Projeto Pontes para o Futuro leva a garotada ao passado durante visita ao local do último baile do Império. Foto: Mariana Rocha / SMAS
Adolescentes de três unidades de acolhimento da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) do Rio se conectaram com a história do Brasil e aprenderam sobre a transição da monarquia para a república num dos locais mais icônicos dos tempos do Império. Um passeio de duas horas de duração à Ilha Fiscal, na Baía de Guanabara, organizado pelo Projeto Pontes para o Futuro, com apoio da Marinha, proprietária do espaço, reuniu, na tarde de terça-feira (02/06), cerca de 20 garotos, com idades entre 12 e 17 anos, das Unidades de Reinserção Social (URS) Paulo Freire, em Campo Grande, na Zona Oeste; Dom Hélder Câmara, no Centro; e Angélica Goulart, em Del Castilho, Zona Norte.
Os meninos foram recebidos por uma oficial e por um guia da Marinha, que lhes deram as boas-vindas e percorreram com eles a ilha, famosa por ter abrigado o “Último Baile do Império”, em 9 de novembro de 1889, apenas seis dias antes da proclamação da república pelo marechal Deodoro da Fonseca. A garotada ouviu histórias da época e conheceu o roteiro percorrido pelos turistas.
A primeira atração foi o castelinho neogótico, um palacete com escada em caracol, torres e vitrais, projetado a pedido do então imperador Dom Pedro II. No Torreão, ponto mais alto do castelo, de onde se tem uma vista deslumbrante para a beleza da Baía de Guanabara, alguns meninos se divertiram ao localizar na paisagem a Ponte Rio-Niterói e o Museu do Amanhã. O sobe e desce dos aviões e seus voos rasantes, ao se aproximarem do Aeroporto Santos Dumont, também chamaram bastante atenção.
‘Tropeça, mas não cai’
No Salão Nobre, onde ocorreu o fatídico baile, os acolhidos da SMAS ouviram valsas que embalaram o festão de gala daquele dia e aprenderam que, conforme reza a lenda, Dom Pedro II, ao entrar no prédio e tropeçar, errou na previsão quando disse, em tom de piada, que a monarquia “tropeça, mas não cai”. Houve risadas quando o guia contou essa parte. Por fim, a turma fez fila para ver a “galeota de D. João VI”, uma embarcação movida a remos que era utilizada pela Família Real.
– Uma visita como essa tem grande impacto, não só para os meninos, mas para os educadores sociais que trabalham com eles. É uma oportunidade de aprender sobre História num local onde a história aconteceu. Estamos muito agradecidos à Marinha do Brasil por abrir as portas para a gente – comentou o coordenador do Pontes para o Futuro, Guilherme Nanni.
Sobre o Pontes para o Futuro
Criado em março de 2025, o projeto leva usuários da rede socioassistencial da Prefeitura do Rio a passeios e visitas que promovem aprendizagem, fortalecem a autoestima e buscam dar uma sensação de pertencimento. Até hoje, foram 68 ações, com quase 1.500 participações de acolhidos da rede. Os locais visitados são museus, estádios de futebol, pontos turísticos e lugares de valor histórico e cultural que, na maioria dos casos, seriam inacessíveis a esse público, por conta de sua vulnerabilidade social.
Categoria:
3 de junho de 2026
Marcações: Ilha Fiscal projeto Pontes para o Futuro
Os quatro títulos de Copa do Mundo e as cinco medalhas olímpicas de ouro explicam o porquê de os Estados Unidos terem a seleção feminina de futebol mais vitoriosa [e temida] do planeta. E mesmo assim, é do Brasil que vem a referência delas. A idolatria por Marta Vieira da Silva, maior jogadora da história, transcende fronteiras.
“Marta é uma lenda! Honestamente, estar em campo com ela é surreal. É a jogadora em que muitas de nós se espelharam. Enfrentá-la é um desespero [risos]”, disse a meia Rose Lavelle, em entrevista coletiva no centro de treinamento (CT) do São Paulo, onde a seleção norte-americana se prepara para dois amistosos contra o Brasil – o primeiro neste sábado (6), às 18h30 (horário de Brasília), na Neo Química Arena, na capital paulista.
