Prefeitura de Sorocaba dará início à Taça Baltazar Fernandes 2026 neste domingo (10)

 

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida (Sequav), dará início, neste domingo (10), à Taça Baltazar Fernandes 2026. Serão, ao todo, 16 jogos realizados em diferentes campos da cidade, a partir das 8h30.

A Taça Baltazar Fernandes 2026, campeonato da terceira divisão do futebol varzeano da cidade, contará com a participação de 32 times, organizados em quatro grupos, com oito equipes.

Classificam-se os quatro melhores de cada grupo para as Oitavas de Final. Já o último colocado de cada grupo será rebaixado para a Taça Manchester Paulista 2026.

As Oitavas de Final, Semifinal e Final serão disputadas em jogo único. Já a fase das Quartas de Final terá jogos de ida e volta. As equipes que chegarem à Semifinal garantirão acesso à Taça Palácio dos Tropeiros 2027.

A tabela da Fase Classificatória e o regulamento já estão disponíveis no site: https://esporte.sorocaba.sp.gov.br/campeonatos/taca-baltazar-fernandes2026/. Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, pelo e-mail: varzeanosorocabano@gmail.com.

 

 

Publicado em Sem categoria

Pela Copa do Brasil, Jaraguá Futsal recebe JEC no primeiro clássico da temporada – LNF

Foto: Paulinho Sauer

No ano passado, foram nove confrontos com direito a decisões e jogos eletrizantes. Agora, Jaraguá Futsal e Joinville escrevem o primeiro capítulo do clássico em 2026. Nesta segunda-feira (4), os rivais se enfrentam às 19h30, na Arena Jaraguá, pelo duelo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.

Na temporada passada, o retrospecto foi favorável ao Aurinegro, que venceu cinco vezes, empatou uma e perdeu três. Para chegar ao novo embate, a equipe jaraguaense despachou o Atlântico na primeira fase, com uma vitória e um empate, enquanto o Tricolor passou pelo também gaúcho Santiago, com dois triunfos.

Para o capitão Leco, o desempenho do time em casa pode ser determinante para o desfecho da eliminatória.

“As duas equipes vivem grande momento. O classificado não vai sair na Arena Jaraguá, mas os jogos deixam lastros e temos que fazer com que a partida aqui se torne aditivo para o jogo de lá (em Joinville). Então é foco total e concentração sabendo da importância desse primeiro jogo”, destacou o fixo e capitão Leco.

Desfalques e reforços

O técnico Xande conta com dois reforços importantes. Recuperados de lesões musculares, o fixo/ala Marcênio e o ala Ruan voltam a ficar à disposição. Em contrapartida, o treinador tem os desfalques do pivô Eka, com uma entorse no tornozelo esquerdo, além dos alas Tatinho, que cumpre suspensão, e William, com uma fratura no quinto metatarso do pé esquerdo.

Jogo de volta e cruzamento

A decisão da vaga será no dia 20 de maio, no Centreventos Cau Hansen, em Joinville. Após passar pelo Paraná Clube (PR), o Pouso Redondo aguarda o vencedor do clássico nas quartas de final.

Venda de ingressos

Os ingressos seguem à venda no segundo lote pelo site do clube (clique aqui) até 12h. Os valores são de R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada) + taxas. Após esse horário, estará disponível o terceiro lote ao custo de R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia-entrada) + taxas no mesmo site, ou nas bilheterias da Arena, a partir das 18h30. Para a torcida visitante, a carga total é de 400 ingressos. Os dois primeiros lotes já foram esgotados, e a comercialização segue no terceiro lote, com os mesmos valores.

A meia-entrada para o ingresso comum é destinada para estudantes, idosos, professores e doadores de sangue. Sócios-torcedores e crianças de até 6 anos possuem acesso livre, sendo necessário, no caso do público infantil, realizar a retirada do ingresso pelo mesmo site. Para quem não puder comparecer, o jogo terá transmissão no canal da CBFS TV, no YouTube.

