Unidade móvel da Casa do Cidadão Zeladoria atenderá no Cras Aparecidinha de 8 a 19 de junho – Agência de Notícias

Na semana de 8 a 19 de junho, das 9h às 16h, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), levará os serviços oferecidos pela unidade móvel da Casa do Cidadão Zeladoria ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Aparecidinha, que fica na Rua José Braz Correia, 100, Aparecidinha. Não é necessário agendamento prévio para ser atendido.

 

Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), a iniciativa tem como objetivo proporcionar mais eficiência e ampliar o acesso da população aos serviços públicos e essenciais, em bairros mais distantes das oito unidades fixas da Casa do Cidadão Zeladoria.

 

Em funcionamento desde março de 2024, a unidade móvel oferece quase 90 serviços diferentes. Lá, os munícipes podem receber atendimentos diversos, não apenas das secretarias municipais, mas também da Casa do Trabalhador (antigo PAT), do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e da Urbes – Trânsito e Transportes.

 

De acordo com a Sefaz, entre os serviços mais procurados pela população estão emissão de carnê de parcelamento de IPTU, certidão negativa de débito e inscrição de vaga em creche.

 

Mais informações sobre a Casa do Cidadão Zeladoria Móvel ou sobre as unidades fixas podem ser obtidas junto à Secretaria da Fazenda pelo e-mail: casadocidadaozeladoria@gmail.com ou diretamente no site: https://fazenda.sorocaba.sp.gov.br/casadocidadao/.

 

Publicado em Sem categoria

Imetro-SC e Fecam capacitam gestores municipais para barrar fraudes na compra de iluminação pública

Foto: Divulgação/ImetroSC

A sede da Granfpolis, na Capital, reuniu prefeitos, gestores municipais e especialistas do setor para uma capacitação focada na aquisição de luminárias de LED para a iluminação pública. O evento teve como objetivo principal barrar a entrada de equipamentos irregulares nos municípios e promover o comércio justo no mercado catarinense.

A iniciativa surgiu após o Instituto de Metrologia de Santa Catarina, Imetro-SC, identificar luminárias entregues às prefeituras não atendiam à legislação vigente. Sem a devida conformidade técnica, esses equipamentos apresentam menor durabilidade, geram consumo excessivo de energia e oneram os municípios.

O presidente do Imetro-SC, Alexandre Soratto, explicou que o programa de Governo Compra Segura — criado há dois anos com a missão de intensificar a fiscalização das mercadorias obtidas por meio das aquisições públicas — detectou fraudes por parte de empresas de má-fé. Segundo ele, alguns fornecedores fabricam produtos específicos para atender governos, mas entregam materiais sem a qualidade ou a quantidade contratada.

“São mercadorias diferentes das que foram apresentadas no momento da prova, antes da compra. É algo difícil de ser detectado e que não está nas gôndolas de supermercados, mas que só foi possível descobrir após essa aproximação do Imetro nos almoxarifados dos órgãos públicos”, explicou o presidente.

Atuação conjunta

O prefeito de Tubarão e vice-presidente da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Estener Soratto, destacou o impacto direto dessas irregularidades no dia a dia das administrações.

“Prefeitos e gestores municipais são os que mais sofrem com o resultado de uma compra malfeita. Precisamos punir o empresário mal-intencionado. A rotina de um prefeito é muito intensa, com muitas demandas e atribuições, por isso é fundamental quando os órgãos de controle nos apoiam nesse processo”, afirmou.

O diretor executivo da Fecam, Adriano Caldas, endossou a importância do treinamento. “Apoiar os municípios na realização de compras mais seguras e eficientes é uma das missões da federação. Este treinamento vai ajudar os gestores a evitar fraudes, proteger os recursos públicos e garantir que a população receba um serviço de qualidade.”

Editais blindados e orientações técnicas

Durante o evento, o presidente do Imetro-SC orientou os participantes sobre como elaborar editais de licitação à prova de fraudes, destacando as diretrizes para inspeção e aplicação de sanções, além da inclusão de cláusulas antifraude.

O painel técnico contou ainda com palestras de especialistas da Associação Brasileira da Indústria de Iluminação (Abilux) e da Associação de Fabricantes Brasileiros de Equipamentos de Eficiência Energética (Afabee). O consultor da Abilux, Alfredo Gioielli, apresentou o manual de defesa dos municípios na aquisição de luminárias e abordou as dificuldades enfrentadas pelos gestores junto às distribuidoras.

