Agência Minas Gerais | Instituto Estadual de Florestas fortalece educação ambiental para preservação da fauna silvestre em Minas Gerais

Em celebração ao Dia Nacional da Educação Ambiental, comemorado nesta quarta-feira (3/6), o Instituto Estadual de Florestas (IEF) reforça o papel da educação ambiental como ferramenta estratégica para a preservação da fauna silvestre em Minas Gerais. Por meio do projeto Fauna das Gerais e de diversas iniciativas pedagógicas, o órgão amplia ações de conscientização voltadas a crianças, jovens, educadores e comunidades em diferentes regiões do estado.

As ações utilizam recursos lúdicos e educativos para aproximar a população da biodiversidade mineira e estimular a proteção das espécies nativas. Entre os materiais disponibilizados gratuitamente estão jogos pedagógicos, cartilhas, livros infantis, álbuns de figurinhas e atividades interativas que promovem o aprendizado ambiental de forma acessível e dinâmica.

Segundo a diretora de Proteção à Fauna do IEF, Ariane Goulart, a conscientização desde a infância é fundamental para consolidar uma cultura de preservação. “Quanto mais cedo começarmos a conscientizar essas crianças a respeito da preservação do meio ambiente, mais conscientes serão esses adolescentes e esses adultos no futuro”, afirma.

As iniciativas ganham ainda mais relevância diante da atualização da Política Nacional de Educação Ambiental (Pnea), promovida pela Lei nº 14.926/2024, que reforça a necessidade de ampliar ações educativas relacionadas à fauna silvestre.

Educação ambiental nas escolas

Além da produção de materiais pedagógicos, o IEF promove a capacitação de professores da rede pública em parceria com o Programa Jovens Mineiros Sustentáveis (JMS), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

As formações abordam temas ligados à conservação da fauna silvestre e incentivam o uso da educação ambiental como ferramenta de conscientização dentro das escolas. As ações buscam aproximar estudantes das questões ambientais e fortalecer a participação coletiva na proteção da biodiversidade.

Para a analista ambiental do IEF, Lorena Nascimento, os materiais educativos também ajudam a integrar ações de manejo da fauna às estratégias pedagógicas. “O manejo deixou de ser apenas uma ação técnica e passou a ser incorporado a estratégias educativas que ajudam a reduzir conflitos, como atropelamentos de animais, além de fortalecer a proteção de espécies ameaçadas de extinção”, explica.

Ferramentas lúdicas

Entre os materiais de destaque está o Jogo Ecológico da Fauna, que apresenta normas ambientais relacionadas à fauna silvestre de forma interativa e divertida, estimulando cooperação, raciocínio e desenvolvimento socioemocional.

Outro recurso amplamente utilizado é o álbum de figurinhas Fauna das Gerais, criado para despertar a empatia das crianças em relação aos animais da fauna terrestre e aquática do estado. O material alia conhecimento ambiental ao desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais.

O livro de colorir produzido pelo IEF também permite que crianças conheçam espécies nativas mineiras desde os primeiros anos de aprendizagem. Já a cartilha sobre fauna em cativeiro aborda os impactos das ações humanas sobre os animais silvestres, com destaque para os prejuízos causados pelo tráfico ilegal de fauna, uma das principais ameaças à conservação das espécies.

A literatura infantil também integra as estratégias de educação ambiental do Instituto. O livro “A Menina Ema e a Vida Secreta do Espinhaço” apresenta a biodiversidade da Serra do Espinhaço por meio de uma narrativa lúdica, reunindo espécies emblemáticas da fauna e flora mineira.

As iniciativas reforçam o compromisso do IEF com a formação de uma cultura ambiental voltada à conservação da biodiversidade e ao fortalecimento da participação da sociedade na proteção da fauna silvestre em Minas Gerais.

Bancos não terão atendimento presencial no feriado de Corpus Christi

Por MRNews

As agências bancárias estarão fechadas nesta quinta-feira (4), feriado de Corpus Christi, informou a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). O atendimento presencial ao público será normalizado na sexta-feira (5) nas localidades onde não haja feriado estadual ou municipal ou ponto facultativo.

