Dia D da Campanha do Agasalho será realizado durante Drive Thru – CGNotícias

A Prefeitura de Campo Grande, por meio do Fundo de Apoio à Comunidade (FAC), dá continuidade à Campanha do Agasalho 2026 com ações voltadas à ampliação da arrecadação de itens destinados a famílias em situação de vulnerabilidade social durante o período de inverno.

Como parte da programação, será realizado o Dia D da Campanha do Agasalho durante a 18ª edição do Drive Thru da Sustentabilidade, nos dias 11, 12 e 13 de junho, das 9h às 18h, no estacionamento do Bioparque Pantanal, nos Altos da Avenida Afonso Pena.

A iniciativa integra ações de solidariedade e sustentabilidade, oferecendo à população a oportunidade de realizar o descarte adequado de materiais recicláveis e contribuir com a campanha por meio da doação de cobertores, casacos, meias, toucas, luvas e demais peças de inverno em bom estado de conservação.

Na região norte de MS, governador celebra aniversário de Sonora e autoriza obras de habitação e asfalto

Levantamento ambiental da Bacia do Rio Formoso entra na reta final – Prefeitura Municipal de Bonito

De acordo com o presidente do FAC, Adir Diniz, a mobilização busca fortalecer a rede de arrecadação para atender à crescente demanda registrada pela campanha.

“Estamos recebendo um número significativo de solicitações de agasalhos, especialmente de peças masculinas. O Dia D é uma oportunidade para ampliar a participação da população e reforçar as doações destinadas às famílias atendidas”, destacou.

Screenshot

Além do Dia D, a campanha mantém um calendário de ações ao longo do mês. No dia 12 de junho, das 12h às 13h30, será realizado mais um Pit Stop Solidário, iniciativa promovida pela Ouvidoria-Geral do Município com o objetivo de incentivar a participação dos servidores municipais nas ações de arrecadação.

Já no dia 27 de junho, a Campanha do Agasalho estará presente no Mutirão Todos em Ação, que será realizado na Escola Municipal Professora Oliva Enciso, localizada na Rua Álvaro Silveira, nº 210, no Bairro Tiradentes. Durante a ação, moradores e servidores poderão realizar doações e contribuir com a mobilização.

Transporte público tem operação especial no feriado de Corpus Christi   – CGNotícias

Mato Grosso do Sul tem 27 mil pessoas que deixaram Mais Social após melhorar de vida – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

A campanha conta ainda com mais de 40 pontos de coleta distribuídos em diferentes regiões da Capital, incluindo unidades da Rede Municipal de Ensino (Reme), além de instituições parceiras como o Colégio Master, o Shopping Campo Grande e o Shopping Norte Sul Plaza.

As doações também podem ser entregues diretamente na sede do FAC, localizada na Avenida Fábio Zahran, nº 6000, no Instituto Mirim.

A Prefeitura de Campo Grande reforça o convite para que a população participe da campanha e contribua com a arrecadação de peças de inverno, colaborando para o atendimento das famílias que necessitam de apoio durante os meses de baixas temperaturas.

Publicado em Sem categoria

‘HumanizAção’ acolhe 35 pessoas em situação de rua nesta quarta-feira (3) – Agência de Notícias

Foto: Carlos Sales/ Sesu

O programa “HumanizAção” realizou, ao longo desta quarta-feira (3), atendimento a 81 pessoas em situação de rua, em diferentes pontos da cidade. Desse total, 35 aceitaram receber acolhimento no Serviço de Obras Sociais (SOS). Na entidade, são disponibilizados pernoite, alimentação completa, roupas e toalhas, banho e cuidados de higiene.

O “HumanizAção” é realizado de forma integrada por profissionais da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), Secretaria da Cidadania (Secid), com sua Coordenadoria de Álcool e Outras Drogas junto à Divisão de Política para Pessoas em Situação de Rua, além da Secretaria da Saúde (SES). Também conta com o importante auxílio da Guarda Civil Municipal (GCM), Secretaria de Relações do Trabalho e Qualificação Profissional (Sert), Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), Secretaria de Mobilidade (Semob) e Urbes – Trânsito e Transportes.

