DNA coletado em presídios amplia investigações e fortalece banco genético de Mato Grosso do Sul

A Polícia Científica de Mato Grosso do Sul ampliou em 486 perfis o banco estadual de DNA após duas etapas de coleta realizadas no Complexo Penitenciário da Gameleira, em Campo Grande. A medida fortalece investigações criminais e amplia as chances de identificação de autores por meio de vestígios biológicos encontrados em cenas de crime.

A segunda etapa da ação foi realizada na sexta-feira (29), na Penitenciária Estadual Masculina de Regime Fechado da Gameleira I, onde foram coletadas 186 amostras genéticas. A primeira ocorreu em 30 de abril, na Gameleira II, com a coleta de outras 300 amostras.

As ações integram as metas do Contrato de Gestão 2026, firmado entre a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) e o Governo do Estado, voltadas ao fortalecimento do Banco de Perfis Genéticos. O trabalho é executado pelo IALF  (Instituto de Análises Laboratoriais Forenses), da Polícia Científica, com apoio da Polícia Penal de Mato Grosso do Sul.

Após a coleta, as amostras passam por processamento laboratorial e, quando atendem aos critérios técnicos e legais, são inseridas nos bancos estadual e nacional de perfis genéticos. Os dados são utilizados em comparações que podem auxiliar na identificação de autores de crimes, estabelecer conexões entre diferentes ocorrências e subsidiar investigações em andamento.

Segundo a diretora do IALF, Josemirtes Prado da Silva, a ampliação da base genética aumenta a capacidade de confronto entre perfis cadastrados e vestígios coletados durante investigações.

“Quanto mais amostras de condenados forem inseridas, maior é a chance de coincidência com vestígios já cadastrados. O banco é mais uma ferramenta para auxiliar na identificação de autoria ou de autores em dois locais de crimes distintos”, afirma.

Dados da Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos mostram que Mato Grosso do Sul contabilizava 5.471 perfis cadastrados até 1º de maio de 2026. Do total, 4.081 pertencem a condenados e 918 são vestígios biológicos coletados em investigações criminais.

O Estado acumula 88 investigações auxiliadas pela rede e 59 coincidências genéticas confirmadas. Dessas, 46 ocorreram entre vestígios biológicos e 13 entre vestígios e indivíduos cadastrados, demonstrando a capacidade da ferramenta de identificar autores e relacionar crimes cometidos em diferentes locais.

De acordo com a diretora do IALF, um caso recente resultou na identificação de correspondência entre material genético coletado em mutirão anterior e vestígios que permaneciam cadastrados sem autoria definida. “Um vestígio sem autoria hoje pode se transformar em prova amanhã”, destaca.

A Polícia Penal é responsável pela triagem das pessoas privadas de liberdade que se enquadram nas hipóteses legais de coleta, além de garantir a segurança durante as ações realizadas nas unidades prisionais.

A ampliação das coletas acompanha mudanças na legislação federal. Com a entrada em vigor da Lei nº 15.295/2025, a identificação do perfil genético passou a alcançar condenados à pena de reclusão em regime inicial fechado, independentemente do tipo de crime. Antes, a obrigatoriedade estava restrita a hipóteses específicas, como crimes contra a vida, contra a liberdade sexual e delitos praticados com violência grave.

A previsão é que novos mutirões sejam realizados em estabelecimentos penais do interior do Estado, ampliando a base genética sul-mato-grossense e fortalecendo uma ferramenta considerada estratégica para o esclarecimento de crimes e a produção de provas de interesse da Justiça.

Maria Ester Jardim Rossoni, Comunicação PCi-MS

Publicado em Sem categoria

Governo de SC inicia operacionalização do Projeto Sementes de Milho e vai atender até 43,5 mil famílias

Foto: Edio Murer

O Governo do Estado está investindo R$ 39,8 milhões em sementes de milho de alta tecnologia para a safra 2026. Nesta quarta-feira, 3, a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Sape), oficializou, em Palmitos, o início da operacionalização do Projeto Sementes de Milho 2026.

A meta é elevar a produtividade por hectare, fortalecendo as cadeias produtivas de carne e leite através da produção de grãos e silagem. Integrante do Programa Terra Boa,  o projeto disponibilizará 175 mil sacos de sementes de milho de alto valor genético, beneficiando mais de 43,5 mil famílias de agricultores em praticamente todos os municípios catarinenses. No Programa Terra Boa 2026,  o aporte global é de mais  de R$ 137 milhões, sendo R$ 39,8 milhões para o Projeto Sementes de Milho, que em 2025 recebeu o investimento de R$ 37,9 milhões.