De acordo com a Febraban, algumas salas de atendimento poderão estar disponíveis em algumas localidades, mas isso será definido a critério de cada instituição bancária.

As compensações bancárias não serão efetivadas durante o dia 4. Já o PIX continuará funcionando 24 horas por dia, inclusive nos feriados.

Caso Henry: 10° dia de júri será de debate entre defesas e acusação

Alcolumbre sugere “melhorar” 6×1 e quer passar PEC por comissões

“Boletos de cobrança e contas de consumo (água, energia, telefone, entre outros) com vencimento em 4 de junho poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia útil seguinte (5), nas localidades onde não há feriado ou ponto facultativo. O sábado não é considerado dia útil e, por essa razão, não há liquidação financeira”, informou a Febraban.

A federação alerta que, no caso de tributos e impostos que vençam nos dias em que não há compensação bancária, é necessário que o pagamento seja antecipado, para evitar a incidência de juros e multa.

A Febraban esclarece que a suspensão do atendimento presencial não impede o acesso dos clientes aos serviços bancários por meio dos canais digitais e das áreas de autoatendimento oferecidas pelas instituições.

Boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos podem ser pagos via Débito Direto Autorizado.

Indústria cresce 0,7% em abril, quarto mês seguido de avanço

Um em cada quatro brasileiros não sabe que o câncer pode ser prevenido

Publicado em Sem categoria

Agência Minas Gerais | Cemig realiza leilão de imóveis em diversas regiões de Minas Gerais

A Cemig, uma das maiores concessionárias de energia do país, colocou à venda imóveis em Juiz de Fora e em municípios das regiões Norte de Minas, Sul de Minas, Central e Vales do Jequitinhonha e do Mucuri. Interessados poderão dar lances até 3/7 pela plataforma Superbid Exchange.

O imóvel localizado na Rua Osório de Almeida, 102, no bairro Poço Rico, Juiz de Fora, na Zona da Mata, está sendo negociado um prédio comercial pelo preço mínimo de R$ 2.025.000,00.

No Vale do Mucuri, está sendo ofertado um prédio comercial desocupado com 3.564 metros quadrados, com excelente localização na avenida Mucuri, 1.626, no centro de Nanuque. O lance inicial é de R$ 1.207.500,00. No Sul de Minas, um lote na área urbana de Itanhandu, com 8.505 metros quadrados, também está sendo leiloado, a partir de R$ 876 mil.

Em Três Marias, na região Central de Minas, serão leiloados oito lotes urbanos, sendo quatro imóveis com 937 metros quadrados, cada, e dois imóveis com 2.232 metros quadrados, cada. Os demais lotes possuem área de 1.299 e 1.778 metros quadrados.

No Norte de Minas, está sendo ofertado um imóvel de 12.310 metros quadrados no Distrito Industrial de Pirapora, pelo lance inicial de R$ 2.400,00.

Imóveis rurais

Em Cristália, no Norte de Minas, estão sendo leiloados, separadamente, dois lotes rurais, um de 60 hectares e outro de 50 hectares de área, ambos na Fazenda Santa Cruz Rocinha.

Em Itamarandiba, no Vale do Jequitinhonha, a oferta de imóveis rurais, um lote com 35 hectares na Fazenda Santa Quitéria e um conjunto de dois lotes com 79 hectares na Fazenda Conjunto Cachoeira, também faz parte do leilão.

Parcelamento

A Cemig oferece facilidades de pagamento, como parcelamento em até 60 meses, conforme condições descritas no edital. As negociações acontecem de forma totalmente online. Para participar, é necessário fazer um cadastro na plataforma e enviar todos os documentos citados no edital, bem como analisar as condições previstas.

