Iniciativa do IFSP e MDHC reúne mais de 200 participantes e encerra ciclo de oficinas com foco em direitos e inclusão digital
O evento de encerramento das oficinas formativas do projeto “Viva Mais Cidadania Digital” reuniu participantes e organizadores na tarde da quinta-feira, 25 de junho, em São Bernardo do Campo. A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Campus Diadema do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), com foco na promoção da cidadania digital e dos direitos das pessoas idosas.
A ação marcou a conclusão de um ciclo de cinco oficinas realizadas no território do Grande ABC, com destaque para os municípios de São Bernardo do Campo e Diadema. Ao todo, mais de 200 pessoas idosas participaram das atividades formativas.
Segundo a diretora-geral do Campus Diadema, Claudia Oliveira, o projeto buscou oferecer ferramentas para ampliar o acesso à informação e garantir direitos. “Estamos aqui hoje para finalizar uma das formações do projeto Viva Mais Cidadania Digital, que trata da participação das nossas pessoas idosas do território do Grande ABC, especialmente São Bernardo do Campo e de Diadema, com informações sobre cidadania digital e direitos”, afirmou.
A dirigente destacou ainda que o encerramento também representa um momento de celebração. “As cinco oficinas que ocorreram no território foram todas um grande sucesso. Nós atingimos mais de 200 pessoas e todas elas ficaram muito felizes de poder participar”.
Representando o ministério, a coordenadora-geral de Políticas de Direitos da Pessoa Idosa (CGDPI), Paula Érica, ressaltou o caráter inédito da parceria. “Esse momento é muito importante porque pela primeira vez nós estamos coordenando um programa junto com o IFSP Campus Diadema com aposentados, nesse caso aposentados metalúrgicos aqui do ABC paulista”, disse. A gestora também contextualizou a iniciativa como parte de uma política pública mais ampla, vinculada à Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa.
A articulação local também contou com a participação da rede de assistência social. Alexsandra Dias, do Centro da Pessoa Idosa de Diadema, destacou os resultados da cooperação institucional. “Recebemos com grande satisfação essa parceria do Instituto Federal de São Paulo Campus Diadema com a Secretaria de Serviço de Assistência Social do município”, afirmou. Segundo Alexsandra, as oficinas contribuíram diretamente para o desenvolvimento dos participantes. “Conseguimos desenvolver com as pessoas idosas participantes do serviço de convivência, e conseguimos desenvolver as três oficinas ofertadas pelo Instituto”.
Entre os participantes, o impacto do projeto foi percebido de forma prática. A aluna Tereza Dantas relatou aprendizado em temas relacionados ao uso de tecnologia e proteção digital. “Já me trouxe alguns aprendizados dos quais eu não conhecia, sobre como me defender na parte do telefone”, disse. Ela também destacou o acesso a informações sobre serviços públicos, “Achei muito interessante que tem um centro que eu não conhecia aqui em Diadema, que é a mesma coisa do CRAS [Centro de Referência de Assistência Social], e isso eu não tinha conhecimento”.
Além da formação, o evento de encerramento contou com atividades de integração social, incluindo momentos de confraternização e celebração das trajetórias construídas ao longo das oficinas.
Saiba mais sobre o Viva Mais Cidadania no IFSP
O projeto Viva Mais Cidadania Digital integra iniciativas voltadas à promoção dos direitos humanos e ao fortalecimento da cidadania de pessoas idosas, especialmente em contextos de vulnerabilidade. A proposta articula formação em direitos, escuta qualificada das demandas e construção coletiva de soluções, com base nos princípios da educação popular, interseccionalidade e intersetorialidade.