“Esse projeto amplia a competitividade da agricultura catarinense. Com genética de qualidade, o produtor tem mais garantias de produção, esse projeto também contribui para diminuir o déficit da produção de milho. É mais uma ação que reafirma o compromisso do Estado com o desenvolvimento sustentável do meio rural catarinense”, afirma o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Admir Dalla Cort.

Durante o evento, foram assinados Termos de Operacionalização 2026 entre o Estado, Epagri e Fecoagro e o Termo de autorização, simbolizando o início das entregas, com agricultores da região.

Foto: Edio Murer

 Operacionalização

O projeto é operacionalizado por meio de cooperação firmada entre a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária e a Federação das Cooperativas Agropecuárias de Santa Catarina (Fecoagro).  Os agricultores já podem procurar a Epagri para retirar a autorização e depois as cooperativas ou casas agropecuárias credenciadas e formalizar o projeto de parceria.

Cada família de agricultores familiares pode retirar até cinco sacos de sementes por ano. O valor da subvenção varia conforme o nível tecnológico do insumo. No Grupo I: R$ 100,00 por saco, que contempla cultivares de polinização aberta.  No Grupo V: cultivares de alta tecnologia, com tratamento industrial – até R$ 270,00 por saco.

Santa Catarina consolidou uma produção de 2,67 milhões de toneladas de milho na safra 2025/2026, em uma área de 290,3 mil hectares, de acordo com dados do Observatório Agro SC. “Estes dados apontam para resultados próximos aos obtidos na safra passada, demonstrando a importância do acesso a sementes de qualidade para a sustentabilidade do agronegócio catarinense”, analisa o diretor de  Cooperativismo e Desenvolvimento Rural, Léo Kroth.

Projeto Sementes de Milho foi lançado nessa quarta-feira, em Palmitos – Foto: Edio Murer

Programação

O evento realizado em Palmitos é uma parceria entre a Sape, Epagri, Cooper A1 e Fecoagro. A programação técnica incluiu a apresentação dos resultados do Programa de Monitoramento da Cigarrinha do Milho e Situação e perspectivas da produção e mercado do milho em Santa Catarina.

 Programa de Monitoramento da Cigarrinha do Milho

A apresentação dos Resultados do Programa de Monitoramento da Cigarrinha-do Milho foi realizada pela pesquisadora do Cepaf/Epagri de Chapecó, Maria Cristina Canale, coordenadora do programa. Esta é uma iniciativa do Governo do Estado que monitora a ocorrência da cigarrinha-do-milho e dos patógenos que ela transmite, fornecendo informações estratégicas para orientar o manejo da cultura e reduzir perdas nas lavouras.

Canale  mostrou que em cinco anos de execução, o programa recebeu investimentos de R$ 2,2 milhões, já avaliou quase 10 mil armadilhas, realizou mais de 10 mil extrações para diagnóstico e mais de 33 mil análises moleculares. Segundo ela, o monitoramento apontou reduções na ocorrência da cigarrinha em períodos estratégicos de manejo, indicando que as informações repassadas aos produtores por meio dos boletins semanais podem estar contribuindo para o controle do inseto.  “O combate à praga evoluiu para uma política de Estado baseada em ciência, reforçando a necessidade de investimentos contínuos e cooperação intersetorial para assegurar a sustentabilidade da cadeia produtiva do milho”, reforça a pesquisadora.

Perspectivas de produção

A análise sobre a situação e perspectivas da produção e mercado do milho em Santa Catarina foi apresentada pelo 1º vice-presidente de secretaria da Faesc, Enori Barbieri, também presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Milho e Sorgo e vice-Presidente da Abramilho.

Após análise do cenário mundial do milho do cereal mais produzido do planeta, com uma safra próxima de 1,3 bilhão de toneladas, ele destacou que Santa Catarina é um dos grandes consumidores de milho do País em razão da forte cadeia de produção de proteína animal.