“Marta é uma lenda! Honestamente, estar em campo com ela é surreal. É a jogadora em que muitas de nós se espelharam. Enfrentá-la é um desespero [risos]”, disse a meia Rose Lavelle em entrevista coletiva em São Paulo – Reprodução / United States Soccer Federation
“[Admiro] A maneira como ela [Marta] encara o jogo, técnica e taticamente, mas também o quanto ela gosta de jogar. Sempre adorei ver jogadoras que têm esse encanto. Ela tem uma mentalidade vencedora e traz muita alegria aos torcedores”, destacou a também meio-campista Lindsay Heaps, capitã dos Estados Unidos.
O histórico dos confrontos entre as seleções no futebol feminino é amplamente favorável às norte-americanas. Em 43 jogos, são apenas quatro triunfos brasileiros. No último compromisso entre as equipes, porém, deu Brasil. O triunfo por 2 a 1 no PayPal Park, em San Jose, na Califórnia, foi o primeiro do time verde e amarelo na casa das rivais. As atacantes Kerolin e Amanda Gutierres balançaram as redes.
“O Brasil é um time de classe mundial, com um grande técnico [Arthur Elias]. Sou grande fã do trabalho dele. A equipe joga com muita responsabilidade e torna muito difícil você ter o controle do jogo. Não importa quem elas enfrentam, estão sempre em alto nível. E nunca desistem. Acho que o Brasil sempre teve um time muito bom, mas que essa geração tem mais jogadoras no alto nível”, avaliou a técnica dos Estados Unidos, Emma Hayes.
A última vez que Marta defendeu a seleção brasileira foi em agosto do ano passado, quando a Amarelinha foi campeã da Copa América, em Quito (Equador) – Lívia Villas Boas/CBF/Direitos Reservados
Presentes em todas as Copas do Mundo femininas desde a edição inaugural, em 1991, as norte-americanas ainda precisam se classificar para a edição de 2027, no Brasil. Para isso, têm de ficar entre as quatro seleções mais bem colocadas do Campeonato da Confederação de Futebol das Américas do Norte, Central e Caribe (Concacaf), que elas mesmas sediarão, entre os dias 27 de novembro e 5 de dezembro.
“Que experiência pode ser melhor do que estarmos aqui para enfrentar o Brasil, na casa delas e onde será a Copa do Mundo? Acho que temos que aproveitar o máximo da experiência. As viagens, os trajetos de ônibus, os treinos e tudo que o país tem a oferecer. Acredito que a atmosfera será incrível”, projetou Heaps.
“O futebol feminino, hoje, é uma indústria multibilionária. Está se tornando um grande negócio. É o esporte que mais cresce no mundo. O investimento no esporte feminino é um investimento inteligente. Espero que [a Copa] traga [ao Brasil] mais investimento nos clubes, maior profissionalização. E o mais importante: que as meninas sigam jogando o máximo de tempo possível. Sei que o Mundial trará um impacto massivel ao país. E estou ansiosa para isso”, destacou Hayes.
Apesar do histórico negativo em decisões contra os Estados Unidos, com derrotas nas finais olímpicas de Atenas (Grécia), Pequim (China) e Paris (França), o Brasil levou a melhor em dois títulos que disputou em casa contra as rivais. Em 2007, as brasileiras conquistaram a medalha de ouro dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro goleando as norte-americanas por 5 a 0 no Maracanã.
Já em 2014, o empate sem gols no Mané Garrincha deu o título do Torneio Internacional de Brasília à seleção canarinho, beneficiada pela melhor campanha ao longo da competição amistosa. Aquele foi, inclusive, o último encontro entre as equipes em solo brasileiro.
Além da partida na Neo Química Arena, Brasil e Estados Unidos se enfrentam na próxima terça-feira (9), às 21h30, na Arena Castelão, em Fortaleza.
Habilitados a oferecer lar provisório a crianças ou adolescentes recebem apoio do Município. Cadastro é simples. Arte: SMAS
A Prefeitura do Rio intensificou a campanha para cadastrar interessados em apoiar o Serviço de Família Acolhedora. A iniciativa, em articulação com o Poder Judiciário, responsável por determinar a medida judicial protetiva do acolhimento, busca aumentar a oferta de lares provisórios a crianças e adolescentes vítimas de violação de direitos (violência, abuso ou negligência) e que foram afastados de suas famílias de origem, por decisão da Justiça.