Os sorocabanos podem sempre colaborar com o programa, informando os locais da cidade onde haja pessoas em situação de rua necessitando de cuidados e acolhimento, assim como doando roupas, cobertores e alimentos. O contato pode ser feito pelo WhatsApp: (15) 99666-2636, 24h por dia, ou pelos telefones: (15) 3229-0777, do SOS; (15) 3212-6900, da Secretaria da Cidadania, e 153, da GCM.

 

Publicado em Sem categoria

Corpo de Dheoge Pereira Bernardino é Encontrado Após Uma Semana de Buscas em Ilhabela

Por MRNews

Corpo de Dheoge Pereira Bernardino é Encontrado Após Uma Semana de Buscas em Ilhabela

Uma semana após desaparecer durante uma atividade marítima em Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, o corpo de Dheoge Pereira Bernardino foi encontrado pelas equipes de resgate, encerrando dias de intensa mobilização e expectativa por parte de familiares, amigos e moradores da região.

O caso chamou a atenção pela complexidade das buscas, que envolveram diferentes órgãos de segurança e salvamento, além do apoio de embarcações e equipes especializadas em operações marítimas. As condições do mar e fatores climáticos dificultaram os trabalhos ao longo dos últimos dias.

Buscas Mobilizaram Equipes Especializadas

Desde o desaparecimento, equipes do Corpo de Bombeiros, da Marinha e da Defesa Civil atuaram em uma extensa área costeira de Ilhabela. As operações incluíram buscas por terra, mar e, em determinados momentos, monitoramento aéreo para ampliar as chances de localização.

Caso Henry Borel: Justiça condena Jairinho e concede perdão a Monique

TV Brasil transmite festejos de São João a partir de sexta-feira (5)

Familiares acompanharam de perto os trabalhos e utilizaram as redes sociais para divulgar informações e pedir apoio da população. A comunidade local também participou das ações, compartilhando informações e prestando solidariedade à família.

Localização Encerra Dias de Angústia

A confirmação da localização do corpo trouxe um desfecho para um período marcado pela incerteza. Embora o resultado seja doloroso para familiares e amigos, o encerramento das buscas permite que a família possa iniciar o processo de despedida e homenagens.

Mensagens de pesar começaram a circular nas redes sociais logo após a confirmação da notícia. Amigos destacaram a personalidade de Dheoge, lembrando momentos compartilhados e prestando condolências aos familiares.

Ilhabela e os Desafios das Atividades Marítimas

Conhecida por suas praias, trilhas e atividades náuticas, Ilhabela recebe milhares de visitantes todos os anos. No entanto, especialistas alertam que o mar pode apresentar mudanças rápidas de condições, exigindo atenção redobrada de moradores, pescadores, navegadores e turistas.

No Grupo D da Copa, EUA tentam usar fator casa para avançar

Itaú Personnalité World Legend Mastercard: o cartão mais elegante lançado em 2026?

Autoridades reforçam a importância de acompanhar previsões meteorológicas, utilizar equipamentos de segurança adequados e informar rotas antes de realizar atividades em áreas marítimas ou costeiras.

Investigação e Procedimentos Oficiais

Após a localização, os procedimentos legais e periciais foram iniciados pelas autoridades competentes. A investigação deverá analisar as circunstâncias do desaparecimento e esclarecer os detalhes relacionados ao caso.

Enquanto isso, familiares e amigos seguem recebendo manifestações de apoio de diversas partes do país, em um momento marcado pela tristeza e pela comoção provocada pela perda.

A história de Dheoge Pereira Bernardino mobilizou a população durante dias e evidencia a importância das operações de busca e salvamento realizadas por equipes especializadas, que atuam em situações de alto risco para tentar localizar pessoas desaparecidas em ambientes marítimos.

Tags: Ilhabela, Dheoge Pereira Bernardino, desaparecimento, litoral norte de São Paulo, buscas marítimas, Corpo de Bombeiros, Marinha do Brasil, notícias de Ilhabela, resgate, segurança marítima.