Segundo Barbieri, o Estado necessita de aproximadamente 8,5 milhões de toneladas do cereal por ano, mas produz cerca de 2,5 milhões de toneladas. “Hoje temos a concorrência da indústria do etanol, que atualmente já consome cerca de 40 milhões de toneladas por ano. Esse cenário gera preocupação para todo o setor de proteína animal, que há muitos anos depende da importação de milho de outros Estados para atender sua demanda. Faremos uma análise da situação catarinense, avaliando alternativas para aumentar a produção e superar os desafios que precisam ser enfrentados”.

Mais informações:
Andréia Cristina Oliveira
Assessora de Comunicação
Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária
imprensa@agricultura.sc.gov.br
Fone: (48) 3664-4393  

Samu SC inaugura nova base da Unidade de Suporte Avançado em São José

Foto: Divulgação/SECOMGovSC

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de São José ganhou uma nova base operacional para a Unidade de Suporte Avançado (USA) nesta quarta-feira, 3 de junho. A nova sede vai assegurar atendimento com agilidade às ocorrências na macrorregião da Grande Florianópolis. 

“Estamos seguindo a determinação do governador Jorginho Mello, com investimentos importantes no Samu. Além de reformar e ampliar as estruturas, esta é a 14ª base que inauguramos desde 2023. Também temos expandido a frota, que hoje conta com 30 USAs e mais sete unidades inter-hospitalares. Até o final do ano, chegaremos a 42 ambulâncias no total. Temos ampliado também a estrutura dos nossos Samus com uniformes e equipamentos, garantindo aos nossos servidores a capacidade de bem atender a população, além da qualificação necessária para que esses atendimentos possam ocorrer”, ressalta a secretária adjunta de Estado da Saúde, Cristina Pauluci, que acompanhou a inauguração.

Foto: Victória Lopes/Ascom SES

O Governo do Estado investiu aproximadamente R$ 300 mil para adequação da estrutura, conforme protocolo nacional vigente, e compra de mobília. Também repassa cerca de R$ 4,4 milhões ao ano para a manutenção dos serviços.

“É uma data muito importante para o Samu de Santa Catarina e mais importante ainda para São José. Esta nova entrega contempla o plano de melhoria e implantação do serviço, iniciado em 2023. Até hoje, já foram investidos mais de R$ 700 milhões em reformas, ampliações e melhorias nas equipes e com a aquisição de equipamentos”, destaca o superintendente de Urgência e Emergência, Marcos Antônio Fonseca.

Foto: Divulgação Secom/GovSC

A ação integra o planejamento estratégico voltado a melhorias contínuas que são desenvolvidas pela atual gestão.

“Temos um compromisso com a Secretaria de Estado da Saúde de transformar o serviço de APH Móvel em Santa Catarina, com princípios claros e foco na valorização das pessoas que salvam vidas. Queremos que todas as equipes tenham a mesma satisfação e condições de trabalho adequadas para garantir um atendimento de excelência a todos que acionam o 192”, afirma a diretora-geral do Samu/Fahece, Carla Birolo Ferreira.

Foto: Silviane Mannrich/Ascom SES

Dados da USA São José

De janeiro a maio deste ano, a USA de São José realizou 665 atendimentos na cidade. A maior parte dos ocorrências foram casos clínicos adultos e pediátricos (74%) e traumas (18%), além de casos obstétricos, psiquiátricos e outros. A unidade conta com sete médicos, cinco enfermeiros, cinco condutores-socorristas e quatro auxiliares de higienização.

A Grande Florianópolis conta ainda com outras três unidades avançadas — duas em Florianópolis e uma em Palhoça —, e uma Inter-hospitalar. O serviço atende 22 municípios da macrorregião, que abrange uma população estimada em mais de 1,1 milhão de habitantes. 

A diretora também reforçou que, a partir de agora, o serviço de transporte inter-hospitalar passa a compartilhar o mesmo espaço físico do Samu no município de São José. “Essa mudança ocorre em razão da localização estratégica da base, permitindo maior agilidade e eficiência nos transportes inter-hospitalares, além de otimizar a integração entre as equipes e fortalecer a resposta às demandas assistenciais da região”, destaca.

