Investimentos impulsionam nova etapa de desenvolvimento em Chapadão do Sul – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Obras de infraestrutura urbana, assistência social, modernização da fiscalização estadual e fortalecimento do agronegócio compõem a agenda do presente e do futuro para Chapadão do Sul.

O município recebeu ontem (3) entregas, anúncios de novas obras, assinaturas de autorizações para licitação, além da abertura da 32ª Exposul. O volume de recursos contemplados nas ações soma R$ 88,5 milhões.

A programação teve início com a supervisão das obras da Associação Gileade Centro Dia da Pessoa Idosa, que está em processo de implantação. O projeto socioassistencial é voltado ao cuidado, acolhimento e promoção da qualidade de vida da população idosa de Chapadão do Sul.

O espaço oferecerá serviço socioassistencial especializado e gratuito para pessoas com 60 anos ou mais em situação de vulnerabilidade social ou que necessitem de apoio parcial em suas atividades diárias. O atendimento incluirá cuidados especializados, alimentação balanceada e supervisionada, acompanhamento multiprofissional, atividades de convivência e fortalecimento de vínculos, estímulo à autonomia e ao envelhecimento ativo, apoio às famílias e cuidadores, transporte adaptado, além de atividades recreativas, culturais e socioeducativas.

Durante a agenda, o governador Eduardo Riedel, ressaltou a importância no foco das entregas e compromissos com a sociedade.

“Quando colocamos o interesse público em primeiro lugar, conseguimos construir soluções duradouras. É assim que devemos conduzir Mato Grosso do Sul, pensando no futuro e trabalhando juntos pelos municípios.”

O Centro, com capacidade para atender 20 idosos, está sendo concluído em uma área total de 8.202 metros quadrados, com aproximadamente mil metros quadrados de área construída.

Atualmente, o local passa por ampla reestruturação, adequações estruturais e de acessibilidade, com o objetivo de atender integralmente às normativas técnicas e às exigências de funcionamento dos serviços socioassistenciais especializados.

Revitalização do Centro

A agenda também contou com a assinatura da autorização para licitação das obras de pavimentação asfáltica, drenagem de águas pluviais e revitalização da Avenida Dois e da Rua Brasil. O projeto prevê ainda a transformação do trecho urbano da MS-306, que deixará de exercer a função de rodovia dentro da cidade e ganhará uma nova configuração urbana, com revitalização do canteiro central, melhorias paisagísticas e mais integração ao espaço urbano. O investimento previsto é de R$ 76,1 milhões.

Com a intervenção, a região passará, quando concluída, por uma ampla requalificação, mudando a paisagem da cidade e proporcionando mais segurança, mobilidade e qualidade de vida para moradores e visitantes.

A intervenção eliminará a divisão histórica provocada pela MS-306, integrando definitivamente regiões que cresceram em lados opostos da rodovia e criando uma nova centralidade urbana para o município.

O governador também destacou os investimentos destinados à infraestrutura urbana e à recuperação de importantes vias da cidade, além de novos equipamentos públicos voltados ao atendimento da população.

“Estamos investindo em obras que melhoram a qualidade de vida das pessoas, fortalecem a infraestrutura urbana e criam condições para que os municípios continuem crescendo de forma organizada.”

A implementação do projeto de pavimentação asfáltica e drenagem de águas pluviais proporcionará um tráfego mais seguro e eficiente, reduzindo a poeira e o desgaste dos veículos, prevenindo alagamentos e a formação de poças que podem causar danos materiais e riscos à saúde pública.

As intervenções também facilitarão o acesso a serviços essenciais, como transporte público e atendimento emergencial.

A revitalização das vias contempla melhorias na infraestrutura urbana existente, incluindo recapeamento asfáltico, readequação de calçadas, implantação de acessibilidade universal, ordenamento do tráfego, reforço da sinalização, drenagem pluvial adequada e qualificação paisagística.