Publicado em Sem categoria

GCM de Sorocaba apreende 376 porções de entorpecentes durante patrulhamento preventivo no Parque das Laranjeiras – Agência de Notícias

Fotos: Divulgação/GCM

Durante patrulhamento preventivo em via pública, na região do Parque das Laranjeiras, na manhã do último sábado (2), equipes da Guarda Civil Municipal visualizaram um indivíduo que, ao notar a aproximação da viatura, empreendeu fuga em direção a uma área verde.

Durante o acompanhamento, o suspeito jogou um aparelho celular e, ao acessar uma via próxima, arremessou dois pacotes sobre o telhado de uma residência. Na sequência, conseguiu evadir-se, não sendo possível realizar sua abordagem.

Diante da situação, a equipe fez contato com a moradora do imóvel, que autorizou a entrada dos agentes. Em vistoria no local, foram localizados, sobre o telhado, 376 porções de entorpecentes, já fracionadas para comercialização, sendo 56 porções de substância análoga a “Ice”, 168 porções de substância análoga à cocaína, 106 porções de substância análoga ao crack, 46 porções de substância análoga à maconha. Além das drogas, foi apreendida a quantia de R$ 380,65 em dinheiro.

Todo o material foi recolhido e apresentado no Plantão Policial, onde a autoridade competente tomou ciência dos fatos e realizou a apreensão de todo o material.

Publicado em Sem categoria

Com oportunidades para todos, Mato Grosso do Sul avança no combate à pobreza – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Com uma economia pujante e oportunidades de inclusão social, Mato Grosso do Sul avança no combate à pobreza. Em apenas dois anos (de março de 2024 a março de 2026), 44.604 sul-mato-grossenses melhoraram de vida e deixaram a situação de pobreza, de acordo com os dados do CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais), divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

A inclusão das pessoas em situação de vulnerabilidade econômica é realizada por meio de programas estruturantes, sob responsabilidade da Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos), do Governo do Estado.

O MS Supera, que paga R$ 1.621,00 para estudantes de baixa renda no Ensino Médio Profissionalizante e Superior, foi ampliado para 2.500 vagas em 2026, sendo que 750 novos estudantes foram convocados neste mês para assinar o Termo de Concessão do benefício.

Quase 900 beneficiários do programa Mais Social já fizeram cursos do MS Qualifica, para aproveitar as oportunidades de emprego e de empreendedorismo. Isso sem contar os programas como Cuidar de Quem Cuida, com mais de 2 mil beneficiários; o Energia Social, que paga a conta de luz de milhares de famílias; o Recomeços, que ajuda mulheres vítimas de violência, além das 46 mil famílias com cartões do Mais Social e as 20 mil cestas alimentares entregues todos os meses a indígenas em 88 aldeias de 27 municípios.

De acordo com o módulo Segurança Alimentar da PNAD Contínua (IBGE), 34 mil famílias em Mato Grosso do Sul deixaram a condição de insegurança alimentar somente em 2024. E com a busca ativa nos 79 municípios do Estado para incluir as pessoas em situação de extrema pobreza e que não recebem outros benefícios, o Mais Social inverteu a lógica dos programas sociais e é um dos principais instrumentos para retirar as famílias da pobreza.

A redução contínua dos índices de pobreza acontece desde janeiro de 2023. De acordo com a Síntese de Indicadores Sociais do IBGE, mais de 40 mil pessoas saíram da pobreza entre 2023 e 2024 em Mato Grosso do Sul, considerando o rendimento domiciliar per capita de até US$ 6,85 por dia.

Considerando a faixa de extrema pobreza (até US$ 2,15/dia), a queda foi de 40,74% nos dois anos. Com isso, Mato Grosso do Sul tem o 3º menor índice de extrema pobreza do País, ao lado de MT e GO (os três com 1,6%), atrás apenas de SC (1,2%) e RS (1,4%).