O especialista João Renato Camara Amado, pesquisador e desenvolvedor de produtos de iluminação, detalhou os critérios de conformidade técnica durante a inspeção de recebimento dos lotes. Ele apresentou exemplos práticos de luminárias de má qualidade e reforçou o direito do gestor de exigir testes de segurança em laboratórios acreditados pelo Inmetro.

Lançamento de cartilha orientativa

Durante o encontro, foi lançada a cartilha “Compra Segura de Luminária de LED”. O material didático aborda desde os critérios para a elaboração dos editais até os procedimentos corretos para a conferência técnica dos equipamentos nos almoxarifados municipais, orientando também como agir diante de suspeitas de fraude. O documento digital está disponível para download gratuito no site oficial do órgão (imetro.sc.gov.br).

O evento foi realizado pelo Imetro-SC em parceria com a FECAM, Abilux e Afabee, e contou com o apoio do Governo do Estado — por meio das secretarias da Indústria, Comércio e Serviços (Sicos) e da Administração —, além da Celesc, Granfpolis e Procon Estadual.

Governo do Estado inaugura revitalização da SC-486 e autoriza aumento de velocidade em trecho da rodovia durante abertura da Fenajeep em Brusque

Investimento de R$ 12,4 milhões garante melhorias na Antônio Heil entre Itajaí e Brusque; limite passa de 80 km/h para 100 km/h em trecho de mais de seis quilômetros após estudos técnicos – Foto: Jonatã Rocha / SecomGOVSC

A abertura oficial da 32ª Fenajeep, na noite desta quarta-feira, 3, em Brusque, foi marcada por anúncios do Governo de Santa Catarina para a mobilidade e a segurança viária do Vale do Itajaí. Durante a solenidade, o governador Jorginho Mello inaugurou as obras de revitalização da SC-486 (Rodovia Antônio Heil), entre Itajaí e Brusque, e autorizou o aumento do limite de velocidade de 80 km/h para 100 km/h em um trecho da rodovia, após a conclusão de estudos técnicos realizados pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE).

As obras de revitalização contemplaram os 47,7 quilômetros da rodovia duplicada, com investimento de R$ 12,4 milhões. Os trabalhos incluíram recuperação estrutural do pavimento, fresagem e recomposição de trechos danificados, aplicação de nova capa asfáltica, melhorias na drenagem, limpeza da plataforma da rodovia e implantação de nova sinalização vertical e horizontal.

Foto: Jonatã Rocha/SecomGOVSC

O governador ainda autorizou o aumento do limite de velocidade no trecho compreendido entre os quilômetros 13,753 e 20 da SC-486, em Brusque. A medida foi embasada por estudos técnicos e busca adequar a velocidade às condições atuais da via, garantindo mais fluidez ao tráfego com segurança.

“Estamos entregando uma rodovia mais segura, mais moderna e preparada para atender quem trabalha, produz e precisa se deslocar todos os dias. Investimos na recuperação do pavimento, melhoramos a sinalização e agora autorizamos a ampliação da velocidade em um trecho que recebeu avaliação técnica criteriosa. Era um pedido da comunidade que a gente tá conseguindo atender pra melhorar a vida das pessoas e impulsionar o desenvolvimento da região”, destacou o governador Jorginho Mello.

Foto: Jonatã Rocha/SecomGOVSC

O secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Ricardo Grando, esclarece que os usuários já poderão utilizar o trecho com os novos parâmetros em vigor. “A partir desta quinta-feira, os motoristas já podem transitar pelo trecho no novo limite de velocidade e nas próximas semanas a SIE fará a troca da sinalização vertical. Vale ressaltar que o restante do trajeto permanece com os limites de velocidade inalterados, para garantir a segurança nos pontos de intenso movimento urbano”, alerta.

O prefeito de Brusque, André Vechi, ressaltou a importância da parceria entre o Governo do Estado e os municípios para viabilizar investimentos estruturantes. “A revitalização da Antônio Heil era uma demanda importante para toda a região. Essa parceria com o Governo do Estado permite que obras aguardadas pela população saiam do papel e tragam mais segurança, mobilidade e desenvolvimento para Brusque e cidades vizinhas”, afirmou.