Foto: Divulgação Secom/GovSC

Com informações: Andréa da Luz – assessora SAMU/FAHECE / (48) 98836-3630

Mais informações:
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail: imprensa@saude.sc.gov.br
Nos siga no instagram @saude.sc

Publicado em Sem categoria

Parque Arruda Câmara funciona normalmente no dia de Corpus Christi e fim de semana

Para quem pretende aproveitar o feriadão em João Pessoa, que tem início nesta quinta-feira (4) com o dia de Corpus Christi, o Parque Zoobotânico Arruda Câmara – Bica surge como um convite para quem deseja ter momentos de contato com a natureza. Com cenários repletos de verde, sons da fauna e atrações para todas as idades, o parque funcionará normalmente durante todo o período, recebendo turistas e moradores de João Pessoa.

De acordo com a diretora da Bica, Milenna Simões, a expectativa é de grande movimentação de visitantes durante o feriadão. “A Bica é um dos grandes atrativos da cidade para lazer e um dos principais patrimônios ambientais de João Pessoa. Daí, sempre atrai um grande público para o local”, destaca.

Além de abrigar uma importante área de mata nativa, a Bica conta com um zoológico que encanta os visitantes. O passeio permite conhecer espécies de aves, mamíferos e répteis, enquanto trilhas e áreas arborizadas proporcionam uma experiência de lazer e contemplação em um dos espaços mais tradicionais da capital paraibana.

As famílias também encontram diversas opções de entretenimento. A Bica conta com parquinho infantil, praças com quiosques para lanches e espaços para piquenique e descanso, oferecendo conforto para quem deseja passar várias horas aproveitando o ambiente. Outro atrativo bastante procurado é o lago dos pedalinhos, que garante diversão para crianças e adultos em meio à paisagem natural.

Horário e taxa – O Parque Zoobotânico Arruda Câmara está localizado na Avenida Gouveia Nóbrega, s/n, bairro do Roger. O espaço de lazer funciona de quarta-feira a domingo, das 9h às 16h, com entrada permitida até as 15h. A taxa ambiental de entrada custa R$ 3.  Crianças com até 7 anos, pessoas com deficiência e idosos acima de 60 anos são isentos.

Procon-JP encontra alta no preço da gasolina e redução do álcool com relação a semana passada

Pesquisa comparativa para combustíveis realizada pela Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de João Pessoa (Procon-JP) encontrou o preço da gasolina comum com alta nas duas pontas desde a semana passada, com o menor saindo de R$ 6,18 para R$ 6,26 (Elesbão – Água Freia) e o maior subindo de R$ 6,65 para R$ 6,78 (Almeida – Oitizeiro), para pagamento à vista. Quinze postos aumentaram, três reduziram e 84 mantiveram o mesmo preço do levantamento anterior.

Quanto ao álcool, o produto mostra redução no menor preço se comparado à última pesquisa, saindo R$ 4,61 para R$ 4,57 (Postos Torre e Expressão Beira-Rio, Bessa e Tambaú), com o maior se mantendo em R$ 4,99 (quatro postos). No cartão, o produto está entre R$ 4,57 (Postos Expressão Torre e Tambaú) e R$ 5,09 (Postos Opção – Cristo e São José do Castelo Branco e de Cruz das Armas).

Para pagamento no crédito, a gasolina comum oscila entre R$ 6,35 (Postos Expressão – Torre e Tambaú e Maxi – Oitizeiro) e R$ 6,69 (Postos São José – Castelo Branco e Cruz das Armas e Opção – Bessa). A pesquisa foi realizada, nesta terça-feira (2), em 111 postos.

Aditivada – A gasolina aditivada está sendo comercializada entre R$ 6,28 (Auto Posto Valentina – Valentina e São Luiz – Varjão) e R$ 6,85 (Maxi – Oitizeiro). No cartão, oscila entre R$ 6,35 (Expressão – Torre) e R$ 6,86 (Opção – Cristo).

S10 – Já o diesel S10 traz aumento nas duas pontas em relação à pesquisa do último dia 26 de maio, com o menor saindo de R$ 6,09 para R$ 6,74 (Auto Posto Valentina – Valentina) e o maior de R$ 7,49 para R$ 7,59 (Da Serra II – Penha). Quatro postos reduziram, 14 aumentaram e 63 mantiveram o mesmo preço da semana passada.

Diesel – O diesel comum mantém os mesmos preços da semana anterior: R$ 6,28 (Comercial – Geisel) e R$ 6,97 (Costinha IV – Penha). Para pagamento no cartão, oscila entre R$ 6,84 (Maxi – Oitizeiro) e R$ 7,09 (Opção – Distrito Industrial).