Comunicação Sead
Foto: Laucymara Ayala/Sead/Arquivo

Publicado em Sem categoria

Prefeitura recebe inscrições para o Workshop de Plantas Medicinais, Aromáticas e Fitoterápicos no Jardim Botânico de Sorocaba

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) e da Secretaria da Saúde (SES), está recebendo as inscrições para o I Workshop de Plantas Medicinais, Aromáticas e Fitoterápicos, que ocorrerá entre 27 e 29 de maio, das 8h30 às 13h, no Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”. O encontro gratuito contará com palestras, oficinas e uma mostra de trabalhos exitosos na área.

Organizado por representantes do Jardim Botânico, do Comitê de Práticas Integrativas e Complementares, da Coordenadoria de Educação em Saúde e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), o workshop tem como principais objetivos promover o uso racional das plantas medicinais, incentivar o cultivo agroecológico, valorizar a biodiversidade regional e os saberes tradicionais, além de ampliar as possibilidades terapêuticas voltadas à promoção da saúde e da qualidade de vida.

Direcionado a gestores públicos, profissionais da saúde, trabalhadores da cadeia produtiva de plantas medicinais, instituições de ensino e à população interessada, a proposta é estimular a troca de conhecimentos, a capacitação técnica e o fortalecimento de redes locais e regionais.

Já a escolha do Jardim Botânico como local do evento, reconhecido por sua atuação na promoção da educação ambiental, conservação da biodiversidade e incentivo à qualidade de vida, também reforça a conexão entre natureza, saúde e conhecimento, pilares centrais da proposta do encontro.

Palestras, oficinas e mostra de trabalhos

O workshop envolverá a realização de palestras, oficinas e a 1ª Mostra de Experiências Exitosas em Plantas Medicinais, Aromáticas e Fitoterápicos de Sorocaba e região, que destacará experiências e iniciativas relevantes na área, em comemoração aos 20 anos da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PNPMF).

O objetivo da mostra é criar um ponto de encontro para troca de saberes, unindo conhecimentos tradicionais, científicos e práticas sustentáveis. As inscrições foram prorrogadas e os interessados devem inscrever seus trabalhos, até este domingo (10), pelo link: https://tinyurl.com/mostradetrabalho. As vagas são limitadas e os trabalhos serão avaliados pela comissão organizadora. A exposição de todos os selecionados no Jardim Botânico de Sorocaba ocorrerá entre os dias 25 de maio e 8 de junho.

Os participantes também terão a oportunidade de conferir palestras ministrados por diferentes profissionais da área, envolvendo temas, como o uso das plantas medicinais na indústria, a experiência das Farmácias Vivas, a importância do conhecimento botânico para reconhecer plantas medicinais, entre outros. Para participar, o público deve se inscrever, até o dia 15 de maio, pelo link: https://tinyurl.com/workshop-palestras. As vagas são limitadas.

O workshop também contará com três oficinas com vagas limitadas e preenchidas por ordem de inscrição. Uma delas é “Como fazer travesseiros aromáticos”, no dia 27 de maio, das 11h40 às 12h40. As inscrições devem ser feitas, até o dia 15 de maio, pelo link: https://tinyurl.com/travesseiro-aromatico.

As pessoas também poderão participar da oficina “Hidrolaterapia, geração sustentável de renda nos quintais para a saúde dos brasileiros”, que ocorrerá no dia 28 de maio, das 11h30 às 12h30. A inscrição deve ser feita até o dia 15 de maio, pelo link: https://tinyurl.com/hidrolaterapia.

Outra oficina será “Como cultivar plantas medicinais e os benefícios para saúde e qualidade de vida dos trabalhadores”, que ocorrerá no dia 29 de maio, das 11h30 às 12h30. As inscrições podem ser feitas até 15 de maio, pelo link: https://tinyurl.com/cultivo-plantas-medicinais.