Recapeamento

Outro destaque da agenda foi o anúncio do processo licitatório para obras de recapeamento em diversas ruas e avenidas do município. Serão investidos R$ 9,9 milhões nas avenidas Um, Quatro, Doze, Catorze, Dezesseis e Vinte e Três, além das avenidas Goiás Leste, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Curitiba, Rio de Janeiro, das Garças, das Gaivotas e Mato Grosso do Sul.

Ao abordar o cenário econômico estadual, Riedel observou que Mato Grosso do Sul mantém um ritmo de crescimento acima da média nacional, impulsionado pela atração de investimentos privados e pela parceria com os municípios.

“Mato Grosso do Sul vive um momento muito positivo. O Estado cresce acima da média brasileira e cidades como Chapadão do Sul acompanham esse movimento, gerando oportunidades, emprego e renda para a população.”

O governador afirmou que os resultados obtidos são consequência de um ambiente favorável aos negócios, da qualificação da mão de obra e da atuação conjunta entre Estado, municípios e iniciativa privada.

O prefeito Walter Schlatter destacou a parceria entre o município e o Governo do Estado como um dos fatores que têm contribuído para o avanço de projetos estratégicos em Chapadão do Sul.

“Nosso objetivo é garantir que as pessoas tenham acesso a serviços de qualidade, oportunidades e melhores condições de vida. É isso que orienta as ações que estamos desenvolvendo no município.”

A programação incluiu ainda a entrega da obra de reforma e ampliação da Base Móvel Campo Bom. A iniciativa faz parte do processo de modernização da infraestrutura de fiscalização tributária estadual conduzido pela Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda), em parceria com a Seilog (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística), com foco na eficiência operacional, melhores condições de trabalho para os servidores e atendimento mais adequado aos contribuintes e usuários das unidades. O investimento é de R$ 2,5 milhões.

Localizada na BR-060, a cerca de 10 quilômetros de Chapadão do Sul, a Base Móvel de Fiscalização Campo Bom atua como estrutura de apoio às equipes da Sefaz-MS em uma região estratégica, próxima às divisas com Goiás e Mato Grosso.

Diferentemente de um posto fiscal, a base móvel não funciona como ponto de parada obrigatória para os veículos que trafegam pela rodovia. Sua função é oferecer suporte operacional às equipes de fiscalização em abordagens, inspeções e operações de controle de mercadorias.

Exposul

A programação foi encerrada com a abertura da 32ª EXPOSUL. Entre quarta-feira (3) e domingo (7), Chapadão do Sul será palco de uma das maiores exposições agropecuárias e industriais da região.

Ao comentar a realização da 32ª Exposul, Riedel destacou o papel do evento como vitrine da força econômica de Chapadão do Sul e da região.

“A Exposul sempre refletiu a força de Chapadão do Sul. Além de proporcionar entretenimento e integração para a população, ela evidencia a força do agronegócio e da agroindústria que impulsionam a economia local. É um evento que mobiliza não apenas Chapadão do Sul, mas também municípios vizinhos, consolidando-se como uma das maiores exposições agropecuárias de Mato Grosso do Sul e um importante instrumento de promoção do desenvolvimento regional.”

A 32ª edição da Exposição vai reunir milhares de pessoas em uma programação com grandes shows, rodeio de alto nível e atrações voltadas ao agronegócio.

Tradicional no calendário regional, o evento combina entretenimento, cultura sertaneja e fortalecimento do setor agropecuário, movimentando a economia local e atraindo visitantes de diversas cidades da região.

Mais obras vistoriadas

Antes do início da agenda oficial em Chapadão do Sul, o governador Eduardo Riedel ainda realizou uma vistoria em importantes obras que estão em execução no município e que reforçam os investimentos em infraestrutura esportiva, habitação e assistência social.

Uma das visitas técnicas ocorreu na nova Pista Municipal de Atletismo, empreendimento viabilizado pela parceria entre a Prefeitura de Chapadão do Sul e o Governo do Estado, com investimento de R$ 5,57 milhões. A estrutura está sendo adequada aos padrões internacionais e será homologada como Nível 2 pela World Athletics, contando com oito raias e capacidade para receber competições de alto rendimento. Com a conclusão da obra, Chapadão do Sul passará a integrar um seleto grupo de cidades brasileiras que possuem um dos principais centros de atletismo do país.

