], acompanhado de sua esposa”.

Três dias depois, em 27 de abril, a operadora de turismo foi informada que a esposa desse passageiro também havia passado mal e morrido. Ambos eram cidadãos holandeses. “Até o momento, não foi confirmado se essas duas mortes estão relacionadas à atual situação médica registrada a bordo”.

SP: feminicídio aumenta 41%; violação de medida protetiva sobe 31,9%

Mercado eleva previsão da inflação para 4,89% este ano

Também no dia 27 de abril, outro passageiro, de nacionalidade britânica, adoeceu gravemente e foi levado para a África do Sul por via aérea. “Essa pessoa está atualmente sendo tratada na unidade de terapia intensiva em Joanesburgo, em estado crítico, porém estável”.

Segundo a Oceanwide Expeditions, uma variante do hantavírus foi identificada nesse paciente internado na África do Sul, informação confirmada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Por fim, no sábado (2), outro passageiro a bordo do MV Hondis, de nacionalidade alemã, morreu. A causa ainda não foi determinada. “Além disso, há atualmente dois tripulantes a bordo com sintomas respiratórios agudos, um leve e outro grave. Ambos necessitam de cuidados médicos urgentes. Esses tripulantes são de nacionalidade britânica e holandesa. Até o momento, nenhuma outra pessoa com sintomas foi identificada”, informou a operadora de turismo.

“O hantavírus não foi confirmado nas duas pessoas que ainda estão a bordo e necessitam de cuidados médicos. Também não foi estabelecido se o vírus está relacionado às três mortes associadas a esta viagem. A causa exata e qualquer possível conexão estão sendo investigadas”, completou.

Três pessoas morrem em cruzeiro em meio a possível surto de hantavírus

Começam a valer penas maiores para furto, roubo e receptação

Isolamento

A embarcação, segundo a nota, permanece isolada na Costa de Cabo Verde. Há, ao todo, 149 pessoas a bordo, de 23 nacionalidades – nenhuma delas brasileira. O desembarque de passageiros, o atendimento médico e a triagem exigem autorização e coordenação de autoridades sanitárias locais, que visitaram a embarcação e avaliaram a situação.

A Oceanwide Expeditions destacou ainda que a opção de navegar até as ilhas de Las Palmas ou Tenerife está sendo considerada como alternativa para o desembarque, onde exames médicos adicionais e o tratamento de passageiros e da tripulação poderiam ser realizados.

“Medidas rigorosas de precaução estão em vigor a bordo, incluindo medidas de isolamento, protocolos de higiene e monitoramento médico. Todos os passageiros foram informados e estão recebendo apoio.”

Governo de MS autoriza novo concurso com 2 mil vagas para professores da Rede Estadual – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Em uma construção coletiva, de diálogo permanente com a categoria, o governador Eduardo Riedel autorizou nesta segunda-feira (4) a realização de um novo concurso para contratação de 2 mil professores para Rede Estadual de Ensino. Isto reforça o compromisso para uma educação e ensino de qualidade em Mato Grosso do Sul.

Esta assinatura ocorreu durante reunião com a direção da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de MS), na Governadoria. O encontro também contou com a presença dos secretários estaduais Hélio Daher (Educação) e Roberto Gurgel (Administração).

“Esta decisão foi construída com um diálogo aberto e constante com a categoria. A autorização para este novo concurso mostra o nosso compromisso com uma educação moderna e de qualidade no Estado, com valorização dos profissionais, e um resultado que se vê na prática, não apenas na infraestrutura das escolas, mas, principalmente, na melhoria dos nossos indicadores”, afirmou o governador.

Governador Eduardo Riedel durante reunião com a Fetems

A presidente da Fetems, Deumeires Batista de Souza, reconheceu o esforço do Governo do Estado em abrir 2 mil vagas neste certame. “Houve a compreensão do governador da necessidade do concurso e do número de vagas que é satisfatório. Nós consideramos um grande avanço na luta da categoria, que culminou nesta conquista, com vagas para professores da educação básica e ensino médio”, comemorou.

Deumeires ainda lembrou que o último concurso (professores) teve 722 vagas abertas, mas que o Governo chamou mais de 1.300 aprovados. “Ainda temos o compromisso do Governo de chamar mais aprovados desta lista de espera, antes do próximo concurso”, completou a presidente.

Governador assina autorização de concurso para professores

O secretário estadual de Educação, Hélio Daher, explicou que o novo concurso público para professores vai suprir a demanda dentro das escolas estaduais, com vagas para ensino fundamental e médio, funcionando em um modelo diferente do anterior, já que será para todo o território de Mato Grosso do Sul e não por vagas específicas por cidades.

“Desta forma vai facilitar a vida do professor concursado que poderá concorrer em todos os municípios, de acordo com sua necessidade. Algo novo dentro daquilo que a própria categoria esperava e o Governo do Estado também chegou a conclusão que era a melhor alternativa”, descreveu.

Com a autorização para o concurso, agora o próximo passo é a definição do cronograma pela SAD (Secretaria Estadual de Administração), que vai planejar todo o processo de execução do certame, incluindo a publicação do edital e demais datas para sua realização.