Justiça condena Jairinho e concede perdão a Monique

Por MRNews

O Conselho de Sentença do II Tribunal do Júri do Rio condenou, na madrugada desta quinta-feira (4), o ex-vereador Jairo Souza Santos Júnior, o Dr. Jairinho, a 43 anos, 9 meses e 20 dias de prisão pela morte do menino Henry Borel Medeiros, de 4 anos, ocorrida em 8 março de 2021. Monique Medeiros da Costa e Silva, mãe da criança, teve seu crime desclassificado para homicídio culposo (quando não há intenção de matar) e recebeu o perdão judicial.

O julgamento, que durou 11 dias, é considerado o mais longo da história do Judiciário fluminense. A sessão iniciada no dia 25 de maio, terminou à 1h43 minutos de hoje, com a leitura da sentença pela juíza Elizabeth Machado Louro, que presidiu a sessão.

Ao descrever a sentença de Jairinho, a magistrada destacou a violência desproporcional e a rara e desmesurada covardia contra uma criança de apenas 4 anos, descrita como doce e bondosa. A juíza afirmou que o condenado possui uma “personalidade insidiosa, capaz de simular gentileza para esconder uma natureza truculenta e de extrema periculosidade”.

Corpo de Dheoge Pereira Bernardino é Encontrado Após Uma Semana de Buscas em Ilhabela

TV Brasil transmite festejos de São João a partir de sexta-feira (5)

Jairinho foi condenado por homicídio qualificado (com agravantes por meio cruel e recurso que impossibilitou a defesa e com causa de aumento de pena por Henry ser menor de 14 anos), além de tortura e coação no curso do processo. Ele deverá cumprir a pena inicialmente em regime fechado e ainda condenado a pagar R$ 400 mil em indenização por danos morais ao pai de Henry, Leniel Borel.

Absolvição por homicídio

Monique Medeiros, mãe de Henry, teve a decisão marcada por um discurso forte da juíza sobre o papel da mulher na sociedade. O Conselho de Sentença decidiu desclassificar a acusação de homicídio intencional para homicídio culposo [quando não há a intenção de matar] e condená-la pelo crime de tortura por omissão.

 

A juíza Elizabeth Louro durante interrogatório do ex-vereador Jairo Souza Santos Junior, o Dr. Jairinho, no caso Henry Borel no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro – Tomaz Silva/Agência Brasil

Ao aplicar o perdão judicial, a juíza Elizabeth Louro justificou que Monique já sofreu um castigo severo, o suficiente. A magistrada criticou a “reação desproporcional da sociedade, classificando-a como discriminatória e fruto de uma cultura que exige que a mulher seja uma mãe perfeita”.

A juíza citou o “massacre nas redes sociais” e as agressões sofridas por Monique no cárcere, afirmando que ela foi alvo de uma perseguição implacável contra sua honra.

Monique foi sentenciada a 1 ano e 4 meses de detenção pelo crime de tortura e como já vinha cumprindo prisão preventiva, a pena foi considerada encerrada.

A sentença conclui um capítulo doloroso iniciado na madrugada do dia 8 de em março de 2021, quando Henry Borel morreu devido a uma laceração hepática causada por ação contundente no apartamento onde morava com o casal.

Enquanto Jairinho retorna ao sistema prisional para cumprir a pena, a Justiça considerou que o sofrimento de Monique pela perda do único filho e o inchamento público já excederam o limite da punibilidade para sua negligência.

Nota

 

Rio de Janeiro (RJ), 23/03/2026 – A mãe do menino Henry Borel, Monique Medeiros e advogados de defesa durante Tribunal do Júri, no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, no centro da capital fluminense. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil – Tomaz Silva/Agência Brasil

Leniel Borel, pai de Henry, divulgou nota à imprensa na qual diz que irá recorrer da decisão em relação a Monique.

“Nós vamos continuar lutando para anular essa absolvição da Monique. Eu já falei com meu advogado, e vou pedir ao Ministério Público que recorra da decisão”.

O advogado de Leniel, Cristiano Medina da Rocha, que atuou como assistente de acusação, disse que o Conselho de Sentença reconheceu o mesmo crime para os dois réus.

“Os jurados votaram de forma idêntica e a juíza [Elizabeth Louro], criando uma situação, fez a votação novamente. Isso que nos deixa indignados”, afirmou Cristiano, acrescentando que vai recorrer da absolvição da mãe de Henry.