Publicado em Sem categoria

Jogando em casa, Umuarama Futsal enfrenta o Corinthians na estreia da Talentos LNF – LNF

Umuarama Futsal enfrenta o Corinthians na estreia da Talentos LNF- Foto AFSU

A LNF divulgou oficialmente a tabela detalhada da primeira fase do Talentos LNF 2026. Consolidado em sua terceira edição como a principal vitrine para a revelação de promessas do futsal brasileiro, o campeonato terá Umuarama como uma das sedes oficiais. O Ginásio de Esportes Amário Vieira da Costa abrigará todos os confrontos do Grupo A, que acontecem entre os dias 27 e 31 de julho.

O formato da primeira etapa reunirá 10 equipes divididas em duas chaves de cinco integrantes. Os times jogam entre si dentro de seus respectivos grupos em sede única. O Umuarama medirá forças contra potências nacionais: Corinthians, São José, Minas e Atlântico. Para a torcida local se programar, o time da casa entrará em quadra sempre no horário nobre, fechando as rodadas duplas da semana.

Tabela de jogos do Umuarama Futsal

Todos os compromissos da 1ª qualificatória estão agendados para as 20h:

  • 27/07 (Segunda-feira): Umuarama x Corinthians (Jogo de estreia)
  • 28/07 (Terça-feira): Umuarama x São José
  • 29/07 (Quarta-feira): Umuarama x Minas
  • 30/07 (Quinta-feira): Umuarama x Atlântico

A rodada de abertura no dia 27 também contará com o duelo preliminar entre São José e Atlântico, programado para as 18h.

Grupo B e o caminho para o título

Enquanto a chave de Umuarama encerra suas atividades no fim de julho, o Grupo B terá suas disputas realizadas logo na sequência, entre os dias 3 e 7 de agosto, na cidade de Blumenau (SC). A chave catarinense contará com Blumenau, ACBF, Magnus, Joinville e Pato.

Apenas os dois melhores de cada grupo garantem classificação para as semifinais, que serão disputadas em jogos de ida e volta (o 1º do Grupo A enfrenta o 2º do Grupo B, e vice-versa). A grande final também ocorrerá em duas partidas para definir o novo campeão. O torneio tem um histórico de peso: o Minas faturou a taça na edição inaugural (2024), seguido pelo Joinville, atual defensor do título (2025).

Publicado em Sem categoria

Decreto de emergência ambiental reforça preparação do Governo de MS para enfrentamento a incêndios florestais

Diante das previsões climáticas que indicam o aumento do risco de incêndios florestais em Mato Grosso do Sul ao longo do segundo semestre de 2026, o Governo do Estado publicou nesta quarta-feira (3) no Diário Oficial, decreto que declara situação de emergência ambiental por 180 dias em todo o território sul-mato-grossense. A medida tem caráter preventivo e busca fortalecer a capacidade de resposta dos órgãos públicos diante de possíveis eventos extremos associados à estiagem, altas temperaturas, baixa umidade do ar e ventos intensos.

O decreto considera o alerta emitido pelo Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul), que aponta um cenário de maior risco para incêndios florestais no segundo semestre de 2026. Segundo a nota técnica do órgão, a combinação entre déficit hídrico, temperaturas elevadas, redução da umidade do solo e da vegetação, somada à influência do fenômeno El Niño, que tende a se intensificar no próximo semestre, “favorece a formação de material combustível altamente suscetível à ignição e à rápida propagação do fogo, especialmente no Pantanal”. O cenário reforça a necessidade de ações preventivas, monitoramento contínuo e fortalecimento das estratégias de resposta por parte do poder público.

Segundo o secretário Artur Falcette, da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), o decreto é uma ferramenta utilizada em situações em que há expectativa de condições climáticas muito acima da normalidade. “Estamos diante de um cenário que exige atenção e preparação antecipada. O decreto de emergência ambiental nos permite adotar medidas preventivas importantes, reforçando a capacidade do Estado de responder rapidamente caso ocorram eventos extremos relacionados aos incêndios florestais”, afirma.

Uma das principais consequências da medida será a revisão do planejamento operacional para o período crítico de incêndios. O plano operativo elaborado pelo Corpo de Bombeiros Militar e aprovado no início do ano pelo Centro Integrado de Coordenação Estadual (CICOE) foi construído com base em um cenário considerado dentro da normalidade climática.