GNV – O Gás Natural Veicular (GNV) mantém os mesmos preços da semana passada: R$ 4,85 (Frei Damião – Ipês e Estrela, no Geisel) e R$ 4,89 (Pichilau Gauchinha – Distrito Industrial e Excell Gás – Funcionários). No cartão, o produto continua a ter o preço único de R$ 4,86.

Locais mais baratos – O Procon-JP traz, ainda, a relação dos postos que comercializam os combustíveis mais baratos da Capital, considerando as zonas da cidade. A pesquisa traz os preços mais em conta da gasolina (comum e aditivada), do álcool, do diesel (S10 e comum) e do GNV.

Publicado em Sem categoria

Workshop ensina reaproveitamento de bitucas para estudantes – Prefeitura Municipal de Ubatuba

Alunos do curso técnico de Meio Ambiente da Escola Estadual Dionísia Bueno Velloso participaram, na última terça-feira, 2, de um workshop de modelagem com massa celulósica produzida a partir da reciclagem de bitucas de cigarro. A atividade, conduzida pela artesã Paula Borges, integrou as ações de educação ambiental do programa Ubatuba Sem Bitucas e proporcionou uma experiência prática sobre reaproveitamento de resíduos.

Durante a oficina, os estudantes conheceram o processo de transformação das bitucas coletadas nos coletores instalados em diferentes pontos do município. Após passarem pelo tratamento realizado pela Poiato Recicla, os resíduos são convertidos em massa celulósica, material que pode ser utilizado na produção de peças artesanais, atividades educativas e projetos artísticos.

“A experiência foi muito importante para os estudantes que estão em formação como técnicos ambientais, pois trouxe para a prática conceitos que eles estudam em sala de aula. Foi uma oportunidade de visualizar como a gestão adequada dos resíduos pode gerar novas possibilidades de uso e conscientização ambiental”, destacou o professor e PAETT do curso de Meio Ambiente, Gustavo Sumensari Santos.

A proposta do workshop foi demonstrar, de forma prática, como um dos resíduos mais encontrados em praias e áreas urbanas pode ganhar uma nova finalidade por meio da economia circular, estimulando a criatividade e a consciência ambiental dos participantes.

“Quando os alunos participam da modelagem com a massa celulósica, eles conseguem visualizar de forma concreta como um resíduo que normalmente seria descartado no meio ambiente pode ser transformado em algo útil. Essa experiência fortalece a educação ambiental e mostra que a reciclagem pode gerar novas possibilidades, tanto do ponto de vista ambiental quanto criativo”, destacou a representante da Poiato Recicla, Tatiana Araújo.

Além de estimular a reflexão sobre os impactos do descarte inadequado de resíduos de cigarro, a oficina aproximou os estudantes de experiências reais de reutilização de materiais, reforçando conceitos ligados à responsabilidade ambiental, sustentabilidade, inovação e economia circular.

A atividade integra o programa Ubatuba Sem Bitucas, iniciativa que busca conscientizar moradores e visitantes sobre os impactos ambientais causados pelo descarte inadequado de bitucas de cigarro e incentivar práticas mais responsáveis de preservação do meio ambiente.

Publicado em Sem categoria

Agência Minas Gerais | Governo de Minas entrega novo espaço para equoterapia da Fundação Helena Antipoff

O governador de Minas Gerais, Mateus Simões, participou, nesta quarta-feira (3/6), da entrega do novo espaço de equoterapia da Fundação Helena Antipoff (FHA), em Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

A construção e adequação do ambiente terapêutico foi viabilizada com recursos estaduais que somam cerca de R$ 1,4 milhão, visando a ampliação do cuidado e do desenvolvimento físico, emocional, cognitivo e social de crianças e adolescentes.

“Mais do que uma obra, estamos entregando um espaço que vai transformar vidas. A equoterapia é uma ferramenta importante para o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional das crianças e adultos com deficiência e transtornos do neurodesenvolvimento, e nosso compromisso é garantir que esse serviço seja oferecido com qualidade, segurança e acolhimento”, destacou o governador Mateus Simões.

O novo ambiente passará a integrar formalmente o rol de serviços da Clínica Psicopedagógica Edouard Claparède, unidade vinculada à Gerência de Educação Básica da Fundação Helena Antipoff. A equoterapia funcionará de forma complementar aos atendimentos de fisioterapia que já são oferecidos pela instituição.