O governador também acompanhou o andamento do Residencial Araras, conjunto habitacional que contempla 42 moradias já concluídas e outras 25 em construção, totalizando 67 unidades habitacionais. O empreendimento reúne recursos da Prefeitura, do Governo do Estado e do Governo Federal, com investimentos superiores a R$ 5,8 milhões.

Alexandre Gonzaga, Comunicação do Governo de MS
Fotos: Saul Schramm/Secom-MS

Publicado em Sem categoria

Irmãos de Massaranduba conquistam tríplice coroa no futsal europeu – LNF

Alan e André Sasse brilharam em mais uma temporada na Romênia – foto Arquivo Pessoal

Vestindo a camisa do United Galati pela terceira temporada consecutiva, os irmãos André e Alan Sasse alcançaram o auge da parceria ao conquistarem a tríplice coroa no futsal da Romênia, com os títulos da Liga Nacional, Copa e Supercopa.

A dupla natural de Massaranduba ainda foi protagonista no ano. Aos 29 anos, André ganhou o prêmio de MVP da Supercopa e terminou a Liga Nacional como artilheiro isolado, com 43 gols. Somando todas as competições, acumulou 61 gols e 37 assistências.

“Apesar dos resultados, foi uma temporada difícil. Tivemos muitas lesões e jogamos muitos jogos com poucos atletas, o que sobrecarregou o time. Mas no fim, deu tudo certo. Com técnico e grupo bom, conseguimos passar por cima dos problemas e fazer um ótimo ano”, destacou André.

Foto: Arquivo pessoal

Já Alan, de 26 anos, contribuiu com 14 gols e 18 assistências, mas precisou interromper a temporada antes da decisão da Liga Nacional para realizar uma cirurgia no Brasil. Mesmo fora das finais, também foi fundamental no quinto título consecutivo do United Galati.

“Perdi as finais, mas foi uma temporada excelente e ganhamos todos os títulos disputados no país”, afirmou.

Foto: Arquivo pessoal

História no futsal

Embora tenham construído uma parceria vitoriosa no futsal romeno, os irmãos seguiram trajetórias distintas até se reencontrarem na Europa.

André foi o pioneiro. Depois de se destacar por equipes de Luís Alves e Blumenau, alcançou o cenário internacional em 2018, quando se transferiu para a Romênia. Permaneceu no país até 2022, atuando por dois clubes, antes de passar pelo Portimonense, de Portugal, e pelo Chrudim, da República Tcheca. O retorno ao futsal romeno aconteceu justamente para defender o United Galati.

Alan construiu praticamente toda sua formação em Blumenau, onde também se profissionalizou. Em 2021, viveu a primeira experiência internacional pelo Al Dhafra, dos Emirados Árabes Unidos. No ano seguinte, retornou ao Brasil para vestir a camisa do Jaraguá Futsal e, após uma temporada no Aurinegro, seguiu para a Romênia. Defendeu o Odorheiu antes de chegar ao Galati, no segundo semestre de 2023.

Além disso, os irmãos dividem a mesma quadra em competições amadoras de Massaranduba, defendendo o tradicional Butuca/Cruzeiro quando estão de férias.

Publicado em Sem categoria

Equipes do “HumanizAção” acolhem 17 pessoas em situação de rua nesta quinta-feira (4) – Agência de Notícias

O programa “HumanizAção” realizou atendimentos a 40 pessoas em situação de rua, ao longo desta quinta-feira (4), em diferentes pontos da cidade. Desse total, 17 aceitaram receber acolhimento no Serviço de Obras Sociais (SOS), onde são disponibilizados pernoite, alimentação completa, roupas e toalhas, banho e cuidados de higiene.

Os profissionais do programa percorreram diferentes pontos da cidade, como Ginásio Municipal de Esportes, Clube do Idoso, Avenida Nogueira Padilha, Praça Dante Catuzzo, Praça do Campolim, Uph Zona Oeste, Rodoviária, Rua Álvaro Teixeira de Souza Leite, Praça Coronel Fernando Prestes, Praça Largo do Líder, Avenida Atanázio Soares, entre outros.