Fenajeep movimenta turismo, economia e tradição off-road

Foto: Jonatã Rocha/SecomGOVSC

Os anúncios do Governo do Estado ocorreram durante a cerimônia de abertura da 32ª Festa Nacional do Jeep (Fenajeep), considerada o maior evento off-road da América Latina. Realizada pelo Brusque Jeep Clube, a programação segue até domingo, 7 de junho, reunindo competidores, expositores e milhares de visitantes de diversas regiões do Brasil e de países vizinhos.

Ao longo dos próximos dias, Brusque se transforma na Capital Nacional do Jeep, sediando provas de velocidade, desafios off-road e atrações voltadas ao universo 4×4. Além do espetáculo esportivo, a Fenajeep tem forte impacto econômico, movimentando hotéis, restaurantes, comércio e diversos segmentos de serviços.

“O sucesso da Fenajeep mostra a força de Brusque e de Santa Catarina. É um evento que projeta o município e o nosso estado para todo o país, atrai turistas, gera emprego, movimenta a economia e fortalece um setor que tem tradição no nosso estado. Tenho orgulho de ver Santa Catarina sediando um evento dessa dimensão”, finalizou o governador.

Publicado em Sem categoria

o cartão mais elegante lançado em 2026?

Por MRNews

Itaú Personnalité World Legend Mastercard: o cartão mais elegante lançado em 2026?

O mercado brasileiro de cartões premium acaba de ganhar um novo protagonista. O recém-lançado Itaú Personnalité The World Legend Mastercard não chama atenção apenas pelos benefícios e pela pontuação elevada, mas também pelo seu visual sofisticado, minimalista e extremamente exclusivo.

Ao observar a primeira imagem divulgada pelo banco, fica evidente que o Itaú quis transmitir uma mensagem clara: este não é apenas mais um cartão Black. Trata-se de um produto criado para ocupar o topo da hierarquia Mastercard no Brasil.

Um design que foge do tradicional

Diferentemente dos cartões premium tradicionais, que normalmente apostam em cores escuras, preto fosco ou acabamentos metálicos pesados, o World Legend do Itaú chega com uma proposta visual totalmente diferente.

Azul lança campanha do Clube Azul com até 50% de desconto e bônus de até 20 mil pontos

Top 15 Cartões de Crédito para Salas VIP em 2026: veja quais oferecem acessos ilimitados e convidados

A cor predominante é um elegante tom de branco perolizado, acompanhado por uma textura que lembra mármore, granito polido ou até mesmo concreto arquitetônico de alto padrão. O resultado transmite sofisticação sem exageros.

Outro detalhe interessante é a ausência de elementos visuais excessivos. O cartão segue uma tendência já adotada por produtos ultra premium internacionais: menos informação, mais exclusividade.

O nome “The World Legend” aparece discretamente no canto superior esquerdo, enquanto a identidade do Itaú Personnalité permanece limpa e elegante.

Um cartão que transmite exclusividade

Em um mercado onde praticamente todos os emissores utilizam cartões pretos para representar exclusividade, o Itaú decidiu seguir um caminho diferente.

Nomad lança benefícios exclusivos para brasileiros na Copa do Mundo de 2026 e oferece cashback durante o torneio

Livelo lança plano promocional por R$ 10 e abre porta de entrada para o universo das milhas

O visual claro faz com que o World Legend se destaque imediatamente quando colocado ao lado de cartões como:

  • BRB DUX Visa Infinite;
  • Santander Unlimited Mastercard;
  • BTG Ultrablue;
  • C6 Graphene World Legend;
  • Caixa Ícone Visa Infinite.

A impressão é de um produto mais próximo dos cartões de luxo internacionais utilizados por clientes private banking na Europa e nos Estados Unidos.

O que existe por trás da beleza?

Mas não é apenas o design que chama atenção.

O novo World Legend chega oferecendo benefícios compatíveis com sua proposta premium.

Pontuação

  • 4,5 pontos por dólar em compras nacionais;
  • 5 pontos por dólar em compras internacionais.

Salas VIP

O cartão oferece acesso ilimitado ao programa LoungeKey, permitindo entrada em mais de 1.600 salas VIP ao redor do mundo.