Autorização do concurso ocorreu na sala de reuniões da Governadoria

Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Fotos: Álvaro Rezende/Secom-MS

Publicado em Sem categoria

Vélez Camaquã Futsal confirma lesão no joelho de Toninho e inicia processo de recuperação do atleta – LNF

Vélez Camaquã Futsal confirma lesão no joelho de Toninho – Foto- Ricardo Weschenfelder /ASCOM Vélez Camaquã Futsal

O Vélez Camaquã Futsal vem a público informar uma atualização importante sobre a situação do atleta Toninho, ocorrida na última rodada da LNF Silver.

Durante a partida contra a equipe do América-RN, válida pela 3ª rodada da competição, o pivô sofreu um entorse no joelho após um lance de disputa em quadra, precisando deixar o jogo e receber atendimento imediato do departamento médico do clube ainda durante a partida.

Após o término do confronto, Toninho foi submetido a exames de imagem mais detalhados, que confirmaram o diagnóstico de rompimento do Ligamento Cruzado Anterior (LCA), uma lesão considerada grave e que exige um período mais longo de recuperação.

O Vélez Camaquã Futsal reforça seu compromisso com a saúde e bem-estar dos seus atletas e seguirá dando todo o suporte necessário para que o retorno aconteça da melhor forma possível.

Publicado em Sem categoria

Heitor Mueller e Sophia Medina conquistam os títulos da WSL em Ubatuba – Prefeitura Municipal de Ubatuba

A etapa de Ubatuba do Circuito Banco do Brasil de Surfe – WSL QS 4000 foi encerrada, no último domingo, 03, com os títulos de Heitor Mueller, no masculino, e Sophia Medina, no feminino, após quatro dias de disputas na Praia de Itamambuca. O evento reuniu alguns dos principais surfistas do Brasil e da América do Sul, em busca de pontos importantes para a caminhada rumo à elite do surfe mundial.

Ao longo da competição, Itamambuca voltou a mostrar por que é considerada uma das praias mais tradicionais do surfe brasileiro. Nos três primeiros dias, os atletas encontraram condições favoráveis, com tempo ameno e boas ondas. Mesmo com a chuva no dia das finais, o nível técnico foi mantido e as baterias decisivas aconteceram com qualidade, em disputas de 20 minutos.

No feminino, Sophia Medina confirmou sua grande fase ao conquistar o segundo título consecutivo no circuito, depois da vitória anterior em Imbituba/SC. Já no masculino, Heitor Mueller celebrou sua primeira conquista da temporada.

“Enfrentar a Catalina foi muito gratificante, porque eu sabia que seria uma disputa competitiva. Foi muito legal surfar, porque veio onda para todo mundo, e a chuva não atrapalhou”, afirmou a campeã da etapa da WSL QS 4000, Sophia Medina.

Heitor, por sua vez, ressaltou a importância da estratégia ao longo da competição. “Para cada bateria eu montei uma estratégia, desde as fases com quatro concorrentes até a fase final, que era mano a mano. Deu certo, e estou muito feliz de surfar em Ubatuba”, declarou.

“O evento superou minhas expectativas de público, de estrutura, de atletas e de nível de surfe. Foi sensacional. Tivemos ondas todos os dias. Hoje está chovendo, mas as semifinais e as finais aconteceram. Agora é manter o projeto de trazer o evento novamente no ano que vem”, destacou o secretário de Esportes e Lazer, Saulo Souza.

O presidente da Associação Ubatuba de Surf (AUS), Cleiton Félix, ressaltou o impacto do evento para a formação de novos atletas. “Um evento desse porte aqui é fenomenal para a cidade e para os jovens. Serve de motivação para as crianças que estão iniciando, para que elas vejam que podem chegar lá também”, afirmou.

Já o diretor de prova da WSL, Marcel Miranda, explicou a importância do retorno da liga a Itamambuca e elogiou as condições encontradas durante a etapa. “Para nós, da WSL, foi uma honra estar em Itamambuca, um dos lugares mais tradicionais do surfe no Brasil. Tivemos quatro dias com altas ondas. Apesar da chuva no último dia, a qualidade do mar continuou muito boa. Os atletas ficaram felizes, e evento com onda é sempre muito mais fácil de trabalhar”, explicou.

Miranda também ressaltou que boas condições elevam o nível da competição. “Quando o atleta tem onda, ele consegue mostrar melhor o trabalho dele. As notas são mais altas, a performance sobe e o evento todo ganha outro padrão. É isso que a gente quer mostrar para a comunidade e para a cidade de Ubatuba”, completou.

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicado em Sem categoria

Lançamento da 10ª FLIB acontece nesta segunda-feira em Bonito – Prefeitura Municipal de Bonito

A Prefeitura Municipal de Bonito, em parceria com o Ministério da Cultura e o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, realiza nesta segunda-feira (04) o lançamento oficial da 10ª edição da Feira Literária de Bonito (FLIB).

