IFSP participa do Dia do Desafio e mobiliza mais de 600 pessoas em diversos campi – IFSP

Ações realizadas em diferentes unidades incentivaram a prática de atividades físicas entre a comunidade acadêmica 

Comunidade do IFSP participa do Dia do Desafio.A comunidade do IFSP participou, no dia 27 de maio, de mais uma edição do Dia do Desafio, campanha internacional de incentivo à prática de atividades físicas, realizada no Brasil pelo Serviço Social do Comércio (Sesc). Neste ano, a iniciativa teve como tema “Esporte é Direito”. 

Pelo quarto ano consecutivo, o IFSP integrou a mobilização, promovendo atividades em diversos campi e reunindo mais de 600 participantes, entre estudantes, servidores e colaboradores. 

As ações realizadas ao longo do dia tiveram como objetivo incentivar a prática regular de atividades físicas e conscientizar a comunidade acadêmica sobre a importância do movimento para a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida. 

Estudantes, servidores e colaboradores do IFSP participam de atividades físicas.Para a diretora-adjunta de Saúde e Qualidade de Vida do IFSP, Nathália Senger Medeiros, a participação da comunidade foi um dos destaques da ação. “A adesão de estudantes, servidores e colaboradores demonstra o interesse da nossa comunidade por iniciativas que promovem saúde e bem-estar. Ficamos muito felizes em ver tantas pessoas participando e incorporando o movimento ao seu dia a dia”, afirmou. 

O pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Bruno Nogueira Luz, também ressaltou a importância de ações voltadas à promoção da saúde no ambiente institucional. “Iniciativas como essa fortalecem a cultura de promoção da saúde no IFSP e reforçam nosso compromisso com a qualidade de vida dos servidores”, destacou. 

A participação do IFSP no Dia do Desafio reforça o compromisso institucional com a promoção da saúde e da qualidade de vida, contribuindo para a construção de ambientes mais saudáveis e integrados para toda a comunidade acadêmica. 

Publicado em Sem categoria

Sapiens Parque impulsiona Maratona GENIUS e inspira estudantes a criar soluções para o futuro das cidades

Fotos: Divulgação / Sapiens Parque

O Sapiens Parque sediou mais uma edição da Maratona GENIUS, iniciativa que reuniu estudantes do curso técnico em Administração do Centro de Educação Profissional (Cedup) de Timbó em uma experiência imersiva voltada à criatividade, ao empreendedorismo e à construção de soluções para desafios urbanos.  

Realizada por meio do projeto Sapiens Parque Connect, a atividade demonstra o compromisso do parque em aproximar jovens do ecossistema de inovação, oferecendo oportunidades para o desenvolvimento de competências essenciais para o futuro. Mais do que receber os estudantes, o Sapiens Parque atuou como articulador da experiência, apresentando seu modelo de atuação, seus projetos estratégicos e as oportunidades geradas pelo ambiente que reúne empresas, instituições de ensino, centros de pesquisa e iniciativas voltadas ao desenvolvimento sustentável.  

A programação começou com uma imersão no universo do Sapiens Parque e do InPETU Hub, permitindo que os participantes conhecessem de perto a estrutura, a trajetória e os projetos que fazem do parque uma referência nacional em inovação. A partir dessa vivência, os estudantes foram convidados a enfrentar um desafio alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11 da ONU, voltado à construção de cidades e comunidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis.  

Foto: Divulgação / Sapiens Parque

Utilizando metodologias de inovação aplicadas pelo programa InPETU GENIUS, os jovens trabalharam em equipes para identificar problemas e propor soluções relacionadas à mobilidade urbana, acessibilidade, segurança, gestão de resíduos e ocupação dos espaços públicos. As ideias foram estruturadas por meio de ferramentas colaborativas e transformadas em protótipos físicos, aproximando os participantes da realidade dos processos de inovação adotados por startups e organizações inovadoras.  

O encerramento contou com apresentações para uma banca avaliadora, momento em que os estudantes puderam exercitar habilidades de comunicação, liderança e argumentação, além de receber contribuições para o aprimoramento de suas propostas.  

Ao promover iniciativas como a Maratona GENIUS, o Sapiens Parque fortalece sua missão de desenvolver talentos, estimular o pensamento criativo e conectar educação, tecnologia e empreendedorismo. A ação reforça a importância de criar experiências práticas que despertem o potencial inovador das novas gerações e contribuam para a formação de cidadãos capazes de transformar os desafios das cidades em oportunidades para um futuro mais sustentável.

STF libera julgamento do processo contra Eduardo Bolsonaro

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), liberou para julgamento a ação penal em que o ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) é réu pela acusação de promover o tarifaço dos Estados Unidos contra as exportações brasileiras. A data da análise do caso ainda não foi definida.