Além disso, os clientes terão acesso ao exclusivo espaço gastronômico Taste of Priceless, localizado no Aeroporto Internacional de Guarulhos.

Seguro-viagem robusto

Outro destaque é a cobertura do seguro MasterAssist.

O benefício oferece proteção de até US$ 1 milhão em despesas médicas durante viagens internacionais, uma das maiores coberturas disponíveis atualmente entre cartões emitidos no Brasil.

Benefícios internacionais

Os clientes também recebem:

  • Associação gratuita ao programa Soho Friends;
  • Crédito anual de US$ 100 para hospedagens em propriedades Soho House;
  • Concierge World Legend;
  • Programa Mastercard Michelin;
  • Experiências exclusivas de gastronomia e entretenimento.

Quanto custa?

A anuidade oficial do Itaú Personnalité World Legend Mastercard é de:

R$ 4.000 por ano

ou

12 parcelas de R$ 333,33.

Clientes que concentram gastos superiores a R$ 40 mil mensais podem obter isenção total da cobrança.

Vale o destaque visual?

Sem dúvida.

Nos últimos anos vimos vários lançamentos focarem exclusivamente em pontuação e benefícios. O World Legend do Itaú é um dos raros casos em que o design consegue ser tão impactante quanto o pacote de vantagens.

A combinação entre acabamento claro, aparência minimalista e benefícios premium cria uma identidade própria para o produto.

Mesmo antes de analisarmos sua pontuação ou seus acessos a salas VIP, a primeira impressão é clara: estamos diante de um dos cartões mais bonitos e sofisticados já lançados no mercado brasileiro.

Para muitos clientes de alta renda, especialmente aqueles que valorizam exclusividade e status, esse pode ser justamente o diferencial que faltava para tornar o World Legend um dos cartões mais desejados de 2026.


Cupom Nomad até 17/06/2026

💵 Cupom BLACK30K – Ganhe até US$ 20 ao abrir sua conta Nomad.

https://site.nomadglobal.com/signup/steps?guestcode=BLACK30K


Seja membro do Viagem Black e tenha acesso a conteúdos exclusivos, análises avançadas de cartões, estratégias de milhas e atendimento diferenciado:

https://www.youtube.com/@viagemblackmilhas/membership

📲 Canal oficial no WhatsApp:

https://www.whatsapp.com/channel/0029Vb7WwZSHAdNYhi6GWQ1a

Tags: Itaú World Legend Mastercard, World Legend Brasil, Itaú Personnalité, cartão mais bonito do Brasil, cartão premium 2026, LoungeKey ilimitado, salas VIP, cartão de luxo, Mastercard World Legend, cartão alta renda, Viagem Black, melhores cartões do Brasil.

Vasco vence o Joaçaba e sobe na tabela da LNF Silver Cresol – LNF

Recém chegado, Neto marcou dois gols na vitória do Gigante da Colina. | Foto: Fernando Winny

O Vasco conquistou uma vitória importante na 9ª rodada da LNF Silver Cresol ao derrotar o Joaçaba por 5 a 2, nesta quarta-feira (3), em Duque de Caxias (RJ). David, Neto (duas vezes), Elisandro Imperador e Loureiro marcaram os gols da equipe carioca. Vitinho e Biro descontaram para os catarinenses.

Com o resultado, o Vasco chegou aos 12 pontos e subiu para a sétima posição na tabela. Já o Joaçaba permaneceu com 10 pontos e caiu para o décimo lugar, perdendo terreno na disputa por uma vaga na zona de classificação.

Na próxima rodada, o Vasco visita o Juventude, em Dourados (MS). O Joaçaba tenta a recuperação diante do Blumenau, jogando em casa.

Publicado em Sem categoria

Feriado de Corpus Christi altera expediente dos serviços públicos em Ubatuba – Prefeitura Municipal de Ubatuba

A Prefeitura de Ubatuba informa que o atendimento ao público nos setores administrativos será encerrado às 17 horas desta quarta-feira, 03, e será retomado normalmente na segunda-feira, 08, a partir das 8 horas.

Em razão da celebração religiosa de Corpus Christi, haverá interdição na rua Dona Maria Alves das 8h às 17h, no trecho do trevo próximo à prefeitura até o calçadão, para a montagem dos tradicionais tapetes e a realização da procissão organizada pela Igreja Católica, com saída da Igreja São Francisco e trajeto até a Igreja Matriz exaltação da Santa Cruz.