A iniciativa municipal é promovida de forma integrada por equipes da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), Secretaria da Cidadania (Secid), com sua Coordenadoria de Álcool e Outras Drogas junto à Divisão de Política para Pessoas em Situação de Rua, além da Secretaria da Saúde (SES). Também conta com o importante auxílio da Guarda Civil Municipal (GCM), Secretaria de Relações do Trabalho e Qualificação Profissional (Sert), Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), Secretaria de Mobilidade (Semob) e Urbes –Trânsito e Transportes.

Os munícipes podem sempre colaborar com o “HumanizAção”, informando os locais da cidade onde haja pessoas em situação de rua necessitando de cuidados e acolhimento, assim como doando roupas, cobertores e alimentos. O contato pode ser feito pelo WhatsApp: (15) 99666-2636, 24h por dia, ou pelos telefones: (15) 3229-0777, do SOS; (15) 3212-6900, da Secretaria da Cidadania, e 153, da GCM.

Entra em vigor decisão dos EUA de considerar facções como terroristas

Por MRNews

Entrou em vigor nesta sexta-feira (5) a decisão do governo de Donald Trump, nos Estados Unidos (EUA), de classificar facções criminosas do Brasil como organizações terroristas, o que pode ter consequências econômicas e geopolíticas para o país. A medida havia sido anunciada no dia 28 de maio.

O governo brasileiro criticou a decisão por considerar que ela abre margem para que Washington interfira nos assuntos internos com a desculpa do combate ao terrorismo. O Palácio do Planalto defende que o combate ao crime deve ocorrer por meio da cooperação internacional respeitando as soberanias dos Estados sob os territórios. 

Para especialistas consultados pela Agência Brasil, a medida tenta limitar a soberania no Brasil e pode servir de pretexto para intervenções estrangeiras direitas contra o país. 

SP: A Feira do Livro recebe Ana Maria Machado nesta sexta-feira

Quando borboletas furiosas se tornam mulheres negras: Nós e os livros

Governo e especialistas alegam ainda que a medida pode prejudicar a economia do país, com impactos sobre o turismo, investimentos, comércio exterior e sobre o sistema financeiro. 

O governo Trump tem designado cartéis mexicanos e organizações criminosas de países como Venezuela, Equador e Colômbia como terroristas. A Casa Branca ainda formou, em março deste ano, a coalizão chamada Escudo das Américas, reunindo governos alinhados ideologicamente à Washington para, em tese, combater o narcotráfico, mas também afastar a influência econômica de adversários geopolíticos da Casa Branca, como China e Rússia. 

O combate ao narcotráfico foi a justificativa usada para sequestrar o então presidente da Venezuela, Nicolas Maduro, além de pressionar o México, o que vem sendo denunciado pela presidenta do país Claudia Sheinbaum como interferência estrangeiras em assuntos internos.

Taxação

Quatro dias após anunciar a classificação das facções do país como terroristas, o Escritório do Representante de Comércio dos EUA publicou recomendação para a Casa Branca taxar importações do Brasil em 25% devido a supostas práticas comerciais desleais.

Justiça manda prender jornalista perseguido por Carla Zambelli

Tetracampeã mundial Alemanha é o destaque do Grupo E da Copa

O documento ainda critica o Pix brasileiro, que estaria prejudicando as empresas de pagamento estadunidense, como Visa, Mastercard e Whatsapp Pay. 

No dia seguinte ao ataque ao Pix, o governo Trump anunciou a intenção de taxar as importações de 60 países, incluindo o Brasil, em tarifas adicionais de 10% ou 12,5%, alegando falhas no combate ao comércio de produtos fabricados com trabalho forçado.

O governo brasileiro contestou as justificativas, alegando que elas servem para encobrir medidas protecionistas unilaterais. O Itamaraty aponta que o Brasil poderá recorrer aos instrumentos previstos na Lei de Reciprocidade, que autoriza o governo brasileiro a adotar medidas comerciais contra países e blocos que imponham barreiras unilaterais aos produtos nacionais transacionados no mercado global.