O caso será julgado pela Primeira Turma da Corte, que também é formada pelos ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia, além de Moraes, relator do processo.

Em novembro do ano passado, o STF aceitou denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) no inquérito que apurou a atuação do ex-parlamentar junto ao governo dos Estados Unidos para promover o tarifaço contra as exportações brasileiras, a suspensão de vistos de ministros do governo federal e de ministros da Corte. Ele responde pelo crime de coação no curso do processo.

Rodízio de veículos em SP será suspenso no feriado de Corpus Christi

Infraero e Inframerica estimam 400 mil passageiros no Corpus Christi

Desde o ano passado, Eduardo Bolsonaro está nos Estados Unidos e perdeu o mandato de parlamentar por faltar às sessões da Câmara dos Deputados.

Antes de liberar o caso para julgamento, Alexandre de Moraes determinou a notificação do ex-deputado por edital, mas ele não foi encontrado nem indicou advogado particular.

Diante da situação, o ministro autorizou que a defesa fosse realizada pela Defensoria Pública da União (DPU).

Nas alegações finais apresentadas ao Supremo, órgão defendeu a anulação do processo e disse que Moraes não pode julgar o caso poder ter sido vítima do cancelamento de vistos e das sanções financeiras oriundas da Lei Magnitsky.

Brasil vai buscar novos parceiros para dimunuir impactos comerciais

Bancos não terão atendimento presencial no feriado de Corpus Christi

“Aqui o Julgador é, ao mesmo tempo, a principal vítima das condutas que é chamado a julgar”, disse a DPU.

De acordo com a acusação feita pela PGR, Eduardo fomentou as ações dos Estados Unidos para tentar impedir o Supremo de condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro no processo da trama golpista.

“Comprovou-se que o réu deliberadamente se utilizou de graves ameaças contra as autoridades responsáveis pelo julgamento da AP 2.668, algumas concretizadas, a fim de favorecer o interesse de seu pai, livrando-o de qualquer responsabilização criminal”, argumentou a procuradoria.

 

Publicado em Sem categoria

Udesc prorroga inscrições para Especialização em Gestão Escolar até domingo

Foi prorrogado até o próximo domingo, 7, o prazo de inscrição para a primeira turma do curso de Especialização em Gestão Escolar, que será ofertado na modalidade EAD pelo Centro de Educação a Distância (Cead), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em convênio com a Universidade Aberta do Brasil (UAB). Acesse o edital e o formulário de inscrição no site.

Gratuita, a pós-graduação EAD terá um total de 150 vagas (sendo 95 para ampla concorrência e 55 para ações afirmativas, conforme descrito no edital), distribuídas em cinco polos presenciais: Balneário Barra do Sul, Braço do Norte, Joinville, Laguna e Treze Tílias. As aulas iniciam em 17 de agosto.

A formação é voltada a diretores de escolas estaduais e municipais e, havendo vagas remanescentes, a coordenadores pedagógicos e a técnicos das secretarias de educação.

Como se inscrever

As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas por meio do formulário eletrônico, conforme as orientações do edital. No ato da inscrição, o candidato deverá optar por um polo de apoio presencial. A forma de seleção pode ser conferida no edital.

A pré-homologação das inscrições será publicada a partir de 12 de junho e o resultado final, após etapa de recurso, será divulgado em 26 de junho. Os classificados deverão efetuar matrícula entre 6 e 17 de julho.

Sobre o curso

A Especialização em Gestão Escolar tem como objetivo geral “capacitar os participantes a atuarem como gestores escolares e potencializar a execução de atividades administrativas e de prestação de serviços nas diversas esferas do setor de educação”.

Os estudantes poderão utilizar a estrutura dos polos de apoio presencial, com infraestrutura técnica e pedagógica, laboratório de computação e biblioteca, para atividades presenciais e como base de apoio para estudos durante todo o curso.

Mais informações podem ser obtidas no site e pelo e-mail ege.cead@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc Cead
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8454 

Publicado em Sem categoria

Transporte público tem operação especial no feriado de Corpus Christi   – CGNotícias

Quem utiliza o transporte coletivo em Campo Grande deve ficar atento às alterações na circulação dos ônibus durante o feriado de Corpus Christi. Para atender a demanda dos passageiros nos dias 4 e 5 de junho, a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) preparou uma operação especial com mudanças nos horários das linhas e monitoramento reforçado nos terminais da cidade.  

Na quinta-feira (4), feriado de Corpus Christi, todas as linhas irão operar com os mesmos horários praticados aos sábados. Na prática, isso significa que os ônibus circularão com a programação normalmente utilizada nos fins de semana.  