“Com o decreto, solicitamos que o Corpo de Bombeiros reavalie o planejamento aprovado em fevereiro, considerando as novas projeções climáticas. Isso permite adequar estratégias, recursos e estruturas para um cenário que pode exigir uma atuação mais intensa”, explica Falcette.

Outro objetivo é ampliar a capacidade do Estado de acessar recursos federais e mecanismos emergenciais de apoio, por meio da Defesa Civil e de outros órgãos do Governo Federal. “Caso se confirme o cenário climático previsto, com eventos mais severos, o decreto facilita a adesão a programas federais, o recebimento de recursos, a contratação de serviços e a aquisição de equipamentos necessários para o enfrentamento das ocorrências. É uma medida que traz mais agilidade administrativa em situações de emergência”, destaca o secretário.

Conforme a publicação, o Governo do Estado estabelece uma série de ações preventivas e de preparação, entre elas a articulação coordenada pela Semadesc com a Defesa Civil, Agesul e Corpo de Bombeiros; a abertura e manutenção de aceiros de 50 metros de largura (de cada lado) ao longo de estradas, rodovias e pontes; incumbe o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) de disciplinar o licenciamento da atividade de queima controlada em locais identificados com acúmulo de material combustível; adoção de medidas excepcionais para contratação de pessoal e aquisição de equipamentos voltados ao combate aos incêndios, se necessário.

O Governo do Estado já intensificou a agenda de reuniões do CICOE, estrutura que reúne instituições estaduais, federais e municipais responsáveis pelo monitoramento, prevenção e resposta a desastres ambientais. “Já revisamos o calendário de reuniões do CICOE para fazer um acompanhamento permanentemente da evolução das condições climáticas e das ações do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. O objetivo é garantir integração, planejamento e capacidade de resposta para proteger a população, o meio ambiente e as atividades econômicas do Estado”, concluiu Falcette.

Entre as medidas previstas no decreto publicado nesta quarta-feira, estão também a possibilidade de utilização temporária de propriedades particulares em situações de risco iminente, a dispensa de licitação para aquisições emergenciais relacionadas ao enfrentamento dos incêndios e a autorização para contratação temporária de pessoal, quando necessária. O decreto terá validade de 180 dias a partir de sua publicação.

Marcelo Armôa, Semadesc

Foto: Ewerton Pereira/Secom-MS

Publicado em Sem categoria

Força Municipal terá capacitação aprimorada com teste físico semestral e treino de tiro – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

A formação dos agentes engloba 120 horas de aulas distribuídas em módulos voltados ao aperfeiçoamento técnico, operacional e institucional – Marcelo Piu / Prefeitura do Rio

A Divisão de Elite da GM-Rio – Força Municipal terá sua capacitação aprimorada com os seguintes requisitos: Teste de Aptidão Física (TAF) a cada seis meses e formação continuada de 120 horas por ano, sendo 40 horas destinadas ao treinamento de tiro. Os 600 agentes serão submetidos ao TAF, com avaliações específicas para homens e mulheres, de acordo com as diferentes faixas etárias. O treinamento continuado incluirá atividades práticas de disparo de arma de fogo e avaliações periódicas de desempenho.

A formação continuada da Força Municipal é dividida em módulos voltados ao aprimoramento técnico, operacional e institucional dos agentes. O programa contempla as disciplinas de Práticas Operacionais Integradas, Respostas Operacionais Qualificadas, Análise Criminal e Territorial, Segurança Pública Baseada em Evidências, Redes de Proteção: Encaminhamento e Orientação, Gestão Pública e Planejamento, além de Conduta Profissional e Cultura Institucional.

A Secretaria Especial de Segurança Urbana apresentou ontem o balanço das ações realizadas desde o início do policiamento preventivo e ostensivo, em março: os agentes contabilizaram 650 prisões por crimes como roubo, furto e receptação. No mesmo período, foram apreendidos 114 aparelhos celulares e 102 motocicletas.