A abertura oficial ao público ocorrerá nos próximos dias. Inicialmente, o projeto funcionará em caráter piloto atendendo a dois praticantes, alunos da escola da FHA. Essa etapa inicial será fundamental para a adaptação dos cavalos recebidos por doação, permitindo o acompanhamento técnico da equipe, garantia do bem-estar animal e a segurança necessária para a posterior expansão dos atendimentos à comunidade.

Centro de atendimento ao autismo

O evento desta quarta-feira (3/6) também marcou o lançamento da pedra fundamental da Casa do Autista na Fundação Helena Antipoff. A implantação do centro de atendimento visa suprir a demanda regional por espaço físico especializado e atendimento multidisciplinar ampliado para estudantes da rede pública.

“Hoje, estamos lançando as bases de um espaço que vai acolher famílias, estimular potencialidades e garantir mais oportunidades para pessoas com autismo. É mais um compromisso com a inclusão, futuro e saúde dos mineiros”, ressaltou Simões.

O projeto arquitetônico, planejado para otimizar os recursos públicos e reduzir as demandas judiciais por suporte especializado, prevê um investimento inicial estimado em R$ 3,5 milhões para o início das obras e estruturação da primeira fase física. O montante global estimado para a consolidação completa do complexo é de cerca de R$ 12,3 milhões.

A implantação do complexo aproveitará o capital humano qualificado e a experiência histórica da Fundação Helena Antipoff em práticas inclusivas, tornando Ibirité uma referência técnica e de formação continuada para as redes de ensino de todo o estado.

Governo Presente

A ação na Fundação Helena Antipoff integra a programação do Governo Presente em Sete Lagoas, capital provisória do estado. O objetivo é reforçar a presença institucional do Governo de Minas no interior e aproximar a administração estadual das diferentes regiões mineiras.

A iniciativa será realizada em 19 cidades até junho e busca fortalecer o diálogo federativo, ampliar a articulação institucional e valorizar as demandas regionais na construção de políticas públicas alinhadas às necessidades de cada território mineiro.

Durante a transferência da capital, a população do município conta com o atendimento da Praça de Serviços – Governo Presente, que oferece atendimentos e serviços gratuitos de diferentes órgãos estaduais.

Agência Minas Gerais | Carreta Saúde Mais Perto realiza atendimentos em Itaguara e Itatiaiuçu na próxima semana

A Carreta Saúde Mais Perto, iniciativa do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), estará em Itaguara e Itatiaiuçu, na região Central do estado, entre os dias 8 e 13/6. A ação amplia o acesso da população a consultas e exames especializados na rede pública.

Serão oferecidos cerca de 1,2 mil atendimentos, realizados de forma articulada com as redes municipais de saúde. O acesso aos serviços ocorre exclusivamente por encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS), com agendamento organizado pelas prefeituras, conforme a demanda local. Não haverá atendimento por demanda espontânea.

Para o subsecretário de Regionalização da SES-MG, Luiz Fernando de Miranda, a iniciativa representa um avanço na descentralização da atenção especializada.

“A Carreta Saúde Mais Perto leva serviços especializados diretamente aos municípios, reduz deslocamentos e garante mais agilidade no acesso aos atendimentos. É uma estratégia que aproxima o SUS das pessoas e contribui para diminuir o tempo de espera por consultas e exames”, destaca o subsecretário.

Segundo ele, o programa também fortalece a regionalização da saúde em Minas Gerais e mostra, na prática, o esforço do Estado para tornar a assistência mais acessível, eficiente e resolutiva.

A ação integra a estratégia estadual de fortalecimento da atenção especializada e de redução das filas de espera por consultas e exames.

Ação nos municípios

Em Itaguara, a carreta ficará entre os dias 8 e 10/6, no Parque de Exposições Francisco de Morais Resende. Serão oferecidas mamografias, atendimentos oftalmológicos com tonometria e biomicroscopia, ultrassonografias de abdômen e de vias urinárias, além de consultas com cardiologista, endocrinologista e urologista.

Já em Itatiaiuçu, a unidade ficará instalada na Praça Antônio Quirino da Silva, no centro da cidade, entre os dias 11 e 13/6. No município, serão oferecidas ultrassonografias das vias urinárias, de abdômen, pélvicas ou transvaginais, de mama e axila, mamografias, consultas com oftalmologista, avaliações biomicroscópicas de fundo de olho e tonometrias.