Já na sexta-feira (5), o sistema funcionará em operação especial, com redução da frota em razão da diminuição do fluxo de passageiros esperada para o ponto facultativo. As linhas 244, 322, 418, 419, 422 e 424, que atendem regiões industriais, manterão operação específica para garantir o deslocamento dos trabalhadores que estarão em atividade.  

Para atender eventuais aumentos na demanda, quatro veículos ficarão de prontidão nos terminais Guaicurus, Morenão, Bandeirantes, Aero Rancho, Júlio de Castilho, General Osório, Nova Bahia e Hércules Maymone, das 5h às 19h. Dois desses veículos já fazem parte da operação diária e outros dois serão disponibilizados exclusivamente para o período do feriado.  

O Consórcio Guaicurus e a Agetran acompanharão a movimentação de passageiros em tempo real e poderão realizar ajustes na operação, com ampliação da oferta de ônibus sempre que houver necessidade.  

A orientação é que os usuários programem os deslocamentos com antecedência e consultem os horários das linhas antes de sair de casa. 

#ParaTodosVerem: A imagem mostra um ônibus com pintura vermelha, branca e cinza circulando pela cidade.

Publicado em Sem categoria

Rodízio de veículos em SP será suspenso no feriado de Corpus Christi

Por MRNews

Por EBC,

O rodízio de veículos na cidade de São Paulo estará suspenso na quinta-feira (4) e sexta-feira (5) devido ao feriado de Corpus Christi. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) prevê uma redução na circulação de automóveis durante o feriado prolongado.

Durante o Corpus Christi, também deixam de vigorar o Rodízio de Veículos Pesados, Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e Zona de Máxima Restrição aos Fretados (ZMRF).

Haverá ainda a liberação das faixas exclusivas de ônibus. A Zona Azul, o estacionamento rotativo pago, funcionará conforme a sinalização do local.

Infraero e Inframerica estimam 400 mil passageiros no Corpus Christi

Brasil vai buscar novos parceiros para dimunuir impactos comerciais

Publicado em Sem categoria

Procurado pela Justiça é capturado pela GCM no Mercado Municipal de Sorocaba – Agência de Notícias



3 de junho de 2026

14:02

Por: Eduardo Santinon (esantinon@sorocaba.sp.gov.br)

Foto: GCM

 

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba capturou, na manhã desta quarta-feira (3), um homem procurado pela Justiça, durante ação no Mercado Municipal de Sorocaba. A prisão foi possível após trabalho de monitoramento e levantamento de dados desenvolvido pela Sala de Inteligência, vinculada ao Centro de Controle Operacional Integrado (CCOI) da Secretaria de Mobilidade (Semob).

A ação teve início após alerta emitido pelo sistema de reconhecimento facial do programa Smart Sampa Sorocaba e Muralha Paulista, indicando a presença do procurado, de 48 anos de idade, no local. Em consultas realizadas aos sistemas de segurança pública e ao Banco Nacional de Medidas Penais e Prisões (BNMP), foi constatada a existência de mandado de prisão em aberto, pelo crime de furto.

“Com base nas informações produzidas pela Sala de Inteligência, foram identificados vínculos e locais relacionados ao indivíduo, permitindo o direcionamento operacional das equipes da GCM até o estabelecimento, por volta das 13h, onde ocorreu a abordagem e a captura”, destacou Jorge Luís Júnior, chefe de Fiscalização da Semob.

A Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), em conjunto com a Semob, reforça que os investimentos em monitoramento inteligente, reconhecimento facial e integração de sistemas têm fortalecido as ações preventivas e operacionais desenvolvidas no município, contribuindo diretamente para a segurança da população sorocabana.

Publicado em Sem categoria

Semob-JP define plano de transporte urbano e ônibus vão operar com frota reduzida

Dia de Corpus Christi

Semob-JP define plano de transporte urbano e ônibus vão operar com frota reduzida


03/06/2026 |
12:30 |
124

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) ajustou o serviço de transporte público coletivo urbano por ônibus para esta quinta-feira (4), feriado de Corpus Christi. Por conta da redução da demanda pelos usuários do serviço, os ônibus urbanos vão operar com quadro menor, mas com monitoramento da frota e viagens para reforço do serviço, caso seja necessário.

O objetivo do plano especial de transporte coletivo da Semob-JP é adequar a oferta do transporte público à demanda, bem como prestar o melhor serviço possível aos usuários.

Como fica – Nesta quinta-feira (4), o transporte coletivo vai operar com quadro de sábados, sendo 78 linhas, 263 veículos, fazendo 1.724 viagens. A Semob-JP vai monitorar a operação do transporte público com agentes nos terminais, podendo determinar às empresas que reforcem com mais veículos e viagens. “Mesmo sendo um feriado, manteremos uma boa oferta de ônibus para a população. Também estaremos atentos ao trânsito com agentes em campo e câmeras do nosso Centro Operacional de Trânsito e Transportes”, destacou o superintendente de Mobilidade Urbana, Marcílio do HBE.