Categoria:

  • 3 de junho de 2026
  • Marcações: Divisão de Elite da GM-Rio Divisão de Elite da GM-Rio – Força Municipal Divisão de Elite da Guarda Municipal Força Municipal

    10° dia de júri será de debate entre defesas e acusação

    Por MRNews

    O júri do Caso Henry, o mais longo da história do Rio de Janeiro, entra no décimo dia nesta quarta-feira (3). As próximas horas serão dedicadas à chamada fase de debates – quando acusação e defesa expõem seus pontos de vista sobre provas, evidências, fatos e testemunhos apresentados durante o julgamento.

    A sessão começou pouco antes das 10h30 e deve durar cerca de dez horas. A expectativa é de que o veredito seja anunciado no fim da noite desta hoje e madrugada de quinta-feira (4).

    O vereador cassado Jairo Souza Santos Júnior, o Dr. Jairinho, e a então companheira dele, Monique Medeiros Costa e Silva, são réus pela morte do filho dela, Henry Borel, então com 4 anos, em 8 de março de 2021.  

    Alcolumbre sugere “melhorar” 6×1 e quer passar PEC por comissões

    Indústria cresce 0,7% em abril, quarto mês seguido de avanço

    De acordo com a acusação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), o garoto morreu após sofrer agressões de Jairinho, e Monique teria sido omissa, contribuindo assim para a morte de Henry.

    A causa identificada pelo laudo cadavérico oficial, do Instituto Médico Legal (IML), foi laceração hepática de ação contundente.

    >> Clique aqui e leia mais sobre o Caso Henry Borel, na Agência Brasil

    Testemunhas

    O julgamento começou no último dia 25 e segue desde então, inclusive no final de semana, tendo sido interrompido apenas para refeição, necessidades fisiológicas e pernoite dos sete jurados que formam o Conselho de Sentença – cinco homens e duas mulheres, nesse caso.

    Um em cada quatro brasileiros não sabe que o câncer pode ser prevenido

    Anvisa determina recolhimento de lote da água mineral Cristal sem gás

    O Conselho de Sentença é a representação da sociedade no julgamento popular. Os votos sigilosos dos integrantes vão determinar, por maioria simples, o destino de Jairinho e Monique.

    Caberá à juíza Elizabeth Machado Louro, que preside a sessão, determinar a dosimetria (tamanho da pena), caso haja condenação, e proferir a sentença com a pena exata.

    Réus rebatem acusação 

    O debate desta quarta-feira ocorre depois de o júri ter ouvido 22 testemunhas das defesas, da acusação e do juízo. Já na terça-feira (2), foram realizados os interrogatórios dos dois réus, que negaram responsabilidade pela morte.

    Depois da prisão deles, em 7 de abril de 2021, o então casal passou a ter advogados distintos e versões diferentes para o que aconteceu na noite de 7 para 8 de março.

    Monique Medeiros alega que não sabia das supostas agressões de Jairinho. Já ex-vereador nega ter agredido a criança e sustenta que a causa da lesão pode ter sido um acidente prévio ou até procedimentos no pronto-socorro para onde Henry foi levado na madrugada do dia 8.

    Tempo contado

    Se todas as partes fizerem uso de todo o tempo permitido, a sessão de debates deve durar cerca de dez horas. 

    De início, é concedida a palavra ao Ministério Público para fazer a acusação. O assistente de acusação poderá falar depois por até três horas de palavra.

    Assistência de acusação é a representação de algum interessado direto no julgamento. Nesse caso, Leniel Borel, o pai de Henry.

    Em seguida, serão ouvidas as defesas. O tempo concedido às partes é de uma hora e 30 minutos.

    A acusação terá duas horas de réplica; e as defesas, mais duas horas para ser dividida entre as partes.

    Procedimento dos jurados 

    O Conselho de Sentença responde a perguntas objetivas da juíza, como: 

    • O fato existiu?
    • Os réus são autores?
    • Há causa de absolvição?
    • Existem qualificantes ou agravantes? 

    Os jurados respondem a uma pergunta por vez. Os votos são apurados na hora e passa-se ao próximo quesito. 