Publicado em Sem categoria

Agência Minas Gerais | Estudantes mineiros têm até esta sexta-feira (5/6) para se inscrever no Enem 2026

Termina nesta sexta-feira (5/6) o prazo de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026. Os interessados devem se inscrever exclusivamente pela Página do Participante, no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), até as 23h59.

As provas serão aplicadas nos dias 8 e 15/11 em todo o país. Considerado uma das principais portas de entrada para o ensino superior, o Enem possibilita o acesso a universidades públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), além de programas como o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

O exame também pode ser utilizado para certificação de conclusão do ensino médio por participantes maiores de 18 anos.

Em Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) reforça a mobilização junto às escolas da rede estadual para incentivar a inscrição e a participação dos estudantes no exame.

“Estamos na última semana de inscrições do Enem e reforçamos a importância de que gestores, equipes pedagógicas e escolas mobilizem e acompanhem os estudantes durante esse processo. Os concluintes do ensino médio da rede pública já têm a inscrição automática neste ano, mas é fundamental que acessem a Página do Participante para confirmar os dados e concluir a inscrição. Nossa expectativa é que Minas Gerais se destaque mais uma vez pela forte participação dos estudantes no exame”, destaca a diretora de Ensino Médio da SEE/MG, Vanessa Nicoletti.

Público-alvo e inscrição

Podem participar do Enem 2026 estudantes concluintes do ensino médio, egressos, treineiros e candidatos que desejam utilizar a nota para certificação do ensino médio.

Os estudantes concluintes da rede pública estão pré-inscritos automaticamente e precisam apenas acessar a Página do Participante para confirmar os dados e finalizar a inscrição.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela Página do Participante, com login gov.br. A taxa é de R$ 85, com pagamento até 10/6. Têm direito à isenção estudantes da rede pública, inscritos no CadÚnico e candidatos com pedido de isenção aprovado.

A SEE/MG reforça que mesmo os participantes isentos devem realizar a inscrição dentro do prazo para garantir a participação no exame.

Preparação reforçada

Além de incentivar a participação dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a SEE/MG tem ampliado as ações de preparação para o exame em toda a rede estadual.

Entre as iniciativas está a Maratona Enem MG, que oferece aulas gratuitas e ao vivo voltadas à revisão dos principais conteúdos cobrados na prova, contribuindo para fortalecer o desempenho dos estudantes mineiros.

As teleaulas são transmitidas de segunda a sexta-feira pela Rede Minas 3 e pelo canal Estúdio Educação MG, no Youtube, contemplando as áreas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Redação.

Após as transmissões, os conteúdos permanecem disponíveis na plataforma Minasplay, permitindo que os estudantes revisem as aulas de acordo com sua rotina de estudos.

Outra ação estratégica é a Sala de Aula dos Professores – Enem MG, desenvolvida pela Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.

A iniciativa promove lives formativas semanais para os professores da rede estadual, com orientações pedagógicas, apresentação de materiais de apoio e estratégias para o desenvolvimento dos conteúdos avaliados no Enem, fortalecendo a preparação dos estudantes diretamente nas salas de aula.

TV Brasil transmite festejos de São João a partir de sexta-feira (5)

Por MRNews

A TV Brasil entra no ritmo dos festejos juninos e, a partir desta sexta (5), exibe ao vivo os eventos que marcam as celebrações de São João nas cidades de Caruaru, em Pernambuco, Salvador e Amargosa, na Bahia, Mossoró e Assu no Rio Grande do Norte, e Campina Grande, na Paraíba. Durante todo o mês de junho, a emissora pública exibe o especial Arraiá Brasil, em parceria com a Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), com transmissões das parceiras PrefTV de Caruaru, TVE Bahia e UERN TV, da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN).

Serão dez noites de celebração, sempre às sextas e sábados, e também nos dias 23 e 24 de junho, apresentando ao público shows de grandes nomes da música brasileira e trazendo informações sobre as festas nos intervalos dos espetáculos. Ancoradas no estúdio da TV Brasil no Rio de Janeiro pelos apresentadores Bruno Barros, Cibele Tenório, Marília Arrigoni, Maurício Costa, Muka e Verônica Dalcanal, as transmissões do Arraiá Brasil começam às 21h nos sábados e às 23h nos demais dias, e seguem noite adentro, até pelo menos às 3h.