Urgências – Para urgências de trânsito a Semob-JP disponibiliza o WhatsApp (9 8760-2134) do Centro Operacional de Trânsito e Transportes (Cott), exclusivamente para mensagens, fotos e áudios. O atendimento do setor é em regime de plantão, diariamente, das 5h da manhã à meia-noite.

Infraero e Inframerica estimam 400 mil passageiros no Corpus Christi

Por MRNews

Aeroportos administrados pelas empresas Infraero e Inframerica projetam uma movimentação total de quase 400 mil passageiros durante o feriado prolongado de Corpus Christi.

A concessionária Inframerica prevê que o Aeroporto de Brasília receba cerca de 272 mil passageiros entre os dias 3 e 8 de junho. O período marca o último feriado prolongado do primeiro semestre.

Voos extras

Estão programados 1.885 pousos e decolagens no aeroporto da capital federal, incluindo 41 voos extras para atender ao aumento da demanda. Entre os destinos mais procurados a partir de Brasília estão: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Salvador.

Brasil vai buscar novos parceiros para dimunuir impactos comerciais

Bancos não terão atendimento presencial no feriado de Corpus Christi

A Inframerica chama atenção para a nova rota direta para a cidade de Campina Grande, na Paraíba, destino muito procurado neste período do ano por causas das festas juninas.

No segmento internacional, a expectativa é de cerca de 13 mil passageiros distribuídos em aproximadamente 91 voos, com ligações para nove destinos no exterior.

Infraero

Já a rede Infraero projeta um total de 116 mil passageiros passando por seus mais de 30 aeroportos. A estatal tem como principal ativo o aeroporto de Santos Dumont, no Rio. Estão previstos 970 voos na rede administrada pela Infraero.

Se confirmado, o volume de passageiros será 9% maior do que o registrado no feriado de Corpus Christi de 2025.

Caso Henry: 10° dia de júri será de debate entre defesas e acusação

Alcolumbre sugere “melhorar” 6×1 e quer passar PEC por comissões

O terminal carioca deve responder pela maior parte desse fluxo, movimentando 106,2 mil passageiros nos 860 voos previstos – o que representa crescimento de 7% em relação ao ano passado.

Outros aeroportos da rede também devem registrar aumento no movimento, como Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, com 4,2 mil passageiros; Vale do Aço/Ipatinga, em Minas Gerais, com 1,6 mil; e Dourados, no Mato Grosso do Sul, com cerca de 1,5 mil viajantes.

Orientações

As empresas orientam os passageiros a chegarem com antecedência aos aeroportos. A Inframerica recomenda duas horas para voos domésticos e três horas para internacionais no caso de Brasília.

A Infraero sugere antecedência mínima de uma hora e meia para voos nacionais.

No Santos Dumont e nos demais terminais da rede, a Infraero escalou equipes de apoio aos passageiros. Elas podem ser identificadas pelos coletes amarelos.

Centro Cultural de Mangabeira encerra semestre com mostra de cultura e festa de São João

O Centro Cultural de Mangabeira Tenente Lucena, equipamento vinculado à Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), realiza na noite desta quarta-feira (3), a partir das 18h30, a culminância das atividades semestrais. Os alunos dos cursos avançados vão apresentar ao público todo o conhecimento, talento e desempenho desenvolvidos junto aos seus professores. Já no sábado (6), a partir das 18h, será realizada a 4ª edição do São João do Centro Cultural.

Na noite desta quarta-feira, na mostra cultural, haverá apresentações de percussão, cavaquinho, teclado e mágica, além exposição de artes com os trabalhos feitos pelos alunos das turmas avançadas.

Já no sábado o evento será destinado aos alunos, servidores, convidados e parceiros que contribuem para o desenvolvimento das ações culturais promovidas pela instituição, além de toda comunidade de Mangabeira.

A programação contará com atrações culturais, apresentações artísticas e muito forró, proporcionando um ambiente de confraternização e valorização das tradições nordestinas.

“Será um momento especial para celebrar tudo o que construímos ao longo deste semestre. O São João representa a força da nossa cultura nordestina, das nossas raízes e da nossa identidade. Queremos reunir nossa comunidade cultural para compartilhar essa alegria e valorizar o trabalho desenvolvido por todos que fazem parte dessa história”, destacou o diretor Júnior Mangabeira.

Vão se apresentar o DJ Álvaro Sparky, o cantor Léo Bezerra e o trio de forró Mixtura Dim. Haverá também as participações de Ger Almeida, Raifi Sousa, Mago Hit e Salete Marron.

Publicado em Sem categoria