A orientação é que os motoristas redobrem a atenção e busquem rotas alternativas durante o período.

Fluxo turístico

A Secretaria de Turismo de Ubatuba (Setur) informou que a prévia da pesquisa de ocupação hoteleira prevê um índice entre 50% e 60% de ocupação nos meios de hospedagens regulamentados – o que equivale a cerca de 200 a 300 mil pessoas.

De acordo com a CCR Rio/SP, a expectativa é que quase 300 mil veículos utilizem os 270 quilômetros da Rio-Santos durante o feriado. A rodovia é uma das principais rotas para destinos como Ubatuba, Paraty, Angra dos Reis, Mangaratiba, Itaguaí e a Costa Verde do Rio de Janeiro.

Já segundo o DER, Para o feriado de Corpus Christi, a expectativa é de movimento intenso na Rodovia Oswaldo Cruz (SP-125), com uma previsão de aproximadamente 61 mil veículos transitando pela via. O maior fluxo em direção a Ubatuba deve se concentrar entre a tarde de quarta-feira, 03, e a manhã de quinta-feira, 04.

Unidades de Saúde

Todos os postos da Estratégia de Saúde da Família (ESF) funcionam até às 17 horas desta quarta-feira, 03, e reabrem normalmente na segunda-feira, 08, conforme o horário de cada unidade.

Permanecem abertos durante todo o período do feriado o Pronto Atendimento da Maranduba, com funcionamento diário 24 horas; e a equipe do Pronto Atendimento do Ipiranguinha, que funciona diariamente das 7h às 19h, na rua da Assembleia, 114.

A unidade de Saúde Sentinela, especializada no atendimento a pacientes com suspeita de doenças sazonais, como gripe, dengue e outras viroses e que funciona na UBS Cícero Gomes, atende normalmente, das 8h às 20h.

A Santa Casa de Ubatuba também funciona com atendimento 24h. O endereço é rua Conceição, 135 – Centro.

Previsão do tempo

De acordo com boletim meteorológico emitido pelo Centro de Gerenciamento de Emergências, entre quinta,e sexta-feira, 04 e 05, o tempo fica mais instável na cidade, aumentando as chances de pancadas de chuva de intensidade fraca a moderada, principalmente à tarde. Essas chuvas podem vir acompanhadas de raios e rajadas de vento, mantendo o clima ameno. Por conta disso, as autoridades pedem atenção para o risco de alagamentos pontuais, além de cuidados com o vento forte, que pode causar queda de árvores, destelhamentos ou interrupções temporárias na energia elétrica.

Para o fim de semana, entre sábado e domingo, 06 e 07, o tempo volta a firmar em toda a região com a chegada de um ar mais seco e frio. Os dias serão de céu limpo e bastante sol, excelentes para atividades ao ar livre, embora o frio persista logo cedo e durante a noite. A equipe do município segue acompanhando as condições do tempo em tempo real e emitirá novos avisos caso ocorra qualquer mudança expressiva.

13º Festival da Cultura Japonesa

A cerimônia oficial de abertura acontece na quinta-feira, 04, às 17h. O festival acontece até o domingo, 07. De quinta a sábado, o evento funciona das 15h às 23h, e no domingo, das 15h às 22h. A entrada é gratuita.

Informações na íntegra em: https://www.ubatuba.sp.gov.br/destaques/festivaljp26/ 

15ª edição do Festival da Mata Atlântica e a 12ª Semana do Mar

Programação descentralizada acontece até segunda-feira, 08.

Para mais detalhes, acesse: Programação final-15º Festival da Mata Atlântica e 12ª Semana do Mar – 2026

Programação do Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto

Quinta-feira, 04

A partir das  19h, o teatro apresenta o documentário “A Passagem do Trópico”. A produção tem duração de 87 minutos, classificação indicativa de 12 anos e a entrada é gratuita, com limite de 2 ingressos por CPF. A sinopse acompanha um topógrafo que mapeia áreas de risco em Ubatuba e se depara com conflitos ligados à ocupação urbana, enquanto revisita a história da cidade por meio de seu trabalho.