A inscrição é fácil. A família candidata se cadastra no site da Secretaria Municipal de Assistência Social, no link https://linktr.ee/FACOrj. Há opção de inscrição presencial em uma das Coordenadorias de Assistência Social (CAS) da cidade.
Podem participar casais, solteiros e outros perfis familiares. É preciso ser aprovado na avaliação psicossocial e atender aos critérios de morar no município e ter de 21 a 68 anos, com disponibilidade de tempo e afeto. O Município dá bolsa-auxílio mensal de R$ 1.400 por acolhido. O valor muda para R$ 2.030 se ele for pessoa com deficiência ou necessidades específicas.
O acolhimento familiar é temporário, até que haja adoção por outra família, retorno ao lar de origem ou transição para a vida adulta. No Rio, 19% das crianças e dos adolescentes acolhidos estão em famílias acolhedoras. A campanha quer atrair mais moradores da cidade dispostos a dar um lar a esses jovens.
Categoria:
3 de junho de 2026
Marcações: Bolsa auxílio Coordenadorias de Assistência Social Serviço de Família Acolhedora
A programação da 12ª Semana do Mar e do 15º Festival da Mata Atlântica entra em seus últimos dias reunindo uma série de atividades voltadas à educação ambiental, valorização dos saberes tradicionais e conservação dos ecossistemas terrestres e marinhos de Ubatuba. As ações seguem até o dia 06 de junho com atividades gratuitas distribuídas em diferentes pontos do município.
Ao longo dos próximos dias, moradores, estudantes e visitantes poderão participar de palestras, oficinas educativas, exposições, rodas de conversa, apresentações culturais, vivências em comunidades tradicionais e mutirões de limpeza de praias. A programação aborda temas relacionados à biodiversidade marinha, sustentabilidade, conservação da Mata Atlântica, turismo de base comunitária e proteção dos ecossistemas costeiros.
Entre os destaques da programação estão as atividades realizadas no Quilombo da Caçandoca e no Quilombo da Fazenda, com vivências voltadas ao conhecimento dos manguezais, agroflorestas, culinária tradicional, trilhas interpretativas e rodas de conversa sobre modos de vida e conservação ambiental. Também integram a agenda ações de observação de aves na Baía do Itaguá, visitas monitoradas à Fundação Projeto Tamar e oficinas promovidas pelo Instituto Argonauta.
“A Semana do Mar e o Festival da Mata Atlântica proporcionam uma importante conexão entre a população e os nossos patrimônios naturais. Estamos reunindo pesquisadores, estudantes, instituições ambientais e comunidades tradicionais em uma programação que promove conhecimento, reflexão e conscientização sobre a importância da conservação dos nossos ecossistemas”, destacou o secretário adjunto do Meio Ambiente, Jonatas Miguel.
A programação conta ainda com a participação de pesquisadores do Instituto Oceanográfico da USP e representantes de outras instituições de ensino e pesquisa, ampliando o intercâmbio de conhecimento sobre os ambientes costeiros e marinhos.
O encerramento acontece no sábado, 06, com uma programação especial na Praça da Baleia, no Itaguá. Durante todo o dia serão realizadas oficinas, atividades de educação ambiental, apresentações culturais, ações de limpeza de praia e atividades voltadas ao público visitante. À noite, o Museu da Fundação Projeto Tamar recebe a solenidade de encerramento, com apresentação dos registros do festival e show do artista caiçara Luiz Perequê.
Programação final-15º Festival da Mata Atlântica e 12ª Semana do Mar – 2026
A Prefeitura de Campo Grande, publicou nesta quarta-feira (03), no Diogrande, a conclusão o processo licitatório para execução das obras de pavimentação e drenagem de águas pluviais nos bairros Jardim Jerusalém e Estrela Parque, localizados no Complexo Tiradentes – Etapa A.
Segundo o documento, a empresa Engenotec Construtora LTDA foi habilitada e venceu a concorrência eletrônica 005/2026, com valor total contratado de R$ 5.200.000,00. A contratação foi homologada pela prefeita Adriane Lopes, conforme previsto na Lei Federal n. 14.133/2021, e passa a vigorar a partir da data de assinatura.
“Os moradores da região e lideranças comunitárias têm nos cobrado essas melhorias, e hoje nós damos mais um passo, trazendo obras de infraestrutura e qualidade de vida para quem mora nesses parcelamentos”, comemora a prefeita.