A programação especial tem início com os festejos de Caruaru e Campina Grande, em parceria com a PrefTV e UERN TV, a partir desta sexta (5) e sábado (6), com transmissão em todas as dez noites. Na semana seguinte é a vez do público conferir também as celebrações de Mossoró e Assu, transmitidas dos dias 12 até 26, em parceria com a UERN TV.

No Grupo D da Copa, EUA tentam usar fator casa para avançar

Itaú Personnalité World Legend Mastercard: o cartão mais elegante lançado em 2026?

O arraiá da Bahia, direto das cidades de Salvador e Amargosa, será exibido pela TV Brasil nos dias 19, 20, 23 e 24, através da parceria com a TVE Bahia. Nos dias 26 e 27, as festas de Campina Grande, Caruaru, Mossoró e Assu fecham a programação.

A faixa temática Arraiá Brasil acompanha as performances de artistas renomados, além de trios de forrós, grupos de danças regionais e quadrilhas. O objetivo do especial é promover uma comunicação diversa, atenta ao regionalismo, às tradições e manifestações culturais do país.

Sobre a RNCP

A RNCP é a rede que reúne emissoras públicas de rádio e televisão parceiras da EBC em todo o Brasil. Seu objetivo é fortalecer a comunicação pública em escala nacional, garantindo à população acesso a conteúdos informativos, educativos, culturais e de entretenimento com qualidade e relevância social.

Ao mesmo tempo em que integra a programação nacional, a RNCP valoriza a produção regional e estimula a diversidade e a pluralidade de vozes, princípios centrais da comunicação pública. Prevista na lei de criação da EBC, a RNCP é um instrumento estratégico para ampliar a presença, a cooperação e o alcance do sistema público de rádio e televisão no país.

MEC estende até dia 17 o prazo para redes de ensino aderirem à PND

Governo amplia acesso ao Plano Brasil Soberano

Coordenada pela EBC, a rede foi inaugurada em 2010 com 22 instituições parceiras e atualmente conta com 165 emissoras de televisão e 168 de rádio em todas as regiões, consolidando-se como o principal sistema de integração da comunicação pública do Brasil.

A RNCP vem passando por um processo histórico de expansão nos últimos anos. Em 2025, a EBC alcançou a marca de 14 novas estações colocadas em operação ao longo do ano, em parceria com emissoras públicas de diferentes regiões.

Em 2026, o ritmo de crescimento da RNCP se intensificou. Para o primeiro semestre, está prevista a entrada em operação de mais de 30 novas estações de televisão e rádio em diferentes regiões do país.

Serviço
Arraiá Brasil – dias 05/06 (sexta-feira), 12/06 (sexta-feira), 19/06 (sexta-feira), 23/06 (terça-feira), 24/6 (quarta-feira) e 26/06 (sexta-feira), às 23h, na TV Brasil
Arraiá Brasil – dias 6/06 (sábado), 13/06 (sábado), 20/06 (sábado) e 27/06 (sábado), às 21h, na TV Brasil

Agência Minas Gerais | Previsão do tempo para Minas Gerais nesta quinta-feira, 4 de junho

Nesta quinta-feira (4/6), Minas Gerias segue sob a influência de um centro de alta pressão pós frontal, posicionado sobre o oceano nas imediações do litoral do Sul do Brasil, favorecendo a manutenção do ar frio que mantém o tempo estável e as temperaturas amenas em todo o estado.

Na faixa Leste, o transporte de umidade de origem oceânica mantém maior concentração de nuvens e favorece a formação de nevoeiro ou névoa úmida ao amanhecer.

Clique aqui para conferir a previsão completa do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Publicado em Sem categoria

Dia D da Campanha do Agasalho será realizado durante Drive Thru – CGNotícias

A Prefeitura de Campo Grande, por meio do Fundo de Apoio à Comunidade (FAC), dá continuidade à Campanha do Agasalho 2026 com ações voltadas à ampliação da arrecadação de itens destinados a famílias em situação de vulnerabilidade social durante o período de inverno.

