Pinheiros tem seu maior desafio na primeira fase do LDB. Enfrenta o invicto Caxias em Rio Claro





Azul e Preto e o time gaúcho lideram com 4 vitórias o Grupo A

Após quatro vitórias seguidas nos primeiros jogos da primeira fase da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), a jovem e nova equipe Sub-22 do Esporte Clube Pinheiros. Vai enfrentar nesta sexta-feira (26), às 9 horas, o Caxias Basquete, outro invicto no Grupo A da competição também com quatro vitórias. A partida será dispugada no ginásio Felipe Karan, em Rio Claro e terá transmissão ao vivo pelo YouTube do NBB.

O Azul e Preto faz uma bela campanha na primeira fase da competição, vencendo os quatro primeiros jogos. A quarta vitória aconteceu nesta quinta-feira (25), ao derrotar o Caixa Brasília (DF), por 93 a 45 (57 a 18), sem dar nenhuma chance ao também jovem adversário.

Galvani acredita na evolução da equipe a cada partida disputada. Foto – Felippo Ferrari/NBB

O Pinheiros dominou a partida do começo ao fim, fazendo uma parcial no primeiro período de 32 a 10, acertando 5 de 9 arremessos de três pontos. Fez outro bom período na sequência, com 25 a 8 e terminou a primeira parte do jogo com 41 pontos na frente: 56 a 15.

Com o domínio total do jogo, o Pinheiros  fez 23 a 15 no terceiro período e encerrou a partida com um baixo aproveitamento no quarto período de 13 a 12 e a vitória por 48 pontos: 93 a 45.

O Azul e Preto pegou 48 rebotes, sendo 21 de ataque, contra 42 de Brasília, que ainda pegou 17 de ataque. Paiva (12 pontos) e Vilarinho (10), foram os cestinhas do time do Distrito Federal.

Jogaram e marcaram para o Pinheiros (93 pontos): Josué (2 pts, 2 asists e 1 reb), Caldeira (11 pts, 5 asists, 2 recup e 2 rebts), Dieger (6 pts, 5 rebts, 3 recup e 2 asists), Meili (4 pts, 2 rebts e 1 asist), Boracina (14 pts, 6 asists, 3 recup e 2 rebts), Thor (18 pts, 4 rebts, 3 recup e 2 asists), Danilo (3 pts, 6 rebts e 2 asists), Natan (2 pts e 1 recup), Grigor (11 pts, 9 rebots e 2 asists) e João Marcelo (7 pts e 7 rebts).

O técnico Vitor Galvani gostou da evolução da equipe nos jogos que já disputou e espera uma evolução ainda maior nas próximas partidas. “Tivemos dois jogos bem disputados com Minas e o Vila Velha, com jogadores de bom nível e mais velhos o que conta muito da LDB. Ainda bem que saímos com vitórias porque são equipes que devem classificar e isso é importante para nosso lado. E os dois jogos contra o Basquete Cearense e Brasília, são equipes mais jovens e podemos rodar mais os nossos atletas e foi bom para nossa preparação para os últimos jogos do Grupo. Estamos evoluindo e impor uma identidade, especialmente defensiva da nossa equipe”.

Na partida desta quinta-feira (25), o time foi dirigido pelo assistente Pedro Henrique Araújo, o Petruko, com Vitor Galvani ficando no banco com assistente. “Alinhamos isso desde o início. Só não fiquei antes porque estava inscrito como analista de desenvolvimento”, disse Petruko. Sobre a equipe, o técnico adiantou que está “Feliz vem desenvolvimento até ao longo da semana. Mesmo sendo uma fase de tiro curto, os meninos estão melhorando de um jogo para o outro, com a comissão técnica corrigindo os erros com videos. Ao longo da semana eles vem desenvolvendo muito, tanto os mais velhos como os mais jovens que chegaram à pouco tempo, Casos de Caldeira e Grigor já estão pegando as coisas mais rápido, até mesmo os mais jovens que já estão como Thomas (Poles, do sub-18) que estão integrados, mas agora jogando em um nivel maior, especialmente em fisicalidade, intensidade e de cobrança. Feliz pela dedicação de cada um em todos os jogos”. 

Com relação ao jogo desta sexta-feira contra Caxias, a previsão é de jogo duro: “Jogo será muito duro. Já foi no ano passado um confronto muito dificil e esse ano não será diferente. É um time muito físico, experiente e que tem uma identidade definida.E quando você joga com uma equipe que tem isso, com cada um sabendo o que tem que fazer, sempre fica mais difícil. Sabemos que será um desafio e nossa preparação tem que ser ainda mais com seriedade”, completou.

Como é disputado – A LDB 2026 será disputada por 24 equipes de vários estados brasileiros. Na primeira fase os times foram divididos em dois grupos de 12 equipes, jogando entre si no grupo. Depois, na segunda fase voltam a jogar o Grupo A contra o B e os oito classificados, quatro de chada chave, disputam a terceira fase, saindo os quatro primeiros colocados para a Série Ouro e os outros quatro disputam a Série Prata..

 

JOGOS DO PINHEIROS

EC Pinheiros 92×67 Instituto Viva Vida/Cetaf-ES

EC Pinheiros 69×65 Minas TC

EC Pinheiros 98×54 Basquete Cearense

EC Pinheiros 93×45 Caixa Brasília

 

Sexta-feira (26), 9h00

EC Pinheiros x Caxias Basket  (youtube do NBB)

Sábado (27), 11 horas

EC Pinheiros x Cruzeiro  (youtube do NBB)

Pinheiros – 6 vezes campeão

 2015 – campeão
2018 – campeão
2019 – campeão
2021 – campeão
2022 –  Campeão
2025 –  campeão

Imagem destacada: Lucca Boracina. Crédito – Felippo Ferrari/NBB