A obra contempla a execução completa de infraestrutura urbana, incluindo pavimentação asfáltica, drenagem de águas pluviais e sinalização das vias dos dois bairros.
A iniciativa integra um conjunto de investimentos estruturantes conduzidos pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep), com o objetivo de ampliar a urbanização e melhorar a mobilidade na região sul da Capital.
Com a chegada da pavimentação e do sistema de drenagem, a intervenção deve reduzir problemas recorrentes de poeira em períodos de estiagem e acúmulo de água durante as chuvas, além de contribuir para a segurança viária e valorização do bairro.
O investimento faz parte do pacote de as de R$ 640 milhões destinados para pavimentação e drenagem em Campo Grande até o ano de 2028.
#ParaTodosVerem: A imagem mostra equipes trabalhando em obras de pavimentação
Com quase 30 anos de atuação em Mato Grosso do Sul, o Cedine (Conselho Estadual dos Direitos do Negro) iniciou uma nova gestão para o biênio 2026-2028, reforçando o compromisso com o diálogo, a participação social e o fortalecimento das políticas públicas de promoção da igualdade racial no Estado.
A cerimônia de posse dos novos conselheiros e conselheiras foi realizada nessa segunda-feira (2), no auditório da Secretaria de Estado da Cidadania, reunindo representantes do poder público, movimentos sociais, universidades e instituições parceiras. O evento também marcou a eleição da nova mesa diretora do Conselho.
Durante a abertura, o subsecretário de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial, Deividson Silva, falou sobre o fortalecimento da participação da sociedade civil no novo processo eleitoral do Conselho. “É uma grande satisfação ver uma sociedade civil tão engajada, com novas representatividades e um processo de inscrições maior do que esperávamos. Isso demonstra o compromisso coletivo com a construção de políticas públicas mais inclusivas e participativas”, afirmou.
Posse dos integrantes do Conselho foi realizada no auditório da SEC, e reuniu tanto representantes governamentais como da sociedade civil. (Foto: Matheus Carvalho/SEC)
Secretário da Cidadania, José Francisco Sarmento, ressaltando papel do Conselho na construção de políticas públicas. (Foto: Matheus Carvalho/SEC)
Secretário de Estado da Cidadania, José Francisco Sarmento, destacou a importância dos conselhos na construção coletiva das políticas públicas e no fortalecimento do diálogo entre governo e sociedade.
“O conselho exerce um papel fundamental de participar, cobrar, apontar caminhos e ajudar na construção das soluções. É por meio desse diálogo que conseguimos avançar na construção de políticas públicas mais efetivas”, disse.
Sarmento também reforçou que a Secretaria de Estado da Cidadania mantém as portas abertas para a participação social e para a construção conjunta de propostas voltadas à redução das desigualdades históricas.
Ex-presidente do Cedine, Pedro Gaeta, relembrou os desafios enfrentados pela gestão anterior e falou sobre a importância da participação social para o avanço das políticas de igualdade racial. “Foi um mandato de muitos desafios, mas também de muito aprendizado e construção coletiva. Transformar a realidade exige dedicação, compromisso e participação social”, pontuou.
Representando a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), a pró-reitora de Cidadania e Sustentabilidade, Vivina Queiroz, reforçou a parceria da instituição com as pautas de promoção da igualdade racial, diversidade e valorização cultural. “A universidade segue à disposição para fortalecer esse trabalho, contribuindo com ações voltadas à inclusão, à diversidade e aos direitos humanos”, falou.
Vivina também pontuou a importância da atuação conjunta entre universidades, movimentos sociais e conselhos de participação. “Esse movimento de valorização da nossa cultura, da nossa gente e das nossas tradições só acontece com o fortalecimento dos movimentos sociais e dos conselhos”, completou.
Promotor de Justiça, Douglas Teixeira colocou o Ministério Público à disposição do Conselho. (Foto: Matheus Carvalho/SEC)
Para o promotor de Justiça Douglas Silva Teixeira, coordenador do Núcleo de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (NUPIER) do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), os conselhos espaços de participação democrática e construção coletiva entre sociedade civil e poder público.
“Muitas vezes, as pessoas enxergam apenas a parte burocrática dos conselhos, mas eles representam participação social, diálogo e construção conjunta entre governo e sociedade. E, mais importante do que existir formalmente é que o conselho consiga, de fato, entregar aquilo a que se propõe, contribuindo efetivamente para o avanço das políticas públicas”, declarou.