Com o tema “Literatura: linguagens, histórias e memórias”, a edição de 2026 marca uma década de realização, consolidando a FLIB como um dos principais encontros culturais da região. A feira será realizada de 07 a 12 de julho, em Bonito.

O lançamento acontece às 19h, no Restaurante Espaço Jack, localizado na Rua Cel. Nelson Felício dos Santos, 865, bairro Alvorada. O evento conta com o apoio do deputado federal Vander Loubet e da deputada federal Camila Jara.

A Prefeitura convida toda a população para participar deste momento especial e celebrar os 10 anos da feira literária.

Sobre a FLIB

A Feira Literária de Bonito (FLIB) é um evento cultural que promove o incentivo à leitura, à escrita e à valorização da literatura em suas diversas formas. Ao longo de suas edições, a feira reúne escritores, artistas, educadores e leitores em uma programação diversificada, que inclui palestras, rodas de conversa, oficinas, lançamentos de livros e apresentações culturais.

Mais do que um evento literário, a FLIB se tornou um espaço de troca de experiências, formação de leitores e valorização da cultura regional, contribuindo para o fortalecimento da identidade cultural de Bonito e do Mato Grosso do Sul.

Publicado em Sem categoria

Atuação do Governo de MS impulsiona resultados de alfabetização na Rede Pública de Ensino

Ações ligadas ao Programa MS Alfabetiza seguem rendendo importantes resultados para a Educação de Mato Grosso do Sul.

O ano de 2026 foi marcado por mais um importante avanço nos indicadores de alfabetização na idade certa em Mato Grosso do Sul. Neste primeiro semestre, o Estado foi uma das unidades da federação a receber o ‘selo ouro’, pelo Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, em ação realizada pelo Ministério da Educação. A certificação ratificou o sucesso de ações postas em prática nos últimos anos, ligadas ao Programa MS Alfabetiza, e premiou os avanços nos indicadores alcançados pelo Estado.

A atuação do Estado, com foco no ‘regime de colaboração’, também potencializou o trabalho realizado pelas redes municipais de ensino. O resultado do sucesso dessa parceria foi observado com a certificação sendo entregue para 43 municípios, evidenciando o avanço das políticas públicas voltadas à alfabetização.

“O tema alfabetização é um assunto de muita dedicação por parte do Governo do Estado. Pelo segundo ano consecutivo, fruto do nosso trabalho voltado para os avanços da alfabetização na Rede Pública de Ensino, Mato Grosso do Sul recebeu a certificação ouro que é reflexo de uma atuação que envolve gestores municipais em uma série de ações conjuntas por meio de iniciativas como o MS Alfabetiza. Uma parceria que leva formação para os profissionais, orientação para a execução das atividades e que também conta com a distribuição de materiais para professores e estudantes”, destacou o secretário de Estado de Educação, Hélio Daher.

Em 2023, o Estado registrou 47% das crianças alfabetizadas na idade adequada, considerando os sistemas estaduais de avaliação. Em 2024, esse índice saltou para 56%, representando quase 20% de aumento – segundo maior crescimento do País. Agora, em 2025, o Estado alcançou a marca de 66% de alfabetização, oito pontos percentuais acima da meta prevista para o ano (58%) e acima da meta estabelecida para 2026 (63%). Considerando os últimos dois anos, o aumento ultrapassou a marca de 40%.

“O avanço de MS demonstra a seriedade do trabalho realizado pelas redes estadual e municipais. Superar a meta projetada para 2025 é motivo de orgulho e reflete a nosso compromisso com as ações postas em prática em todo o Estado. Esse resultado reforça a importância dessas iniciativas para que Estado e municípios continuem avançando juntos na alfabetização das crianças sul-mato-grossenses”, finalizou o secretário.

Marcus Vinícius Espíndola, Comunicação SED
Fotos: Bruno Rezende/Secom/Arquivo

feminicídio aumenta 41%; violação de medida protetiva sobe 31,9%

Por MRNews

O estado de São Paulo registrou 30 vítimas de feminicídio no mês de março, quando é celebrado o Dia Internacional da Mulher. Além de ser o maior da série histórica para o mês, o número representa aumento de 57,9% em relação a março do ano passado que somou 19 vítimas desse tipo de crime.

No acumulado deste ano, foram 86 mulheres assassinadas em apenas três meses. O número revela aumento de 41% em relação a 2025, quando houve 61 vítimas do tipo de crime no primeiro trimestre do ano. Os dados são divulgados no portal da Secretaria da Segurança Pública do estado (SSP).

Os registros de descumprimento de medida protetiva de urgência, no contexto da violência doméstica, somaram 3.020 ocorrências no acumulado deste ano, de janeiro a março. O número revela uma alta de 31,9% em relação ao mesmo período do ano passado.

Mercado eleva previsão da inflação para 4,89% este ano

Três pessoas morrem em cruzeiro em meio a possível surto de hantavírus

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Também cresceram os casos de agressão física no estado. Segundo as estatísticas criminais, foram 19.249 casos de lesão corporal dolosa contra mulheres no trimestre, o que representa aumento de 7,4% em relação ao primeiro trimestre de 2025, quando houve 17.926 registros.