Sábado e domingo – 06 e 07

Musical infantil “Sétima Arte – Animação”, às 19h30. O espetáculo tem duração de 80 minutos, classificação livre e os ingressos são pagos. Este é um espetáculo da Oficina dos Menestréis que celebra o universo das animações com música, dança e fantasia.

Balneabilidade das praias

Confira a balneabilidade das praias acessando o site da Cetesb: http://s.ambiente.sp.gov.br/html-praias/boletim-semanal.html.

Atendimento Sabesp

Em razão do feriado de Corpus Christi, os postos de atendimento presencial da Sabesp terão funcionamento diferenciado de quinta-feira a sábado . Já os canais digitais e telefônicos continuarão operando normalmente.

Na quinta-feira, 04, todos os postos de atendimento presencial estarão fechados. Na sexta-feira, 05, estarão abertas as lojas do Poupatempo de Ubatuba e as unidades de Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela. 

Já no sábado, 06, apenas a loja do Poupatempo Ubatuba estará aberta. 

Durante o feriado, os clientes podem utilizar, todos os dias e a qualquer horário, os canais digitais e telefônicos da Companhia:

Central de Atendimento: 0800 055 0195 (ligação gratuita)

Central para pessoas com deficiência auditiva (TDD): 0800 016 0195

WhatsApp Sabesp: (11) 3388-8000

Agência Virtual: www.sabesp.com.br

Segurança dos banhistas nas praias

Respeite e siga as orientações dos salva-vidas e placas de sinalização nas praias. A recomendação é que os turistas liguem previamente para o Gbmar e consultem qual o melhor local para banho, bem como as praias que estão guarnecidas pelo Corpo de Bombeiros pelo telefone (12) 3833-5373.

Ainda de acordo com (Gbmar), é muito importante observar o local antes de entrar no mar, conversar com um guarda-vidas e, também, ficar atento às advertências sonoras do profissional.

Entre as principais recomendações estão: ficar atento ao mar e às sinalizações da praia; boias e objetivos flutuantes geram falsa sensação de segurança e podem ocasionar afogamentos; álcool e mar não combinam; cuidado redobrado com as crianças na praia.

Orientação para visita a cachoeiras

Mantenha a atenção ao visitar cachoeiras, seguindo as diretrizes apresentadas neste link: https://www.ubatuba.sp.gov.br/destaques/serguancacachoeiras/

Taxa de Preservação Ambiental

Saiba como efetuar o pagamento e mais detalhes em: https://www.ubatuba.sp.gov.br/destaques/tpa-2/

 Acompanhe a situação do tráfego atualizada nos seguintes canais

*Rodovia Oswaldo Cruz: DER – 0800 055 55 10 – Atendimento gratuito – 24 horas ou pelas redes sociais: Twitter e Instagram – @_dersp;

*Rodovia dos Tamoios – Concessionária Tamoios pelo site https://www.concessionariatamoios.com.br/ ou redes sociais: @Tamoios099

*Rodovia BR-101 (Rio-Santos), Trecho da Praia Grande (Ubatuba) em diante – CCR -RioSp pelos seguintes canais: Chatbot (WhatsApp): (11) 2795-2238; Disque CCR RioSP: 0800 017 3536; App CCR Rodovias – CCR RioSP; Site: www.ccrriosp.com.br.

 

Publicado em Sem categoria

SMS recebe doação de gerador de energia portátil para reforçar atendimento do Odontomóvel

A parceria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com a instituição financeira Sicredi Evolução garantiu mais uma doação para a rede municipal de saúde. Desta vez, um gerador de energia portátil garantirá mais autonomia nos atendimentos realizados pela Unidade Odontológica Móvel (UOM), popularmente chamado de Odontomóvel.

O coordenador da Unidade Odontológica Móvel, Gustavo Torreão, destaca que a doação do gerador será capaz de resolver a principal dificuldade encontrada na rotina do Odontomóvel, que percorre diversos bairros de João Pessoa, ampliando o acesso da população aos serviços básicos de saúde bucal, especialmente em áreas que ainda não contam com cobertura regular.

