NOTÍCIAS

Procon Carioca fiscaliza lojas e supermercados e notifica seis estabelecimentos – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – prefeitura.rio

Equipe do Procon Carioca fiscaliza estabelecimento para a Páscoa – Divulgação

Devido ao aumento das vendas de produtos mais comercializados nessa época de Páscoa, o Procon Carioca, órgão vinculado à Secretaria Especial de Cidadania, fiscalizou o comércio nas Zonas Norte e Oeste da cidade. Os agentes notificaram seis estabelecimentos por conta de irregularidades, como falta de alvará de funcionamento, de licenciamento sanitário e ausência de precificação clara, e descartaram 88,598 Kg de produtos impróprios para a venda, como bacalhau, carne bovina, salsicha, ovos, bacon e costelinhas.

A equipe atuou entre os dias 19 e 27 de março, nos supermercados Zona Sul, Mundial e Assai, na Barra da Tijuca; nas lojas Americanas, Cacau Show, Doce Desacato, Kopenhagen e Lindt, no ParkShopping Jacarepaguá, e nas lojas Casa & Vídeo e Americanas e nos supermercados Prezunic e Assai, no Méier. Foram notificados os supermercados Mundial e Assai (Barra), Prezunic e Assai (Méier), além das lojas Casa & Video (Méier) e Americanas (Jacarepaguá).

Diretor executivo do Procon Carioca, Igor Costa ressalta a importância de o consumidor verificar as condições de comercialização dos produtos:

– Conferir se a embalagem não está danificada, atentar para o aspecto dos alimentos, checar o prazo de validade e se o preço por unidade está claramente exposto, inclusive nas promoções estilo leve três e pague um, são fatores importantes na hora da compra.

Confira o resultado das fiscalizações:

Barra da Tijuca (próximo à Olégario Maciel)

– Zona sul: não foram verificadas infrações.

– Mundial: notificado em razão da existência de produtos impróprios para comercialização, bem como expostos com embalagens danificadas. Foram descartados 17,444 Kg de produtos.

– Assai: notificado em razão da existência de produtos impróprios para comercialização, bem como expostos com embalagens danificadas. Foram descartados 36,594 Kg de produtos.

ParkShopping Jacarepaguá

– Cacau Show,Doce Desacato, Kopenhagen e Lindt: não foram verificadas infrações à norma consumerista nas lojas.

– Americanas: notificada em razão da ausência de alvará de funcionamento, bem como ausência de precificação clara e ostensiva sobre o preço unitário de produtos participantes de promoções de “leve 3 por X valor”.

Méier (Rua Dias da Cruz)

– Americanas: não foram verificadas infrações à norma consumerista.

– Assai Atacadista: notificado em razão da existência de produtos impróprios para comercialização, bem como expostos com embalagens danificadas. Foram descartados 11,4 Kg de produtos.

– Casa & Vídeo: notificada por ausência de licenciamento sanitário válido.

– Prezunic: notificado em razão da existência de produtos impróprios para comercialização, bem como expostos com embalagens danificadas. Foram descartados 23,16 Kg de produtos.

Compartilhe

Categoria:

Marcações:

Notícias

Hospital Municipal Barata Ribeiro recebe revitalização completa

28 de março de 2024

Agentes do BRT Seguro prendem homem por vandalismo na Barra da Tijuca

28 de março de 2024

Avenida Brasil terá içamento de passarela em Coelho Neto

28 de março de 2024

Prefeitura do Rio anuncia o inédito Selo Carioca ESG Racial

28 de março de 2024

Prefeitura do Rio lança a plataforma de vendas Compre.Rio para impulsionar a economia solidária na cidade

28 de março de 2024

< Voltar