Secretaria da Mulher está com inscrições abertas para o próximo encontro do Projeto Pérolas em 10 de junho – Agência de Notícias

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Mulher (Semul) realizará, na próxima quarta-feira (10), às 15h30, a edição de junho do “Projeto Pérolas”, que é dedicado ao acolhimento de mulheres que passaram pelo luto materno, em especial o luto gestacional e neonatal. A ação será na Secretaria da Mulher, localizada na Avenida Rudolf Dafferner, 65, no Alto da Boa Vista e as inscrições já estão abertas, pelo link: https://mulher.sorocaba.sp.gov.br/destaques/perolas.

O Projeto Pérolas foi criado pela Semul e tem o objetivo de proporcionar um espaço institucional de escuta, cuidado e reconstrução para as mães que enfrentam a dor da perda. A ação proposta inclui atendimentos individuais, rodas de conversa, oficinas terapêuticas e atividades de fortalecimento coletivo, conduzidas por equipe especializada e sensível ao tema.

A Secretaria da Mulher está de portas abertas para receber e acolher mulheres que tenham passado por essa perda, tão dolorosa e que, muitas vezes, não encontra espaço para ser expressa”, fala a secretária da Mulher e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Wanda Aparecida Oliveira.

Serviço:

Projeto Pérolas

Dia: 10 de junho, às 15h30

Local: Secretaria da Mulher – Av. Rudolf Dafferner, 65 – Alto da Boa Vista

Inscrições: https://mulher.sorocaba.sp.gov.br/destaques/perolas

Publicado em Sem categoria

São Caetano tem treinador e dois atletas indicados à Seleção do Mês da LNF Silver – LNF

• São Caetano | SP

Elenco São Caetano – Foto Assessoria São Caetano

O excelente desempenho do São Caetano na LNF Silver durante o mês de maio ganhou reconhecimento nacional. O treinador Rafael “Cafú” e os atletas Pietro e Freire foram indicados à Seleção do Mês da competição, premiação que destaca os principais profissionais e jogadores da rodada. A indicação é resultado da campanha consistente da equipe ao longo do período. Em cinco partidas disputadas durante o mês de maio, o Umbro/Liga São Caetano conquistou três vitórias, um empate e sofreu apenas uma derrota, alcançando 79,2% de aproveitamento na competição e se consolidando entre os principais times da LNF Silver.

À frente da equipe, Rafael Cafú vem conduzindo uma campanha sólida, marcada pela organização tática, competitividade e protagonismo dentro da competição nacional. O treinador também acumula destaque no cenário do futsal brasileiro por integrar a comissão técnica da Seleção Brasileira Sub-20.

“Feliz de em mais um mês estar representando a equipe São Caetano e concorrendo por essa premiação individual, mas isso é fruto de um trabalho coletivo de todos os atletas, comissão técnica e diretoria. Continuaremos focados em evoluir e seguir em busca dos nossos principais objetivos”

Dentro de quadra, o ala Pietro foi um dos destaques ofensivos da equipe durante o mês, sendo decisivo em momentos importantes e contribuindo diretamente para os resultados positivos conquistados pelo time.

“Mais do que os números individuais, o mês foi marcado pela força do coletivo. Cada resultado conquistado foi fruto do comprometimento de todo o grupo, e fico feliz por ter contribuído de alguma forma dentro de quadra, e assim seguimos para ajudar a equipe a alcançar seus objetivos.”

Já o goleiro Freire teve papel fundamental na campanha, acumulando grandes atuações e defesas importantes ao longo das partidas, sendo um dos pilares do sistema defensivo da equipe.

“Fico muito feliz em mais um mês estar concorrendo a seleção do mês, grato a Deus primeiramente por me capacitar dia após dia para ajudar minha equipe e agradecer também toda minha equipe que me ajudou estar aqui mais um mês seguido!”

As indicações reforçam o crescimento do projeto Umbro Liga São Caetano e reconhecem o trabalho coletivo desenvolvido por atletas, comissão técnica e diretoria ao longo da temporada.