Após o ato oficial de posse dos membros, foi realizada a eleição da nova mesa diretora. Neste biênio, a presidência ficará sob responsabilidade das instituições governamentais, sendo eleita por unanimidade a representante da SED (Secretaria de Estado de Educação), Myleide Meneses de Oliveira Machado. A vice-presidência será ocupada por Nelson Eder de Souza, representante do Grupo TEZ (Trabalho Estudos Zumbi).
Ao assumir a presidência do Conselho, Myleide afirmou que a nova gestão terá como prioridade fortalecer a participação das comunidades e ampliar o alcance das políticas públicas de igualdade racial. “O papel de um conselho é sempre dar voz a cada um de nós, sendo peça-chave para a democracia. É aqui que fortalecemos políticas públicas para chegar à população negra, quilombolas, povos de matriz africana e todos os povos que precisam de defesa para a conquista da igualdade racial”, ressaltou.
A presidente explicou que o Conselho representa diferentes segmentos da população negra sul-mato-grossense e seguirá atuando em parceria com a sociedade civil e o poder público. “Representamos mulheres negras, jovens, comunidades quilombolas, ciganas, entre tantas outras, atuando juntos para reduzir o racismo e melhorar o acesso à educação, saúde, trabalho, moradia e justiça”, elencou.
Nova presidente do Cedine é representantes da SED, Myleide Meneses. (Foto: Matheus Carvalho/SEC)
Entre as prioridades da nova gestão estão o fortalecimento dos conselhos municipais de promoção da igualdade racial, a ampliação da participação social e a defesa permanente dos direitos da população negra em Mato Grosso do Sul.
Para o vice-presidente eleito, Nelson Eder de Souza, o compromisso coletivo da nova diretoria é com a construção de políticas públicas. “Quero felicitar todos os companheiros e companheiras que tomaram posse no Conselho e reafirmar nosso compromisso com a construção das políticas públicas para a comunidade negra de Mato Grosso do Sul”, enfatizou.
Criado pela Lei nº 702, de 12 de março de 1987, o Conselho Estadual dos Direitos do Negro é um órgão colegiado de composição paritária entre governo e sociedade civil, voltado à promoção da igualdade racial, ao enfrentamento do racismo e à defesa dos direitos da população negra sul-mato-grossense.
Paula Maciulevicius, da Comunicação da Cidadania Foto de capa: Matheus Carvalho, da Cidadania
Competição será realizada de 4 a 6 de junho na cidade de Curitiba-PR
O Esporte Clube Pinheiros estará representado no Campeonato Brasileiro de Esgrima Paralímpica com Alex Souza. O esgrimista irá competir nas três armas: florete, sabre e espada. A competição, que conta com o apoio do CBCP – Comitê Brasileiro de Clube Paralímpico – será realizada na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, em Curitiba, de 4 a 6 de junho.
Antes da competição nacional, porém, Alex disputou a etapa de Bradenton, nos Estados Unidos, da Copa do Mundo de Esgrima Paralímpica. “Foi uma boa competição nos Estados Unidos. Depois de um tempo fora do Circuito Internacional, não caí em nenhuma Pule, consegui ganhar 50% dos jogos e por isso pode ser considerado um bom resultado”, comentou.
Alex Souza. Foto: Ricardo Bufolin/Pinheiros
Sobre a competição nacional, o esgrimista tem a expectativa de subir no pódio. “Espero ter bons resultados e levar a experiência que eu tive nessa competição nos Estados Unidos e fazer bons combates. Estou preparado”, finalizou o esgrimista.
O governo de Havana rebateu as acusações recentes dos Estados Unidos (EUA) de que os dirigentes da ilha usam as empresas estatais para enriquecer. Em nota, Cuba afirma que o modelo do Grupo de Administração de Empresas (Gaesa) foi construído para enfrentar a guerra econômica movida por Washington contra a ilha.
“Seu objetivo sempre foi reunir empresas com capacidade de gerar divisas e recursos que o Estado necessita para manter e desenvolver as conquistas sociais e contribuir para a promoção de setores e ramos da vida nacional”, diz comunicado publicado nessa terça-feira (2).
Havana cita os serviços prestados pela Gaesa, como a construção de mais de 10 mil residências, além de investimentos em educação infantil, para construir a termelétrica de Holguín, obras hidráulicas e as transposições de água que “beneficiaram milhões de cubanos”, além de servir para “sustentar a economia cubana durante os anos da pandemia de Covid-19”.