O Jardim Botânico está localizado na Rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações. Mais informações sobre o workshop podem ser obtidas pelo e-mail: workshop.pmaf.sorocaba@gmail.com.

Mercado eleva previsão da inflação para 4,89% este ano

Por MRNews

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), referência oficial da inflação no país, passou de 4,86% para 4,89% este ano. A estimativa está no Boletim Focus desta segunda-feira (4), pesquisa divulgada semanalmente pelo Banco Central (BC) com a expectativa de instituições financeiras para os principais indicadores econômicos.

Com a guerra no Oriente Médio pressionando o preço dos combustíveis e a inflação, a previsão para o IPCA deste ano foi elevada pela oitava semana seguida, estourando o intervalo da meta que deve ser perseguida pelo BC. Estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), a meta é de 3%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual. Ou seja, o limite inferior é 1,5% e o superior, 4,5%.

Em março, a alta dos preços em transportes e alimentação fez a inflação oficial do mês fechar em 0,88% – ante 0,7% em fevereiro. O IPCA acumulado em 12 meses ficou em 4,14%, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Três pessoas morrem em cruzeiro em meio a possível surto de hantavírus

Começam a valer penas maiores para furto, roubo e receptação

Para 2027, a projeção da inflação permaneceu em 4%. Para 2028 e 2029, as estimativas são de 3,64% e 3,5%, respectivamente.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Taxa Selic

Para alcançar a meta de inflação, o Banco Central usa como principal instrumento a taxa básica de juros, a Selic, definida atualmente em 14,5% ao ano pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do BC. Na última reunião, na semana passada, por unanimidade, o colegiado reduziu a Selic em 0,25 ponto percentual, pela segunda vez seguida, apesar das tensões em torno da guerra no Oriente Médio.

De junho de 2025 a março deste ano, a Selic ficou em 15% ao ano, o maior nível em quase 20 anos. O Copom voltou a cortar os juros na reunião passada, num cenário de queda da inflação. No entanto, a guerra no Oriente Médio, que se refletiu no aumento dos preços de combustíveis e de alimentos, dificulta o trabalho do Copom.

Azul Fidelidade e Livelo oferecem até 80% de bônus, vale a pena transferir agora?

Programa Antes que Aconteça quer ampliar rede de proteção à mulher

Em nota, o colegiado não deu pistas sobre a evolução dos juros. O texto informou que está monitorando o conflito e os efeitos de um possível prolongamento sobre a inflação.

O próximo encontro do Copom para definir a Selic será nos dias 16 e 17 de junho.

Nesta edição do Focus, a estimativa dos analistas de mercado para a taxa básica até o fim de 2026 permaneceu em 13% ao ano. Para 2027 e 2028, a previsão é que a Selic seja reduzida para 11% ao ano e 10% ao ano, respectivamente. Em 2029, a taxa deve ficar em 10% ao ano.

Quando o Copom aumenta a Selic, a finalidade é conter a demanda aquecida, o que causa reflexos nos preços, porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Assim, taxas mais altas também podem dificultar a expansão da economia.

Os bancos ainda consideram outros fatores na hora de definir os juros cobrados dos consumidores, como risco de inadimplência, lucro e despesas administrativas.

Quando a Taxa Selic é reduzida, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, diminuindo o controle sobre a inflação e estimulando a atividade econômica.

PIB e câmbio

Nesta edição do boletim do Banco Central, a estimativa das instituições financeiras para o crescimento da economia brasileira este ano permaneceu em 1,85%.

Para 2027, a projeção para o Produto Interno Bruto (PIB, a soma dos bens e serviços produzidos no país) caiu de 1,8% para 1,75%. Para 2028 e 2029, o mercado financeiro estima expansão do PIB em 2% para os dois anos.