    O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) explica que o sistema brasileiro não usa diretamente a pergunta “o réu é culpado?”. A decisão é construída em etapas. O conjunto das respostas leva à condenação ou absolvição. 

    Madrugada 

    A expectativa é de que a decisão dos jurados seja conhecida no fim da noite de hoje ou na madrugada de amanhã.  

    Pessoas envolvidas no julgamento sugerem ainda a possibilidade de a juíza permitir um descanso dos réus antes de responderem ao questionário que decidirá o júri.

    Assim, o veredito só será conhecido na manhã de quinta-feira, dia de Corpus Christi, ponto facultativo no estado e em outras regiões do país. 

    Veredito

    Como o júri é soberano, em caso de condenação, os réus saem do plenário já presos. No entanto, são cabíveis recursos nos seguintes casos: 

    • Quando ocorrer nulidade posterior à pronúncia;
    • Se a sentença do juiz for contrária à lei ou à decisão dos jurados;
    • Se houver erro ou injustiça na aplicação da pena ou da medida de segurança;
    • Se a decisão dos jurados for manifestamente contrária à prova dos autos. 

     

    CET-Rio implanta operação especial de trânsito para as provas da Maratona do Rio 2026 – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

    A programação terá início na quinta-feira (04/06), com a prova de 5K, que terá largada às 17h e chegada no Aterro do Flamengo, na altura da Marina da Glória. Na sexta-feira (05/06), será realizada a prova de 10K, com largada às 7h e chegada no mesmo local. No sábado (06/06), os atletas disputarão a Meia Maratona (21K), com largada às 5h30 na Avenida Delfim Moreira, no Leblon, e chegada no Aterro do Flamengo, na altura do Monumento aos Pracinhas. Encerrando a programação, no domingo (07/06), acontecerá a Maratona (42K), com largada às 5h30 na Praia da Reserva, na Barra da Tijuca, e chegada também no Aterro do Flamengo, na altura do Monumento aos Pracinhas.

    Para viabilizar a realização das provas, serão necessárias interdições ao tráfego de veículos, bloqueios operacionais e proibição de estacionamento em diversas vias da cidade, de acordo com a programação de cada corrida. As restrições de estacionamento serão implantadas nas áreas de largada e chegada, além de trechos ao longo dos percursos, conforme a sinalização instalada previamente nos locais.

    A operação contará com agentes da CET-Rio, da Guarda Municipal, apoiadores de tráfego, veículos operacionais, motocicletas e painéis de mensagens variáveis para informar os motoristas sobre os horários dos fechamentos e as condições de circulação. Técnicos da CET-Rio, no Centro de Operações e Resiliência (COR-Rio), irão acompanhar toda a movimentação viária pelas câmeras, permitindo ajustes semafóricos e intervenções operacionais sempre que necessário.

    O público deve dar preferência ao transporte público para chegar aos locais das provas e evitar deslocamentos de carro pelas regiões impactadas durante os horários das interdições. Motoristas e pedestres devem estar atentos à sinalização e às orientações dos agentes de trânsito. As travessias devem ser realizadas nos locais sinalizados, utilizando locais seguros como faixas de pedestres, passarelas e passagens subterrâneas.

    Interdições

    Quinta-feira (04/06) – Corrida de 5K

    Para a realização da prova de 5K, o Aterro do Flamengo será interditado a partir das 6h de quinta-feira (04/06), permanecendo fechado.

    Sexta-feira (05/06) – Corrida de 10K

    O Aterro do Flamengo, já interditado, permanecerá fechado até as 11h. Também haverá interdições na Enseada de Botafogo e na Avenida das Nações Unidas, com bloqueio no sentido Centro entre 0h e 10h.  E no sentido Copacabana, interdição das 2h às 5h.

    Sábado (06/06) – Meia Maratona 21k 

    Avenida Delfim Moreira (Leblon)

    • Pista junto à orla: das 22h de sexta-feira (05/06) às 11h de sábado (06/06);

    • Pista junto às edificações: da 1h às 11h.

    Avenida Vieira Souto

    • Ambas as pistas fechadas: das 2h às 9h

    Enseada de Botafogo / Avenida das Nações Unidas

    • Das 2h às 11h.