“A Gaesa não é uma estrutura opaca, nem paralela ao Estado cubano; pelo contrário, tem sido uma resposta articulada e de comprovada eficácia contra o bloqueio econômico que historicamente tentou sufocar a Revolução Cubana”, diz o comunicado oficial.
Havana condena as acusações dos EUA, que teriam o objetivo de “confundir tanto o nosso povo quanto a opinião pública internacional”. Ainda segundo o governo liderado por Miguel Diaz-Canel, a nova investida contra a Gaesa busca afastar atores estrangeiros que realizam negócios com as empresas do grupo.
“O objetivo deliberado é isolar o país diplomática, comercial, financeira e energeticamente; minar a sustentabilidade da nação; condicionar o diálogo; e considerar opções de agressão militar. Precisam construir e consolidar uma narrativa de descrédito reputacional contra todas as instituições que sustentam o nosso projeto social”, conclui o comunicado.
O governo do presidente Donald Trump tem aumentando a pressão sobre a ilha de quase 11 milhões de habitantes, cortando o acesso ao petróleo e aumentando as sanções contra aqueles que comercializam com Cuba.
Cubanos se reúnem para pegar água em caminhão-pipa em Havana 19/03/2026 REUTERS/Norlys Perez – Reuters/Norlys Perez/Proibida reprodução
No início de maio, após nova Ordem Executiva da Casa Branca, a empresa canadense Sherritt International abandonou as atividades no país caribenho que mantinha por meio de uma joint venture para mineração de níquel em parceria com a Gaesa.
A historiadora cubana Caridade Massón Sena, professora visitante na Universidade Federal de Uberlândia (UFB), avaliou que as acusações dos EUA contra a Gaesa são pretextos para derrubar o governo liderado pelo Partido Comunista.
“Eles usam esse pretexto de que os dirigentes da Gaesa roubam Cuba por meio do turismo porque o turismo é um dos setores que mais dinheiro gera no país. E não apresentaram nunca provas disso”, comentou.
Bloqueio econômico
O bloqueio econômico contra Cuba levou a ilha ficar três meses sem receber uma gota de petróleo. As medidas da Casa Branca têm causado aumento dos apagões, a elevação dos preços de produtos básicos, a redução do transporte público e da oferta da cesta básica alimentar subsidiada pelo Estado. Para moradores de Havana consultados pela Agência Brasil, esse é o pior momento do país.
O fortalecimento das políticas públicas de cidadania em Mato Grosso do Sul ganhou mais um importante capítulo com a inauguração da Casa da Cidadania em Nioaque. O espaço foi estruturado com o suporte da SEC (Secretaria de Estado da Cidadania), por meio da Central de Orientação aos Municípios, iniciativa que apoia gestores municipais na implementação de ações voltadas à promoção de direitos, inclusão social e desenvolvimento local.
A Casa da Cidadania será responsável pela execução de ações com foco nas mulheres, juventude, povos originários e igualdade racial e integra a estrutura da recém-criada SEMDITEC (Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Infraestrutura, Turismo, Cultura e Cidade), representando um importante avanço na promoção da inclusão social, da participação cidadã e do desenvolvimento no município.
Para o Secretário de Estado da Cidadania, José Francisco Sarmento Nogueira, a implantação da Casa da Cidadania em Nioaque reforça a importância da parceria entre Estado e municípios para a construção de políticas públicas mais próximas da população.
“Acredito que as políticas públicas geram mais resultados quando são construídas de forma próxima aos municípios e às pessoas. Cada cidade possui suas características, suas potencialidades e seus desafios, e é papel do Estado atuar como parceiro, oferecendo apoio técnico, orientação e articulação para fortalecer as iniciativas locais. A criação da Casa da Cidadania em Nioaque é um exemplo dessa cooperação, que transforma o diálogo em resultados concretos e fortalece o acesso aos direitos, à inclusão social e às oportunidades para todos”, explica.
A Central de Orientação aos Municípios tem como objetivo fortalecer as políticas públicas de cidadania nos municípios do Estado, oferecendo suporte técnico, articulação institucional e orientação estratégica a gestores públicos municipais, vereadores, conselhos, lideranças comunitárias, organizações da sociedade civil, grupos sociais e cidadãos interessados.