A presença de três representantes do clube entre os destaques da LNF Silver demonstra a força do trabalho realizado em São Caetano do Sul e evidencia a evolução da equipe em seu processo de consolidação no cenário nacional do futsal.

Publicado em Sem categoria

A Feira do Livro recebe Ana Maria Machado nesta sexta-feira

A escritora Ana Maria Machado participa, nesta sexta-feira (5), d’A Feira do Livro, realizada na Praça Charles Miller, em frente ao Estádio do Pacaembu. Membro da Academia Brasileira de Letras e Personalidade Literária do Jabuti 2025, a autora repassa mais de 50 anos de carreira literária em um encontro com o público, às 11h, no Palco da Praça

O festival literário conta com extensa programação de encontros e debates sobre temas que abordam literatura, quadrinhos, meio ambiente, consumismo na era digital e lendas e saberes da cultura afro-brasileiros. Além disso, diversos autores recebem o público em sessões de autógrafo. O evento acontece até domingo (7), com entrada e programação gratuitas.

A programação para crianças e jovens tem oficinas, bate-papos, mediação de leitura e contação de histórias ao longo do dia no Espaço Rebentos. Destaque para o bate-papo “Nas sextas usamos branco”, às 12h, em que Maytê Freitas, Rodrigo Andrade e Waldete Tristão falam sobre mitos, lendas e saberes ancestrais africanos e afro-brasileiros que a literatura infantil ajuda a preservar.

Quando borboletas furiosas se tornam mulheres negras: Nós e os livros

Justiça manda prender jornalista perseguido por Carla Zambelli

Palco da Praça

No encontro “Laços de família”, às 14h30, as escritoras francesa Estelle-Sarah Bulle e a brasileira Bianca Santana conversam, com mediação de Adriana Ferreira Silva, sobre Onde o vento faz a curva, obra em que Bulle tematiza suas raízes familiares em Guadalupe, e Apolinária, romance de Bianca Santana sobre a vida de sua avó, baiana, na periferia de São Paulo.

Às 16h15, em Infância sob ditadura, Chico Mattoso e Maria Brant, com mediação de Patrícia Ditolvo, conversam sobre livros que narram histórias do Brasil visto por crianças que viveram o fim da ditadura e a cultura dos anos 1980.

No fim do dia, às 18h, a mesa “É sempre hora” reúne Mariana Salomão Carrara e Carla Madeira, duas das autoras de ficção brasileira mais premiadas e lidas dos últimos anos, com mediação de Iara Biderman.

Auditório Museu do Futebol

Às 13h15, Clara Rellstab recebe Gabriela Borges e Dani Marino, criadoras do Minas de HQ, projeto pioneiro de quadrinhos de autoria feminina e que celebra 10 anos de existência.

Tetracampeã mundial Alemanha é o destaque do Grupo E da Copa

Enem 2026: inscrições estão abertas até hoje na Página do Participante

Na sequência, às 15h, os especialistas Januária Cristina Alves e Fernando José de Almeida  conversam sobre o papel da educação frente às transformações tecnológicas, sociais e culturais contemporâneas.

Tablados Literários

Às 13h, no Espaço Motiva, a pesquisadora Ana Rüsche e a escritora e cineasta Gisele Mirabai debatem, com mediação de Ana Luiza Sério, a produção literária e cinematográfica, de ficção e não ficção, sobre a emergência climática no Brasil. No debate “Narrar o som”, às 15h40, Roberta Martinelli e Vinicius Castro conversam sobre escuta e reinvenção na escrita sobre música.

No Tablado Mário de Andrade, às 13h, Cidinha da Silva, que lança o livro Quando borboletas furiosas se tornam mulheres negras: nós e os livros, conversa com Tatiana Nascimento sobre o lugar das mulheres negras no mercado editorial brasileiro, e as estratégias que têm reconfigurado o sistema literário, ampliado o acesso a narrativas que foram historicamente invisibilizadas.