“Muitas vezes, quando vamos para áreas mais carentes ou mais afastadas, encontramos uma rede elétrica fraca, instável, que não suporta o funcionamento adequado dos equipamentos. Às vezes a energia nem funciona; quando funciona, oscila, desliga o ar-condicionado, compromete o atendimento e ainda coloca em risco equipamentos odontológicos caros e sensíveis. Ter esse gerador é a garantia de mais segurança, mais autonomia e mais continuidade nos atendimentos. É a possibilidade de chegar a mais comunidades com mais qualidade e com mais tranquilidade para trabalhar”, destaca.

A entrega do equipamento aconteceu na sede da secretaria de saúde da Capital, na manhã desta quarta-feira (3) e foi realizado pelo presidente do da Sicredi Evolução, João Bezerra Júnior. Para ele, a doação representa mais uma ação voltada ao fortalecimento dos serviços públicos e ao bem-estar da comunidade.

“Esse equipamento vai contribuir para a segurança e a continuidade dos atendimentos, reforçando um serviço essencial para a população. Com essa iniciativa, reafirmamos o compromisso do Sicredi Evolução com a inclusão social, a redução de vulnerabilidades e o apoio a ações que promovam o desenvolvimento das comunidades. Sabemos que o poder público, muitas vezes, enfrenta desafios orçamentários e acreditamos que a responsabilidade social das cooperativas pode ajudar a potencializar resultados e ampliar benefícios para a população. Trabalhando juntos, conseguimos construir uma sociedade mais justa, mais próspera e um mundo melhor para todos”, afirmou João Bezerra Júnior. ´

Serviço – O Componente Móvel da Atenção à Saúde Bucal é uma estratégia do Ministério da Saúde e oferece todos os procedimentos que são realizados nas Unidades de Saúde da Família (USF) pela Estratégia de Saúde da Família, como: profilaxia, raspagem supra e subgengival (limpeza da gengiva), aplicação tópica de flúor, restaurações, extrações dentárias. Quando necessário a continuidade dos atendimentos realizados no Odontomóvel, as equipes de saúde bucal encaminham os pacientes atendimentos aos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO).

MEC estende até dia 17 o prazo para redes de ensino aderirem à PND

Por MRNews

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou até 17 de junho o prazo de adesão voluntária para as redes de ensino interessadas em usar a Prova Nacional Docente (PND) para selecionar professores para a educação básica. O prazo original terminou no último domingo, 31 de maio.

A adesão formal deve ser feita exclusivamente pelo Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec).

Para acesso ao sistema, é preciso fazer login com a senha da plataforma Gov.br cadastrada pelos secretários de Educação ou pelos dirigentes estaduais ou municipais.

Governo amplia acesso ao Plano Brasil Soberano

Receita identifica divergências de R$ 44 bi em créditos de PIS/Cofins

A PND foi criada para apoiar as redes públicas na contratação de docentes e contribuir para a qualificação do ingresso na carreira do magistério, em todo o país.

O exame pode substituir provas objetiva e discursiva das seleções para professores da educação básica feitas pelas redes de ensino.

Adesão permanente

As redes municipais, estaduais e do Distrito Federal que já formalizaram a adesão à PND, em 2025, deverão manifestar o interesse novamente em usar a nota da PND, por meio do mesmo sistema oficial do MEC, respeitando o novo prazo. No ano passado, 1.508 municípios e 22 estados aderiram à PND.

Em abril, o Ministério da Educação anunciou que a adesão dos entes federados ao exame, a partir de 2026, passa a ser por prazo indeterminado.

Exportações para Estados Unidos caem 14% em maio

Vacinação com a Pneumo 20 pelo SUS começa em duas semanas, diz Padilha

O MEC destaca que a adesão poderá ser cancelada, se o gestor local de educação desejar. A solicitação de cancelamento também deverá ser feita pelo Simec.

Para guiar os gestores locais, o MEC disponibilizou um passo a passo, desde o acesso ao sistema até o preenchimento do termo de adesão.

Cronograma 

Após 17 de junho, o Ministério da Educação divulgará a lista dos estados e dos municípios que aderiram à prova de 2026 e também dos que renovaram o interesse pela prova. 

Assim, os professores interessados nos processos seletivos terão conhecimento prévio de quais entes federados poderão aproveitar a nota da PND.

A previsão é que a publicação saia no Diário Oficial da União e na página eletrônica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em junho, antes do período de inscrições dos participantes na edição anual da PND, que será iniciado em 22 de junho.