Pode ser acessada através do Portal Único do Governo do Estado através do link: https://www.ms.gov.br/administracao-publica/central-de-orientacao-a-cidadania-e-gestao-publica181, ou através do e-mail: centraldacidadania@sec.ms.gov.br ou pelo telefone (67) 3348-6665.
O município contará também com o apoio estratégico dos dados e indicadores produzidos pelo Observatório da Cidadania, ferramenta que reúne, analisa e sistematiza informações sobre o exercício da cidadania em Mato Grosso do Sul. Essas informações servirão como base técnica para a elaboração de diagnósticos mais precisos, o planejamento de ações e a implementação de políticas públicas mais eficazes e alinhadas às necessidades da população local.
“Um dos grandes diferenciais desta iniciativa é a utilização do Observatório da Cidadania, que nos permitirá acompanhar indicadores, identificar demandas com foco nas reais necessidades da população. E a Casa da Cidadania representa um passo importante na modernização da gestão pública de Nioaque, é necessário criar mecanismos que fortaleçam as pessoas e ampliem sua participação na construção das políticas públicas e nesse contexto, a parceria com a Secretaria de Estado da Cidadania foi fundamental para tornar este projeto realidade, pois compreendeu a importância deste projeto e contribuiu para que Nioaque pudesse dar mais este passo na construção de uma cidade mais inclusiva, participativa e preparada para o futuro”, explica o César Augusto de Castro Santos, secretário da SEMDITEC.
A trajetória de Nalva Atikum é a expressão concreta do que a Casa da Cidadania busca promover o acesso a oportunidades, fortalecimento da autonomia e valorização das pessoas. Empreendedora e liderança indígena do povo Atikum, Nalva Atikum representa como o investimento em cidadania e inclusão pode gerar transformação social e desenvolvimento para as comunidades.
“Eu sou prova de que uma oportunidade pode mudar uma vida. O Empretec Indígena me ajudou a acreditar em mim, a transformar meu sonho em realidade. E hoje, estar aqui na Casa da Cidadania é muito especial. Quero que outras mulheres, outros jovens e outros indígenas encontrem aqui as mesmas oportunidades. Que este espaço seja uma porta aberta para o conhecimento, para os direitos, para o empreendedorismo e para a valorização da nossa cultura”.
Vale ressaltar que o Empretec Indígena e Quilombola é fruto de um convênio celebrado entre a SEC e o Sebrae/MS, com o propósito fortalecer a economia local por meio do empoderamento e da autonomia empreendedora.
Jaqueline Hahn Tente, da Comunicação da Cidadania Foto de capa: Francisco de Deus/PMN
Quem utiliza o transporte coletivo em Campo Grande deve ficar atento às alterações na circulação dos ônibus durante o feriado de Corpus Christi. Para atender a demanda dos passageiros nos dias 4 e 5 de junho, a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) preparou uma operação especial com mudanças nos horários das linhas e monitoramento reforçado nos terminais da cidade.
Na quinta-feira (4), feriado de Corpus Christi, todas as linhas irão operar com os mesmos horários praticados aos sábados. Na prática, isso significa que os ônibus circularão com a programação normalmente utilizada nos fins de semana.
Já na sexta-feira (5), o sistema funcionará em operação especial, com redução da frota em razão da diminuição do fluxo de passageiros esperada para o ponto facultativo. As linhas 244, 322, 418, 419, 422 e 424, que atendem regiões industriais, manterão operação específica para garantir o deslocamento dos trabalhadores que estarão em atividade.
Para atender eventuais aumentos na demanda, quatro veículos ficarão de prontidão nos terminais Guaicurus, Morenão, Bandeirantes, Aero Rancho, Júlio de Castilho, General Osório, Nova Bahia e Hércules Maymone, das 5h às 19h. Dois desses veículos já fazem parte da operação diária e outros dois serão disponibilizados exclusivamente para o período do feriado.
O Consórcio Guaicurus e a Agetran acompanharão a movimentação de passageiros em tempo real e poderão realizar ajustes na operação, com ampliação da oferta de ônibus sempre que houver necessidade.
A orientação é que os usuários programem os deslocamentos com antecedência e consultem os horários das linhas antes de sair de casa.
#ParaTodosVerem: A imagem mostra um ônibus com pintura vermelha, branca e cinza circulando pela cidade.