No Tablado Bubu, às 17h, em “Raízes do Brasil avivado”, o pesquisador André Castro e o filósofo Douglas Barros debatem o fenômeno evangélico no Brasil, movimento religioso contemporâneo que se reflete em transformações no país.

 

Publicado em Sem categoria

Hospital Nereu Ramos conquista prêmio nacional pelo terceiro ano consecutivo

Foto: Divulgação / SES

O Hospital Nereu Ramos (HNR), em Florianópolis, conquistou o Prêmio UTI Top Performer 2026. Este é o terceiro ano consecutivo que a instituição da Secretaria de Estado da Saúde (SES) recebe o reconhecimento nacional, concedido a hospitais que se destacam pelos elevados índices de qualidade, segurança assistencial e excelência no atendimento de terapia intensiva.

Atualmente, o HNR possui um título exclusivo: é o único hospital 100% público da rede estadual de Santa Catarina a receber a certificação entre as quase 2 mil instituições com UTIs brasileiras monitoradas pelo Sistema Epimed de Gestão de Dados.

“Esse reconhecimento nacional reforça a excelência da nossa UTI e reflete o compromisso, a competência e a dedicação de toda a equipe multiprofissional, que diariamente atua com responsabilidade e humanização. Também é resultado do cuidado e dos investimentos priorizados pelo governador Jorginho Mello na estrutura hospitalar e na valorização dos profissionais. Essa conquista reafirma que é possível oferecer assistência intensiva de alto nível no SUS, consolidando o hospital como referência”, destaca a diretora do hospital, Bárbara Maurício Caetano Leite.

O prêmio UTI Top Performer é considerado uma das certificações de desempenho hospitalar mais rigorosas do país. A avaliação leva em conta critérios como eficiência operacional, segurança do paciente, gestão de indicadores clínicos e os resultados práticos obtidos pelas unidades de terapia intensiva.

A gerente técnica do HNR, Lara Kretzer, complementa que o prêmio é o reflexo direto de investimentos estratégicos em gestão e processos. “A conquista reforça que o investimento em qualificação profissional e melhoria contínua dos processos assistenciais produz resultados concretos e impacta diretamente na ponta, salvando vidas. Mostra que a medicina intensiva pública pode e deve ser sinônimo de alta performance e excelência”, destaca a médica.

Referência em Santa Catarina

Além do destaque na terapia intensiva, o Hospital Nereu Ramos desempenha um papel vital na rede pública de saúde catarinense. A instituição é referência estadual em doenças infectocontagiosas, pneumologia, cirurgias torácicas e procedimentos de alta complexidade.

Mais informações:
Josiane Ribeiro
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail: imprensa@saude.sc.gov.br
Nos siga no instagram @saude.sc

Publicado em Sem categoria

Jaraguá do Sul Recebe o Maior Público da Rodada – LNF

JARAGUÁ X PATO – RODADA 7 – PAULO SAUER

A 7ª rodada da Liga Nacional de Futsal (LNF) movimentou as arenas do país entre os dias 19 e 25 de maio, com partidas espalhadas por diferentes estados brasileiros. Com jogos no Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais e Paraná, a rodada somou um público total expressivo e revelou quais praças mais aqueceram o futsal nacional.

Os Três Maiores Públicos da Rodada

Jaraguá do Sul lidera com folga, seguida de Carlos Barbosa e Erechim

A cidade de Jaraguá do Sul (SC) foi a grande protagonista em termos de público na rodada. A Arena Jaraguá recebeu 4.265 torcedores para o duelo entre Jaraguá Futsal e Pato Futsal, no dia 23/05, consolidando-se como a maior torcida presente em quadra. Em segundo lugar, a tradicional praça de Carlos Barbosa (RS) trouxe 1.937 pessoas para acompanhar o confronto entre ACBF e Magnus Futsal na noite do dia 19/05. Completando o pódio, Erechim (RS) registrou 1.354 torcedores na partida entre Atlântico Erechim e Corinthians, também no dia 23/05.