A prova será realizada em 20 de setembro pelo Inep. Os resultados finais da PND 2026 serão conhecidos 15 de dezembro. 

A prova

A PND é a mesma avaliação teórica do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) das Licenciaturas, aplicada de forma descentralizada em todas as 27 unidades da Federação.

Também chamada de “Enem dos Professores”, a prova é estruturada em dois blocos de questões: o de formação geral docente e o de componentes específicos.

O primeiro bloco traz 30 perguntas objetivas e mais uma discursiva, que avalia competências pedagógicas, compreensão de temas da realidade brasileira e mundial, comunicação escrita e raciocínio lógico. 

O segundo bloco tem 50 questões objetivas destinadas a avaliar as aprendizagens específicas em uma das 21 áreas de conhecimentos escolhida pelo candidato. 

Enem dos Professores

A PND é realizada anualmente pelo Ministério da Educação em parceria com o Inep.

O exame nacional não substitui os processos seletivos promovidos pelas secretarias de Educação, mas pode ser adotado como etapa das provas objetiva e/ou discursiva.

A PND não é um concurso e não gera um banco de candidatos para a rede de ensino. Dessa forma, não é possível fazer uma consulta geral dos inscritos na PND ou obter uma lista de participantes. A rede de ensino só acessa as notas quando informa o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) do candidato.

Os resultados de cada edição do exame têm validade de três anos.

A prova integra as ações do Programa Mais Professores para o Brasil. A política visa fortalecer a formação docente, incentivar o ingresso de professores no ensino público e valorizar os profissionais do magistério.

Secretaria de Infraestrutura mantém programação de serviços de manutenção nesta quinta-feira

Com o objetivo de oferecer segurança e fluidez no trânsito com a operação tapa-buraco e evitar alagamentos com os serviços na rede de drenagem, além da manutenção da iluminação pública, a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) mantém, nesta quinta-feira (4), a programação de trabalho em 33 bairros da Capital.

A operação tapa-buraco, por exemplo, vai percorrer os bairros de Tambaú, Gramame, José Américo, Centro, Mangabeira, Castelo Branco, Valentina Figueiredo, Treze de Maio, Ernesto Geisel, Muçumagro, Jardim Cidade Universitária, Altiplano, Bairro das Indústrias, Tambauzinho, Mandacaru, Cabo Branco, Ipês, Aeroclube, Bessa, Aeroclube, Jardim Oceania, Portal do Sol e Jaguaribe.

As equipes de iluminação trabalham no Cristo Redentor, João Paulo II, Castelo Branco, Bairro dos Estados, Bairro dos Ipês, Costa e Silva, Bairro das Indústrias e Mumbaba. Já os serviços de manutenção de galerias, como limpeza e desobstrução de galerias, adequação e manutenção de bocas de lobo e extensão de rede, acontecem no José Américo, Ernesto Geisel, Cuiá, Centro, Mangabeira, Valentina Figueiredo, Cristo Redentor, Gramame, Oitizeiro, Funcionários, Planalto Boa Esperança, Manaíra e Pedro Gondim.

Atendimento – A população pode solicitar os serviços de manutenção da Seinfra, como tapa-buraco, galerias, iluminação e terraplanagem, por meio do aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’.

Publicado em Sem categoria

Chopinzinho vence o Balsas e entra de vez na briga pelas primeiras posições – LNF

Autor de um dos gols, Neguinho é dos destaques do Chopinzinho na LNF Silver 2026. | Foto: Eduardo Cecatto

O Chopinzinho confirmou o favoritismo diante de sua torcida e venceu o Balsas por 3 a 0, nesta quarta-feira (3), pela 9ª rodada da LNF Silver Cresol. Jamur, Neguinho e Lucão marcaram os gols da vitória no Ginásio Deonisto Debona.

Com os três pontos, o Chopinzinho chegou aos 17 e assumiu a terceira colocação da tabela, ficando atrás apenas de Vélez Camaquã e São Caetano. O Balsas, por sua vez, segue com quatro pontos e permanece na lanterna da competição.

Na próxima rodada, o Chopinzinho volta a atuar em casa para enfrentar o São Miguel. Já o Balsas recebe o América-RN em São Luís (MA), buscando se recuperar na competição.

Publicado em Sem categoria