Como parte da programação, será realizado o Dia D da Campanha do Agasalho durante a 18ª edição do Drive Thru da Sustentabilidade, nos dias 11, 12 e 13 de junho, das 9h às 18h, no estacionamento do Bioparque Pantanal, nos Altos da Avenida Afonso Pena.

A iniciativa integra ações de solidariedade e sustentabilidade, oferecendo à população a oportunidade de realizar o descarte adequado de materiais recicláveis e contribuir com a campanha por meio da doação de cobertores, casacos, meias, toucas, luvas e demais peças de inverno em bom estado de conservação.

De acordo com o presidente do FAC, Adir Diniz, a mobilização busca fortalecer a rede de arrecadação para atender à crescente demanda registrada pela campanha.

“Estamos recebendo um número significativo de solicitações de agasalhos, especialmente de peças masculinas. O Dia D é uma oportunidade para ampliar a participação da população e reforçar as doações destinadas às famílias atendidas”, destacou.

Screenshot

Além do Dia D, a campanha mantém um calendário de ações ao longo do mês. No dia 12 de junho, das 12h às 13h30, será realizado mais um Pit Stop Solidário, iniciativa promovida pela Ouvidoria-Geral do Município com o objetivo de incentivar a participação dos servidores municipais nas ações de arrecadação.

Já no dia 27 de junho, a Campanha do Agasalho estará presente no Mutirão Todos em Ação, que será realizado na Escola Municipal Professora Oliva Enciso, localizada na Rua Álvaro Silveira, nº 210, no Bairro Tiradentes. Durante a ação, moradores e servidores poderão realizar doações e contribuir com a mobilização.

A campanha conta ainda com mais de 40 pontos de coleta distribuídos em diferentes regiões da Capital, incluindo unidades da Rede Municipal de Ensino (Reme), além de instituições parceiras como o Colégio Master, o Shopping Campo Grande e o Shopping Norte Sul Plaza.

As doações também podem ser entregues diretamente na sede do FAC, localizada na Avenida Fábio Zahran, nº 6000, no Instituto Mirim.

A Prefeitura de Campo Grande reforça o convite para que a população participe da campanha e contribua com a arrecadação de peças de inverno, colaborando para o atendimento das famílias que necessitam de apoio durante os meses de baixas temperaturas.

Publicado em Sem categoria

Recicla ZN alcança marca de 10 toneladas de resíduos recicláveis na Zona Norte – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Projeto da Subprefeitura da Zona Norte II amplia impacto ambiental e social durante grandes eventos – Divulgação

No mês que celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Subprefeitura da Zona Norte atingiu um marco importante com o projeto Recicla ZN: cerca de 10 toneladas de resíduos recicláveis já foram recolhidas durante grandes eventos realizados na região, em parceria com a Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb). A iniciativa fortalece a Coleta Seletiva, contribui com a preservação do Meio Ambiente e gera renda para cooperativas credenciadas à Comlurb.

Lançado com foco inicial em grandes eventos, o Recicla ZN atua na destinação correta de materiais como latas de alumínio, papelão, copos plásticos, garrafas PET e vidro, que passam pela triagem e são encaminhados para reciclagem. O trabalho, realizado em conjunto com cooperativas cadastradas pela Comlurb, beneficia cerca de 450 famílias de cooperados.

Idealizador do projeto, o subprefeito da Zona Norte II, Douglas Araújo, destaca que alcançar a marca de 10 toneladas representa um avanço concreto na construção de políticas públicas voltadas à sustentabilidade e ao desenvolvimento social.

— Alcançar essa marca é motivo de orgulho, mas também de responsabilidade. São dez toneladas de resíduos que deixaram de ter descarte inadequado e passaram a gerar emprego e renda para centenas de famílias. Em um mês simbólico para a agenda ambiental, esse resultado reforça a importância de políticas públicas permanentes que conciliam preservação ambiental, cidadania e desenvolvimento social. Estamos falando de resíduos que poderiam permanecer centenas de anos na natureza, mas que agora retornam ao ciclo produtivo — afirma Douglas.

A iniciativa, que começou nos grandes eventos do Galpão do Engenhão, no Engenho de Dentro, vem sendo ampliada para outros territórios da Zona Norte, como polos gastronômicos, consolidando o projeto. No tradicional Polo do Baixo Méier, foram coletados mais de 700 kg de resíduos recicláveis nos últimos dois meses.