Ampliação do acesso

Com investimento superior a R$ 10 milhões do Governo de Minas, o programa conta com quatro unidades móveis equipadas para a realização de consultas e exames em diferentes especialidades, definidas de acordo com as demandas de cada município.

Desde o início das atividades, em março deste ano, a iniciativa já contabiliza mais de 2 mil atendimentos. Belo Horizonte, Diamantina, Igarapé, Mário Campos, Ribeirão das Neves, Teófilo Otoni e Vespasiano já receberam as unidades, além de Contagem e Ibirité, onde os atendimentos seguem até sábado (6/6).

Publicado em Sem categoria

Atletas da Vila Olímpica do Mato Alto conquistam quatro medalhas no Campeonato Pan-Americano – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Atletas da Vila exibem as quatro medalhas pan-americanas de ouro e bronze ao lado do treinador Maurício Santiago. Foto: Divulgação

Os atletas da Vila Olímpica do Mato Alto, na Praça Seca, conquistaram quatro pódios no Campeonato Pan-Americano de Karatê. Eles retornaram do torneio com dois ouros e um bronze nas categorias individuais e um bronze por equipes, junto à seleção brasileira. A competição, que voltou ao país após uma década, foi realizada na última semana em Macaé. O evento contou com cerca de 650 atletas de alto rendimento de 23 países.

— É uma alegria ver os atletas dos equipamentos esportivos da Prefeitura representando o país e obtendo resultados significativos em competições. A Vila do Mato Alto é um celeiro de caratecas. Seguimos investindo no esporte para formar cada vez mais talentos — afirma o secretário municipal de Esportes, Bruno Ramos.

Três atletas da unidade, que homenageia o Professor Manoel José Gomes Tubino, participaram da competição representando o país. Na categoria sub-21, Lavinia Costa (-55kg) conquistou a medalha de ouro e Bernardo Mello (-60kg), o bronze. Já na categoria sênior, Filipe Medeiros (-84kg) sagrou-se campeão.

O coordenador técnico do equipamento esportivo da Prefeitura do Rio e treinador dos atletas, Mauricio Santiago, comemorou os resultados.

— Como treinador e coordenador, sinto muito orgulho ao vê-los subir ao pódio mais uma vez. Ver a Lavinia conquistar seu terceiro título pan-americano, o Filipe se tornar bicampeão continental e o Bernardo alcançar um resultado importante em nível internacional é motivo de grande satisfação para nós. São atletas que inspiram os mais jovens e demonstram a força do nosso trabalho. Já estou na Vila há 16 anos e mais do que as medalhas, fico feliz em ver a evolução pessoal e esportiva de cada um deles —, destacou Mauricio.

Tricampeã pan-americana e medalha de bronze com a equipe brasileira, Lavinia Costa, de 19 anos, está próxima de garantir vaga no Campeonato Mundial WKF Sub-21, que será realizado no final do ano na Polônia. Aluna da Vila Olímpica do Mato Alto desde 2023, celebrou a conquista e destacou o trabalho realizado no equipamento esportivo.

— Ser campeã pan-americana novamente já é muito especial, mas vencer em casa, no Brasil, com minha família, amigos e a torcida presente, tornou tudo ainda mais emocionante. Foi um momento inesquecível e que vou guardar com muito carinho. A Vila teve papel fundamental nessa conquista. O professor Maurício me apoia em todos os momentos, acredita no meu potencial e me incentiva diariamente a evoluir. Ter um treinador, que confia no seu trabalho e nos seus sonhos, e parceiros de treino, que me desafiam todos os dias, faz toda a diferença.

Atleta e professor de karatê da Vila Olímpica do Mato Alto, Filipe Medeiros conquistou o bicampeonato pan-americano e se aproximou da classificação para os Jogos Sul-Americanos. Há mais de dez anos na Vila, o campeão na categoria acumula conquistas na modalidade e inspira os alunos com que treina diariamente.

— Participar do Pan-Americano e defender a bandeira do Brasil é sempre uma honra. Foram lutas muito difíceis contra grandes adversários, mas contar com o apoio da torcida e conquistar o título foi uma sensação inesquecível. Espero que essa conquista sirva de inspiração para meus alunos e mostre que os resultados são construídos com dedicação, trabalho e amor pelo esporte.