Em 2025, a economia brasileira cresceu 2,3%, de acordo com o IBGE. Com expansão em todos os setores e destaque para a agropecuária, o resultado representa o quinto ano seguido de crescimento.

No Focus desta semana, a previsão da cotação do dólar está em R$ 5,25 para o final deste ano. No fim de 2027, estima-se que a moeda norte-americana fique em R$ 5,30.

Samuel de Assis fala sobre parceria com Miguel Falabella e emociona fãs

Por MRNews

Samuel de Assis fala sobre parceria com Miguel Falabella e emociona fãs: “Estamos muito apaixonados”

O ator Samuel de Assis chamou atenção do público ao comentar sua experiência ao lado de Miguel Falabella na novela Três Graças. A dupla vive um dos casais mais comentados da trama, trazendo à tona uma representação mais madura e sensível de um relacionamento homoafetivo na televisão aberta.


Romance na novela ganha destaque do público

Na história, Samuel interpreta João Rubens, que mantém um relacionamento com Kasper, personagem de Miguel Falabella. O casal também divide a criação de uma filha adotiva e a administração de uma galeria de arte, formando um núcleo familiar estruturado dentro da trama. (gshow)

A abordagem tem sido elogiada por fugir de estereótipos e apresentar um relacionamento com profundidade emocional, algo que vem conquistando o público desde a estreia da novela no horário nobre.

Azul Fidelidade e Livelo oferecem até 80% de bônus, vale a pena transferir agora?

O fim dos cartões Black como conhecíamos? Entenda por que os benefícios estão encolhendo


Decisão de atuar com Falabella foi imediata

Durante entrevista, Samuel revelou que aceitou o papel assim que soube que contracenaria com Miguel Falabella. Segundo ele, a oportunidade de dividir cena com um nome consagrado da dramaturgia brasileira foi decisiva.

O ator também destacou que vive um momento mais maduro na carreira, o que contribuiu para interpretar um personagem com mais nuances e responsabilidade, especialmente em uma história com forte impacto social.


Representatividade e impacto social

O romance entre João Rubens e Kasper tem sido apontado como um dos pontos altos da novela justamente por retratar um casal gay de forma natural, com conflitos reais e uma dinâmica familiar sólida.

A própria produção reforça essa proposta ao inserir o casal em um contexto cotidiano, longe de caricaturas que marcaram produções antigas. Esse tipo de representação é visto como um avanço importante dentro da teledramaturgia brasileira.

Esfera + Iberia Club: histórico de bônus mostra padrão — quando vale a pena transferir?

Como pedir o cartão de crédito da Revolut: passo a passo atualizado para 2026


Bastidores leves e clima descontraído

Se nas telas a química é evidente, nos bastidores o clima também chama atenção. Samuel de Assis descreveu o ambiente de gravação como leve e divertido, destacando o bom humor constante de Miguel Falabella.

“Estamos muito apaixonados, a nossa família”, comentou o ator, em tom descontraído, referindo-se à sintonia do elenco.

Recentemente, vídeos dos dois rindo durante gravações viralizaram nas redes sociais, reforçando a conexão entre os artistas fora das câmeras.


Novela segue como destaque na programação

A novela Três Graças reúne nomes importantes do elenco e marca o retorno de Miguel Falabella às novelas após anos afastado do formato.

A trama vem conquistando audiência ao abordar temas como família, desigualdade e diversidade, mantendo o formato clássico das novelas, mas com uma abordagem mais atual.


Conclusão

A parceria entre Samuel de Assis e Miguel Falabella vai além da ficção e tem sido um dos grandes acertos de Três Graças.

Com uma história envolvente e personagens bem construídos, o casal conquistou o público e reforça a importância de representações mais reais e diversas na televisão brasileira.