O presidente da Comlurb, Renato Rodrigues, reforça o papel da parceria para fortalecer a cultura da reciclagem na cidade.

— Projetos como o Recicla ZN são fundamentais porque garantem que os materiais recicláveis tenham o destino correto, fortalecendo o trabalho das cooperativas e incentivando a adesão à Coleta Seletiva. É uma ação que une preservação ambiental, inclusão social e conscientização da população — destaca Renato.

A Comlurb conta atualmente com uma estrutura dedicada à Coleta Seletiva, com 13 caminhões coletores e três caminhões gaiola operando no serviço. O material recolhido é destinado às cooperativas de catadores, responsáveis pela separação e comercialização dos resíduos recicláveis.

Além do impacto ambiental, o Recicla ZN busca estimular uma mudança de cultura em relação ao descarte correto de resíduos, aproveitando a vocação da Zona Norte e da cidade do Rio para sediar grandes encontros e eventos públicos.

Categoria:

  • 3 de junho de 2026
  • Marcações: coleta seletiva Recicla ZN

    No Grupo D da Copa, EUA tentam usar fator casa para avançar

    Por MRNews

    Tendo como destaque um dos anfitriões da próxima Copa do Mundo, o Grupo D é um dos mais equilibrados da competição. Sendo uma das sedes do Mundial disputado entre os dias 11 de junho e 19 de julho, ao lado de México e Canadá, os Estados Unidos disputam a primeira fase do torneio com Turquia, Austrália e Paraguai.

    Ao contrário de 1994, quando os norte-americanos mostraram pouco interesse no Mundial de futebol masculino, em 2026 a seleção dos Estados Unidos jogará em casa em um momento de grande desenvolvimento da modalidade, em especial pelo sucesso da Major League Soccer (liga profissional de futebol masculino). Assim, não será surpresa se a equipe comandada pelo técnico argentino Mauricio Pochettino jogar sempre com lotação esgotada.

    Sem um craque de projeção internacional, o grande nome da equipe norte-americana é o ponta Christian Pulisic. Aos 27 anos de idade, o jogador, que teve passagens por Borussia Dortmund (Alemanha) e Chelsea (Inglaterra), defende atualmente o Milan (Itália). Outro nome que merece atenção é Gio Reyna. O meia-atacante do Borussia Mönchengladbach (Alemanha) pode ser considerado o cérebro dos Estados Unidos.

    O primeiro adversário dos Estados Unidos na competição será o Paraguai. A equipe do técnico argentino Gustavo Alfaro tem vários nomes que se destacam no futebol brasileiro: Gustavo Gómez (Palmeiras), Ramón Sosa (Palmeiras), Matías Villasanti (Grêmio), Damián Bobadilla (São Paulo) e Isidro Pitta (Bragantino).

    Governo amplia acesso ao Plano Brasil Soberano

    Receita identifica divergências de R$ 44 bi em créditos de PIS/Cofins

    Este será o nono Mundial disputado pelos Guaranis. A classificação para a Copa de 2026 veio com uma boa campanha nas Eliminatórias Sul-Americanas, na qual, em 18 partidas, sofreu apenas quatro derrotas.

    Quem também chegou ao Mundial por meio das Eliminatórias foi a Austrália. Nesta Copa, a equipe comandada pelo técnico Tony Popovic conta com alguns remanescentes da seleção que chegou até às oitavas de final no Catar, em 2022, incluindo o bom goleiro Mathew Ryan, do Levante (Espanha).

    O quarto componente do Grupo é a Turquia, que teve que buscar a classificação para a Copa na Repescagem Europeia, na qual eliminou a Romênia e o Kosovo. Em sua terceira participação em um mundial, as Estrelas Crescentes contarão com o ex-jogador italiano Vincenzo Montella como treinador.

    A equipe conta com dois jovens muito talentosos: o meia-atacante Arda Güler, que, aos 21 anos de idade, defende o poderoso Real Madrid (Espanha), e o ponta Kenan Yıldız, que, com a mesma idade, é o camisa 10 da tradicional Juventus (Itália). A eles se junta o experiente meia Hakan Çalhanoğlu, da Inter de Milão (Itália).