    Aterro do Flamengo

    • Interditado da 0h de sábado (06/06) até 18h de domingo (07/06), quando é encerrado o horário da área de lazer.

    Percurso

    A Meia Maratona terá largada às 5h30 na Avenida Delfim Moreira, no Leblon, seguindo pela Avenida Vieira Souto, Rua Francisco Otaviano e Avenida Atlântica, em Copacabana. Os atletas passarão ainda pela Avenida Princesa Isabel, Túnel Novo, Avenida Lauro Sodré e Túnel do Pasmado, seguindo em direção ao Flamengo. O trajeto continuará pela Avenida das Nações Unidas, Avenida Infante Dom Henrique, Avenida General Justo, Avenida Marechal Câmara, Rua Santa Luzia e Avenida Presidente Antônio Carlos, alcançando a Praça do Expedicionário. Após o retorno pela Avenida General Justo, os corredores seguirão novamente pela Avenida Infante Dom Henrique até a chegada no Aterro do Flamengo, na altura do Monumento aos Pracinhas.

    Domingo (07/07) – Maratona 42 k

    A Maratona terá largada às 5h30 na Praia da Reserva, próxima à Ilha 3, na Barra da Tijuca, e chegada no Aterro do Flamengo, na altura do Monumento aos Pracinhas.

    Praia da Reserva

    • Das 22h de sábado (06/06) às 10h de domingo (07/06).

    Avenida Lúcio Costa (pista junto à praia)

    • Das 1h às 10h.

    Avenida Prefeito Mendes de Moraes

    • Das 1h às 11h.

    Avenida Niemeyer

    • Da 1h às 11h.

    • Durante o período de interdição, será mantido o acesso à via pelo Leblon e saída por São Conrado.

    Avenida Delfim Moreira/ Avenida Vieira Souto / Avenida Atlântica

    • Pistas junto às orlas: Das 1h às 18h, quando se encerra o horário da área de lazer.

    • Enseada de Botafogo / Avenida das Nações Unidas
    • • Da 1h às 13h.
    • Aterro do Flamengo

    • Permanecerá interditado até as 18h, quando é encerrado o horário da área de lazer.

    Percurso

    O trajeto da Maratona passará pela Praia da Reserva, Avenida Lúcio Costa, Avenida do Pepê, Avenida Ministro Ivan Lins, Ponte da Joatinga, Elevado das Bandeiras, Autoestrada Lagoa-Barra, Avenida Prefeito Mendes de Moraes, Avenida Niemeyer, Avenida Delfim Moreira, Avenida Vieira Souto, Rua Francisco Otaviano, Avenida Atlântica, Avenida Princesa Isabel, Túnel Novo, Avenida Lauro Sodré, Túnel do Pasmado, Avenida das Nações Unidas, Avenida Infante Dom Henrique, Avenida General Justo, Avenida Alfred Agache, Praça Marechal Âncora, Rua Primeiro de Março, Avenida Presidente Antônio Carlos, Avenida Franklin Roosevelt e Avenida Marechal Câmara, retornando ao Aterro do Flamengo.

    Publicado em Sem categoria

    Concórdia viaja para enfrentar o América pela LNF Silver – LNF

    Concórdia viaja para enfrentar o América pela LNF Silver – foto – Assessoria concórdia

    Associação Concordiense de Futsal iniciou viagem na manhã desta quarta-feira(3), 07h,  para a cidade de Natal, no Rio Grande do Norte.

    Na quinta-feira, às 11h, estará enfrentando o América pela 8ª rodada da Liga Nacional de Futsal Silver, com a estreia do técnico Sandro Colvero no time concordiense.

    Os jogadores relacionados para a partida são Luiz, Raul, Gui Pimenta, Jimenez, Indio, Titon, Douglinhas, João Rufatto, Vitinho, Soster e Caio César. Embalado pela vitória em São Luiz, a equipe concordiense vai em busca de mais três pontos para entrar na briga por uma vaga à segunda fase da Liga.

    Publicado em Sem categoria