🔎 Tags

samuel de assis, miguel falabella, três graças, novela globo, casal gay novela, celebridades, entretenimento, tv brasileira

AVISO DE PAUTA: governador Jorginho Mello participa de solenidade alusiva aos 191 anos da Polícia Militar de SC

O governador Jorginho Mello participa nesta terça-feira, 5, às 9h30, da solenidade alusiva aos 191 anos da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), em Florianópolis. O evento contará com a promoção de oficiais e praças, além da entrega de condecorações.

Serviço

  • O quê: solenidade alusiva aos 191 anos da PMSC, com promoção de oficiais e praças e entrega de condecorações
  • Quando: terça-feira, 5, a partir das 9h30
  • Onde: Academia de Polícia Militar da Trindade (APMT) – Av. Madre Benvenuta, 265 – Trindade – Florianópolis/SC
Publicado em Sem categoria

Três pessoas morrem em cruzeiro em meio a possível surto de hantavírus

Por MRNews

Por EBC,

Três pessoas morreram e pelo menos outras três estão doentes em meio a um possível surto de hantavírus registrado em um navio de cruzeiro que navegava pelo Oceano Atlântico. A informação foi confirmada na noite deste domingo (3) pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Em nota, a entidade informou que, até o momento, um caso de infecção por hantavírus foi confirmado em laboratório enquanto os outros cinco mantêm status de casos suspeitos. Além das três mortes, uma pessoa segue em terapia intensiva em uma unidade de saúde na África do Sul.

“Investigações detalhadas estão em andamento, incluindo testes laboratoriais adicionais e investigações epidemiológicas. Assistência médica e apoio estão sendo fornecidos aos passageiros e à tripulação. O sequenciamento do vírus também está em andamento”, destacou o comunicado.

Começam a valer penas maiores para furto, roubo e receptação

Azul Fidelidade e Livelo oferecem até 80% de bônus, vale a pena transferir agora?

A OMS reforçou que infecções por hantavírus são tipicamente associadas à exposição ambiental, incluindo a exposição à urina ou a fezes de roedores infectados. “Embora rara, a transmissão do hantavírus entre pessoas pode levar a doenças respiratórias graves e requer monitoramento, apoio e resposta cuidadosos aos pacientes”.

“A OMS está facilitando a coordenação entre Estados-membros e os operadores do navio para a evacuação médica de dois passageiros sintomáticos, bem como para a avaliação completa do risco à saúde pública e o apoio aos demais passageiros a bordo”, completou a nota.

Programa Antes que Aconteça quer ampliar rede de proteção à mulher

África: cerco à capital do Mali desafia Aliança de Estados do Sahel  

Publicado em Sem categoria

Ingressos de primeiro lote para Jaraguá Futsal x JEC estão esgotados – LNF

Foto: Paulinho Sauer

Esgotaram-se, neste domingo (3), os ingressos de primeiro lote para Jaraguá Futsal x Joinville, que acontece na segunda-feira (4), às 19h30, na Arena, pelas oitavas de final da Copa do Brasil.

O segundo lote já está à venda no site do clube (clique aqui), nos valores de R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia), acrescidos de taxas.

Para a torcida visitante, a carga total é de 400 ingressos. Os dois primeiros lotes já foram esgotados, e a comercialização segue no terceiro lote, com valores de R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia), além das taxas.

A meia-entrada para o ingresso comum é destinada para estudantes, idosos, professores e doadores de sangue. Sócios-torcedores e crianças de até 6 anos possuem acesso livre, sendo necessário, no caso do público infantil, realizar a retirada do ingresso pelo mesmo site.

Jaraguá e JEC se enfrentarão pela primeira vez na temporada. A partida de volta está agendada para o dia 20 de maio, às 20h, no Centreventos Cau Hansen.

Dois dias depois do duelo contra o arquirrival, o Aurinegro fará outro clássico em casa. Na quarta-feira (6), o time recebe o Corinthians, às 19h15, pela Liga Nacional, em uma reedição da final de 2025. Os ingressos também já estão à venda (clique aqui).

Publicado em Sem categoria