Há mais de dez anos na Vila, Felipe Medeiros coleciona medalhas na modalidade e, ao mesmo tempo, inspira os alunos do local. Isso colabora para a formação de novas gerações do esporte.

— Participar do Pan é sempre muito bom, defender a bandeira do meu país é uma honra. Foram lutas muito duras, contra grandes adversários no cenário internacional, mas ouvir a torcida gritando a meu favor, e conseguir sair vitorioso, foi mágico! Acredito que esse título possa servir de inspiração para meus alunos. E mostrar para eles que essas conquistas são construída no dia a dia, com esforço e amor pelo que se faz —, explica Filipe.

Após o Pan-Americano, os atletas já retomaram os treinamentos visando o próximo desafio. Em um intervalo de duas semanas, a equipe embarca para a Colômbia para participar do Campeonato Sul-Americano.

Categoria:

  • 3 de junho de 2026
  • Marcações: Caratê Pan-Americano Vila Olímpica do Mato Alto

    Na região norte de MS, governador celebra aniversário de Sonora e autoriza obras de habitação e asfalto

    O governador Eduardo Riedel participou nesta quarta-feira (3) das festividades de comemoração dos 38 anos de emancipação político-administrativa do município de Sonora, região norte de Mato Grosso do Sul.

    Na agenda, foram realizadas as entregas de obras e assinatura de autorização para contratação de empresa para construção de 58 bases do Projeto Lote Urbanizado, além de obras de pavimentação. Os investimentos em Sonora, só nesse pacote entregue hoje, chegam a quase R$ 34 milhões.

    “Dia de festa pra Sonora, muitas entregas com muito simbolismo para o município. Tiramos Mato Grosso do Sul de um dos últimos lugares em saneamento no país, para ser um dos primeiros a universalizar. Há alguns anos Sonora não tinha saneamento, e agora chegará em 2026 com cerca de 90% de saneamento, e isso feito de maneira muito responsável. Nossos compromissos são assumidos para serem honrados”, destacou o governador Eduardo Riedel.

    Levantamento ambiental da Bacia do Rio Formoso entra na reta final – Prefeitura Municipal de Bonito

    Transporte público tem operação especial no feriado de Corpus Christi   – CGNotícias

    Além de obras saneamento, com perfuração de poço e instalação de usina fotovoltaica que resultará em economia anual de quase R$ 150 mil para a Sanesul, o governador ainda deu a ordem de início de serviço para obra de pavimentação asfáltica e drenagem de águas pluviais, acesso à orla no bairro Bela Vista e Avenida das Chácaras, além de assinar termo de autorização de aporte de recursos financeiros para obra de construção de 50 unidades habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida no Residencial Bela Vista, com recursos da União e governo estadual.

    “Olhamos pra nossa história com orgulho e para o futuro com confiança. Temos um espírito de trabalho e coragem que move Sonora, são mais de 30 milhões em investimentos que vão melhorar a vida das pessoas e a nossa cidade para os próximos anos”, frisou a prefeita Cleonice Ewerling, que agradeceu ainda o governador pelo apoio prestado ao município nas conquistas entregues no aniversário da cidade.

    Outra ato importante de Riedel e Sonora foi na área habitacional. Ele autorizou o início das obras e procedimentos necessários para contratação de empresa para construção de 58 bases do Projeto Lote Urbanizado, da Agehab (Agência de Habitação Popular do Estado de Mato Grosso do Sul).

    Riedel também anunciou durante a passagem por Sonora, já para o próximo mês de julho, que será dada a ordem de serviço para pavimentação asfáltica da MS-213, uma demanda histórica dos produtores rurais da região, na divisa com Mato Grosso.

    Mato Grosso do Sul tem 27 mil pessoas que deixaram Mais Social após melhorar de vida – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

    AUTORIZAÇÃO DA DISPENSA N.15/2026. – Prefeitura Municipal de Bonito

    A obra, que inicialmente prevê a pavimentação de cerca de 21 km da rodovia, no trecho entre os entroncamentos das BR-163 e MS-407, atende uma importante região produtiva, com relevante melhoria no trânsito de moradores e no escoamento da produção agropecuária.

    Comunicação Governo de MS
    Fotos: Bruno Rezende/Secom-MS

    Publicado em Sem categoria