Público Completo da 7ª Rodada

Confira os números de cada jogo da rodada

Data Jogo Público
19/05 ACBF x Magnus Futsal 1.937
22/05 São José Futsal x Tubarão Futsal 578
23/05 Atlântico Erechim x Corinthians 1.354
23/05 Praia Clube x Marreco Futsal 350
23/05 Jaraguá Futsal x Pato Futsal 4.265
24/05 Campo Mourão Futsal x Umuarama Futsal 524
25/05 Santo André/Intelli x Minas Tênis Clube 200
29/07 CascavelFutsal x JEC/KRONA Futsal A realizar
Publicado em Sem categoria

Prefeitura destaca importância da doação de sangue para fortalecer assistência à saúde e salvar vidas

A campanha Junho Vermelho chama a atenção para a importância da doação regular de sangue, um gesto simples e voluntário que contribui diretamente para salvar vidas e garantir a continuidade da assistência prestada nos serviços de saúde, seja na rede pública ou privada. Em João Pessoa, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), reforça a conscientização da população sobre a necessidade de manter os estoques abastecidos durante todo o ano.

O sangue e seus componentes são indispensáveis para o atendimento de pacientes submetidos a cirurgias, tratamentos oncológicos, transplantes, procedimentos de alta complexidade, além de situações de urgência e emergência. Como não existe substituto artificial para o sangue, a doação continua sendo a única forma de garantir esse recurso essencial para a assistência em saúde.

A médica hematologista Sandra Figueiredo, que atua no Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio Burity (CHMGTB), destaca que a participação da população é fundamental para assegurar o atendimento de quem necessita de transfusões sanguíneas.

“A doação de sangue é um ato de cidadania, solidariedade e amor ao próximo. Uma única doação pode salvar até quatro vidas, porque o sangue coletado é separado em diferentes componentes que poderão beneficiar pacientes distintos. O sangue é essencial à vida em diversas situações médicas e, sem doadores, não há como manter os estoques necessários para atender a população”, ressaltou.

Os hospitais das redes pública e privada que realizam transfusões dependem do trabalho dos serviços de hemoterapia para garantir o atendimento seguro aos pacientes. Por isso, a manutenção dos estoques em níveis adequados é uma necessidade permanente, não apenas em períodos de campanhas.

A especialista explica que a necessidade de transfusão é constante e está presente diariamente nos serviços de saúde. “Muitas patologias e diversos procedimentos cirúrgicos dependem da disponibilidade de sangue. Quando os estoques estão baixos, alguns tratamentos podem ser comprometidos e, em situações mais graves, a falta de sangue pode levar pacientes a óbito. Por isso, a doação regular é tão importante”, alertou.

A médica Sandra Figueiredo também reforça que o sangue possui uma característica única entre os recursos utilizados na assistência à saúde. “O sangue é o único produto que não pode ser fabricado nem comprado. Ele precisa ser doado. Sem doadores, simplesmente não existe sangue disponível para quem precisa de uma transfusão”, explicou.

Durante o Junho Vermelho, a Secretaria de Saúde da Capital reforça o convite para que pessoas aptas a doar procurem os serviços responsáveis pela coleta e contribuam com esse gesto que pode fazer a diferença para quem aguarda um tratamento ou enfrenta uma situação crítica de saúde.

“Doar sangue é um ato voluntário, altruísta e capaz de transformar histórias. Seja doador e ajude a salvar vidas”, conclui a médica.

Doação – Para doar sangue, o candidato deve atender a alguns requisitos, entre eles: ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, estar em boas condições de saúde, estar alimentado e descansado no dia da doação. Menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal. A primeira doação deve ser realizada até os 60 anos de idade.

Em João Pessoa, a doação pode ser realizada no Hemocentro da Paraíba, localizado no bairro de Jaguaribe, que é responsável pela coleta e distribuição de sangue para os serviços de saúde do Estado. Antes de comparecer, é importante verificar os critérios atualizados para doação e os horários de atendimento do serviço.

Em João Pessoa, o Hemocentro funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 13h. Para mais informações, é possível entrar em contato via WhatsApp pelo número (83) 3133-3473 ou pelo Instagram @hemocentrojp.